Vereadores utilizam sistema eletrônico durante simulação de sessão plenária
Com a simulação de votação de projetos, os vereadores utilizaram na manhã desta sexta-feira (23), o Painel Eletrônico, que passa a ser usado nas sessões plenárias. A previsão é que o sistema entre em operação no mês de setembro. As novas ferramentas tecnológicas estão no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (Sapl), o sistema automatiza o processo desde a inserção no sistema do projeto de lei até a sua aprovação e sanção.
Transparência
O presidente do Legislativo, vereador Vilmar Maccari (PDT), explicou que, o sistema vai amplificar o processo de transparência, vai gerar redução de custos, pois deixará de utilizar papel e se integrar as ações de preservação do meio ambiente, é uma política ecologicamente correta, sustentável. “ Estamos acompanhando a evolução tecnológica de Pato Branco”, ressalta Maccari, que registra a importância do sistema, como a transparência, a economicidade, a redução burocrática, e a agilidade nos trabalhos.
Sistema sem custo
A implantação os sistema eletrônico é gerenciado por um software livre, Todo o sistema é do Congresso Nacional, que coloca à disposição das câmaras municipais, e sem nenhum custo. O Legislativo somente adquiriu uma televisão de alta resolução e os notebooks. As ferramentas asseguram transparência dos trabalhos, justamente porque foi instalado uma televisão no plenário, o equipamento mostra informações, por exemplo, a presença, as matérias em votação e os votos dos vereadores. Todas as informações do processo de votação estarão disponíveis nos links relacionados às sessões.
O uso da tecnologia traz muitos benefícios para a gestão pública. As vantagens iniciam na padronização de processos, desmaterialização do papel, redução de custos e aumento da produtividade.