Vereadores entregaram Moções de Aplauso

por Laiane Carniel publicado 18/11/2024 19h10, última modificação 18/11/2024 19h10
Defendi Dondel e Gauer José Polo foram homenageados pelo Legislativo, nesta segunda-feira (18)

O Legislativo aprovou, em Sessão Ordinária realizada nesta segunda-feira (18), dois projetos em primeiras votações e um projeto em segunda votação. Durante a Sessão, também foram entregues Moções de Aplauso para Defendi Dondel e Gauer José Polo. Na Tribuna Livre, o cidadão Osmar Rubens Camargo falou sobre o “18º Encontro da Academia de Letras, Ciências e Artes do Paraná”, que acontecerá no final de semana de 22 a 24 de novembro. Também foram apresentados seis requerimentos.

Primeira votação

Estrada Rural Municipal “Pedro Martinello”

De autoria do vereador Rodrigo Correia (União Brasil), foi aprovado em primeira votação, o Projeto de Lei nº 145, de 2024, denominando de “Pedro Martinello” a estrada rural municipal, localizada na Linha Martinello. O Projeto foi aprovado, juntamente, com a Emenda n° 62 e n° 63, de 2024, aprovadas em votações únicas.

Pelo Projeto, “Pedro Martinello nasceu em 29 de junho de 1894, em Criciúma (SC), filho de Valentim Martinello e Maria Zatta, imigrantes vindos da Itália. Seu Pedro casou-se com dona Maria Peruqui e desta união nasceram nove filhos: Deonizio, Lidia, Severino, Izidoro, Gracioso, Alzemiro, Iracema, José e Lucia. Com sua família, mudou-se para Vila Nova, hoje Pato Branco, e aqui construiu uma vida pautada no trabalho árduo, honestidade, generosidade e muita fé”.

“Embora nunca tenha deixado de manifestar sua fé, Pedro sentia muita falta de frequentar a igreja, pois na época não havia igreja nesta região, foi então que conversou sobre o assunto com seus amigos Pedro Bortot e Pedro Tatto, momento em que decidiram dar os primeiros passos para a construção da primeira igreja de Pato Branco, Igreja São Pedro Apóstolo, que recebeu São Pedro como padroeiro, em homenagem aos três amigos: Pedro Bortot, Pedro Tatto e Pedro Martinello. O homenageado faleceu em 11 de julho de 1971.”

Centro de Convivência da Pessoa Idosa de Pato Branco

De autoria do Executivo, foi aprovado, em primeira votação, o Projeto de Lei nº 116, de 2024, instituindo o Centro de Convivência da Pessoa Idosa de Pato Branco. De acordo com o texto, o Projeto visa apenas a alteração de nomenclatura de um espaço da municipalidade,  “considerando que a unidade mantida pela Secretaria de Assistência Social, denominada e conhecida por “Centro-Dia”, é na verdade um Centro de Convivência, faz-se necessário alterar a Lei nº 1.833, de 16 de junho de 1999, a fim de corrigir a nomenclatura dada para a referida unidade. Os presentes ajustes se fazem necessários, pois a nomenclatura errada da unidade pode prejudicar até mesmo a obtenção de recursos das demais esferas de governo, bem como, causar confusão na comunidade, já que as atividades desempenhadas no Centro de Convivência não se confundem com as desempenhadas em um Centro-Dia”.

Segunda votação

Medalha de Honra ao Mérito Pato-branquense

De autoria do vereador Januário Koslinski (PL), foi aprovado em segunda votação, o Projeto de Decreto Legislativo nº 22, de 2024, concedendo Medalha de Honra ao Mérito Pato-branquense para o deputado federal Fernando Lúcio Giacobo. De acordo com a justificativa do Projeto, que destaca a “dedicação e responsabilidade social” do deputado federal, o vereador proponente afirma que, “dentre as contribuições, importa destacar o engajamento comunitário, no qual demonstra um comprometimento excepcional para com a comunidade pato-branquense; e o estímulo ao crescimento econômico da região, trazendo investimentos, geração de empregos e fortalecimento da economia local”.

“Fernando Lúcio Giacobo nasceu em 17 de dezembro de 1970, em Pato Branco (PR), é filho de Irineu Giacobo e Joecy Giacobo e tem dois irmãos, Glauber e Alana. Começou a trabalhar na área comercial, destacando-se como jovem empreendedor, atuando no ramo de móveis e eletrodomésticos e, posteriormente, no ramo automotivo. Em 2002, foi eleito deputado federal pelo Partido Popular Socialista (PPS), com mais de 52 mil votos.”

“Após quatro anos de trabalho, quase dobrou a votação, sendo reeleito, em 2006, pelo Partido Liberal (PL), com 92.868 votos, e garantiu a representação do povo paranaense, até fevereiro de 2011. Em 2010, com a migração do PL para o Partido da República (PR), Giacobo colocou seu nome entre as principais lideranças políticas do estado, reeleito com 120 mil votos. Em 2014, em 2018 e em 2020, foi reeleito, se fortalecendo ainda mais como liderança política de grande destaque no parlamento federal. Atualmente, em seu sexto mandato, continua sua luta em prol de melhorias para o povo que representa e o elegeu.”

Moção de Aplauso para Defendi Dondel

De autoria do vereador Joecir Bernardi (PSD), foi entregue a Moção de Aplauso nº 9, de 2024, ao empresário Defendi Dondel, pelos serviços prestados à comunidade, ao longo de seus 92 anos de vida.

Nascido em 15 de maio de 1932, Defendi Dondel é natural de Capinzal (SC), filho de Angelina Parizoto Dondel e Antonio Dondel. Aos 16 anos, começou a trabalhar no comércio e no transporte de porcos. Após treze anos, mudou-se para Bom Sucesso do Sul, para trabalhar em um armazém. Ainda em Bom Sucesso, em 1969, que, na época era distrito de Pato Branco, foi juiz de paz e, também, professor, lecionando para turmas de 1° ao 4° ano, onde haviam 63 alunos.

No ano de 1961, Defendi casou-se com Adilis Reck Dondel, com quem teve dois filhos, Denise Dondel e Divanzir Antonio Dondel (Deva). Também tem duas netas, Marina Dondel Dambros e Joana Dondel. Após mudar-se para Pato Branco, trabalhou no armazém de Olindo Slonski e na Relojoaria Fátima. Em 11 de outubro de 1991, Defendi abriu seu próprio comércio, a Defendi Calçados. De acordo com o Projeto, “a loja Defendi Calçados é uma loja familiar, muito conhecida em nossa cidade, principalmente, por seu bom atendimento, que sempre tenta agradar a todos, clientes e amigos, com um sorriso no rosto e muita animação, deixando-os sempre bem a vontade, conversando e contando histórias em italiano e fazendo piadas. Por ser um homem de muita fé, sempre disposto a ajudar o próximo, esteve muito presente em projetos sociais, principalmente, aos voltados à Igreja Católica, participando direta ou indiretamente no desenvolvimento de nossa comunidade como um todo”.

 

Moção de Aplauso para Gauer José Polo

De autoria do vereador Rodrigo Correia (União Brasil), foi entregue a Moção de Aplauso nº 34, de 2024, a Gauer José Polo, pelos relevantes serviços prestados junto ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

“Gauer José Polo nasceu em 11 de dezembro de 1972, em Pato Branco (PR), filho de Etelvino e Maria Polo. Desde jovem, trabalhou com seu pai na marcenaria, onde aprendeu importantes valores como humildade e caráter. Aos 18 anos, serviu no Exército Brasileiro como soldado motorista. Casou-se com Melisse Polo, em 1988, e juntos tiveram a filha Laura. Trabalhou nas empresas Viação Pato Branco e Unesul Transportes, quando se formou em Logística.”

“Em 2016, ingressou no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), onde atuou até 2024. Durante esse tempo, aprendeu a valorizar a vida e a segurança, além disso, foi instrutor de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) por cinco anos, ensinando profissionais da saúde em 42 municípios. Gauer encerrou seu ciclo no SAMU com muito orgulho e sentimento de dever cumprido, ao mesmo tempo, sente muita saudade de prestar o grandioso e magnífico serviço essencial à comunidade.”

 

Tribuna Livre

No espaço da Tribuna Livre, o cidadão Osmar Rubens Camargo falou sobre o “18º Encontro da Academia de Letras, Ciências e Artes do Paraná”, que acontecerá no final de semana de 22 a 24 de novembro.

A pauta da sessão - com os projetos completos, bem como, as correspondências, ofícios e projetos, lidos em Plenário, e os requerimentos e indicações apresentados - está disponível em: https://sapl.patobranco.pr.leg.br/sessao/pauta-sessao/2444/