Voluntárias do Projeto Abrace recebem Moção de Aplauso

por Laiane Carniel publicado 23/08/2021 16h56, última modificação 23/08/2021 16h56
Em primeira votação, aprovado Projeto para criação de cadastro para lista de espera para sobras de doses de vacina contra COVID-19

Em Sessão Ordinária realizada nesta segunda-feira (23), foi aprovado, em primeira votação, o Projeto para criação de cadastro para lista de espera para sobras de doses de vacina contra COVID-19 e, em votação única, foi aprovado o Balancete Financeiro da Câmara Municipal, referente ao mês de junho de 2021. No Grande Expediente, o vereador Januário Koslinski (PSDB) fez uso da palavra e, na Participação dos Convidados, esteve presente Patrícia Monteiro, falando sobre “O dia a dia da pessoa com deficiência visual, bem como, a Semana da Pessoa com Deficiência”, que neste ano está sendo celebrada de 21 a 27 de agosto. Também foi realizada a entrega de Moção de Aplauso para as voluntárias do Projeto Abrace.

Em primeira votação, foi aprovado o Projeto de Lei nº 116, de 2021, de autoria do vereador Claudemir Zanco - Biruba (PL), que dispõe sobre a criação do Cadastro de Lista de Espera de interessados pelas sobras das vacinas de COVID-19, as chamadas "xepas". Pelo Projeto, por meio de Decreto, o Executivo deve estabelecer a forma de cadastro dos interessados e sua disponibilização para que, havendo constatação de sobras de doses de vacina, um profissional de saúde poderá acessar o cadastro e convocar, imediatamente, através de chamada telefônica, o candidato. Ainda, de acordo com o Projeto, “o chamamento só será permitido quando da urgência do vencimento do imunizante ou do não comparecimento daqueles que estavam agendados para a vacinação”.

Em votação única, foi aprovado o Balancete Financeiro da Câmara Municipal, nº 6, de 2021, referente ao mês de junho de 2021.

Participação dos Convidados

Convidada pelo vereador Rafael Celestrin (PSD), esteve presente Patrícia Monteiro, falando sobre “O dia a dia da pessoa com deficiência visual, bem como, a Semana da Pessoa com Deficiência”, que neste ano está sendo celebrada de 21 a 27 de agosto. Patrícia explicou a importância do momento para a realização de ações que promovam a dignidade, o respeito e a inclusão da pessoa com deficiência.

Ela contou um pouco de sua história, onde o acesso aos materiais em Braile para sua formação era escasso. Quando formada, sua luta foi para conseguir um primeiro emprego, onde teve que driblar a falta de conhecimento dos empregadores e, até mesmo, o preconceito de alguns, que achavam que contratar um trabalhador deficiente visual iria prejudicar o andamento das atividades realizadas pela empresa.

Patrícia, que atualmente trabalha como assistente administrativa no Sicoob Integrado, é casada com o vereador Rafael Celestrin (PSD), e é mãe de dois meninos, Arthur, que perdeu totalmente a visão em 2019, aos 7 anos, e Hérick, que perdeu a visão de um dos olhos e enxerga 40% com o outro. Ela ressaltou a importância de não estabelecer limites em virtude da deficiência visual e, principalmente, de manter um diálogo contínuo, explicando as limitações e buscando promover mais acessibilidade no setor público e privado, bem como, nos espaços públicos, como ruas, calçadas, praças, entre outros.

“A inclusão é linda no papel, mas ela precisa ser praticada todos os dias, com respeito e com a busca contínua para melhoria da acessibilidade dos espaços, promovendo qualidade de vida e integração”, reafirmou Patrícia.

Grande Expediente

Falando sobre as “Oportunidades para as Empresas se instalarem em Pato Branco”, o vereador Januário Koslinski (PSDB) usou o Grande Expediente para defender o desenvolvimento de Pato Branco, por meio da criação de um Parque Industrial. De acordo com Januário, “Pato Branco tornou-se notícia por suas virtudes, uma cidade referência pela inovação na política pública, pela ousadia, pela ética na gestão, pela busca de novas soluções e pela geração de emprego e renda”.

Essas ações que, na opinião do vereador, são fundamentais, têm sido prejudicadas pela falta de incentivo, o que tem motivado empresários a buscarem oportunidades em cidades vizinhas. “Precisamos criar um ambiente favorável para que novas empresas possam vir para Pato Branco, gerando empregos, pois a população quer trabalhar para ter vida digna. O que mais tem me deixado triste é saber que muitas empresas/empresários que acreditam em nossa cidade e gostariam de contribuir para o crescimento, expandindo ou instalando novas empresas, não estão tendo a oportunidade e as mesmas tem ido procurar oportunidades de instalação em nossos municípios vizinhos, que tem dado amparo total para as mesmas”, explicou Januário.

De acordo com ele, há um cadastro de solicitação de terrenos que já possui muitas empresas interessadas, “são pequenos e médios empresários que estão na expectativa para que possam expandir seus negócios. Por isso, a aquisição de um novo terreno para a Área Industrial vem ao encontro das políticas de investimentos do Governo Municipal”, afirmou o vereador. “As ações e os investimentos necessários para a melhoria do ambiente de negócios produzem benefícios para toda a sociedade e o Executivo tem papel preponderante no desenvolvimento. Garantir um ambiente de negócios adequado transforma a vida do município”, concluiu Januário.

Moção de Aplauso para voluntárias do Projeto Abrace

De autoria da vereadora Maria Cristina de Oliveira Rodrigues Hamera (PV), foi entregue a Moção de Aplauso nº 7, de 2021, ao grupo de voluntários do Projeto Abrace. O Projeto iniciou suas atividades em 2018, quando um grupo de mulheres resolveu unir o trabalho voluntário ao conhecimento e as habilidades que adquiriram ao longo dos anos, para desenvolver projetos que gerassem uma fonte de recursos exclusiva para distribuição à entidades filantrópicas como: o Lar de Idosos São Vicente de Paulo, Missão SOS Vida, APAC, Hospital do Câncer de Pato Branco, Remanso da Pedreira, entre outros, pois constataram que as instituições pato-branquenses necessitam de apoio da sociedade para manter os atendimentos.

Ao longo dos anos, além das bolachas confeitadas, confeccionadas em datas especiais, como Natal e Páscoa, o grupo também realiza outras atividades. No artesanato, faz-se os polvinhos de crochê, para auxiliar na reabilitação de bebês recém-nascidos e prematuros que precisam de tratamento intensivo, além de mantas, gorros e outros itens utilizando tricô e crochê. No Projeto das costuras, no ano de 2020, as voluntárias confeccionaram mais de 5 mil unidades de máscaras para doação. No projeto Cozinha Saudável, é feita a produção de molhos de tomate tradicional e geleias de frutas feitos com alimentos naturais, sem conservantes e nem corantes. "O molho de tomate do Abrace é o mais famoso de Pato Branco", garantem as voluntárias do Abrace, que se envolvem durante todo o ano nos trabalhos em prol da comunidade pato-branquense.

O valor resultante da comercialização de todos os produtos que o Projeto Abrace produz é destinado às entidades anteriormente mencionadas, em forma de bens, de acordo com as necessidades mais imediatas. Atualmente, o grupo integrante conta em média com 120 voluntárias e voluntários que, de acordo com o projeto, “dedicam seu tempo com amor e carinho, sempre comprometidos com os benefícios oferecidos às instituições de Pato Branco”.

A pauta da sessão, com os projetos completos, bem como, as correspondências, ofícios e projetos, lidos em Plenário, e os requerimentos e indicações apresentados, estão disponíveis em: https://sapl.patobranco.pr.leg.br/sessao/pauta-sessao/2102/