Vereadores entregam Moções de Aplauso

por Laiane Carniel publicado 08/12/2020 17h39, última modificação 08/12/2020 17h39
Também foram aprovados oito projetos em primeira votação e três projetos em segunda votação

O Legislativo realizou, nesta segunda-feira (07), a entrega de quatro Moções de Aplauso: para a Professora Ivaneta Eugenia Ganbetta Monteiro; ao 3° Batalhão de Polícia Militar; aos Policiais Militares da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (ROCAM); e ao Grupo de Escoteiros Coroados. A sessão também contou com a aprovação de oito projetos em primeira votação e três projetos em segunda votação.

Professora Ivaneta Eugenia Ganbetta Monteiro

A Moção de Aplauso nº 28, de 2020, de autoria do presidente da Câmara de Vereadores, Moacir Gregolin, foi entregue à professora Ivaneta Eugenia Ganbetta Monteiro. Ivaneta iniciou sua carreira de profissional docente na Prefeitura de Pato Branco, em 18 de março de 1991, pela Consabes e trabalhou na Escola Municipal Rural São Dimas, na Comunidade de Independência. Em 2 de julho de 1992, passou no concurso municipal, passando a atuar, nos anos seguintes, nas escolas, São Dimas, Plácido Machado, Creche Planalto, Sede Dom Carlos e, a partir de 1998, ficou trabalhando somente na escola Bairro Planalto, onde teve seu destaque como Professora Alfabetizadora.

Em 2012, foi convidada pela secretária Municipal de Educação para ser coordenadora da Escola Municipal Bairro Planalto. Em janeiro de 2017, assumiu a Direção da Escola Municipal Bairro Planalto, até junho 2020, quando se aposentou. Na sua trajetória profissional, de acordo com o Projeto, “é possível dizer que 24 anos, 5 meses e 3 dias foram dedicados à comunidade escolar do bairro Planalto. Sempre dedicando o melhor de si em prol da aprendizagem dos alunos, para que objetivos fossem atingidos e deixando na escola muitas conquistas e realizações”.

3° Batalhão de Polícia Militar

De autoria dos vereadores Carlinho Antonio Polazzo (DEM) e Rodrigo José Correia (Podemos), foi entregue a Moção de Aplauso n° 22, de 2020, para o 3° Batalhão de Polícia Militar (3° BPM), pelos 62 anos de criação em nosso município. O 3° Batalhão de Polícia Militar, foi instituído pelo Decreto Estadual nº 3.277, de 18 de julho de 1958, o qual determinou o município de Pato Branco como sede do mesmo.

Sob o comando do Major Vicente Carvalho Júnior, o 3º BPM completou, em 2020, 62 anos, como uma das unidades mais antigas da Polícia Militar do Paraná, acompanhando o desenvolvimento do Sudoeste do Estado ao longo dos anos. O 3º BPM desenvolve as suas atividades tendo como base o lema: "Sua proteção é o nosso compromisso", sendo responsável por 16 municípios, sendo que as suas Companhias estão estrategicamente localizadas em Pato Branco, Palmas e Coronel Vivida. A população atendida pelo 3º BPM é de, aproximadamente, 274 mil habitantes.

O efetivo de que dispõe para a realização da sua missão é composto por Policiais Militares, que realizam policiamento nas áreas urbana e rural, fiscalização de trânsito, aplicação de cães farejadores, com presença em eventos e operações; equipes ROTAM, com treinamento especializado; policiais da equipe CANIL, com especialização internacional; e agência local de inteligência, atuando principalmente no combate ao crime organizado e ao tráfico de drogas.

Policiais Militares da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (ROCAM)

Foi entregue a Moção de Aplauso nº 12, de 2020, de autoria do vereador Rodrigo José Correia (Podemos), para os Policiais Militares da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (ROCAM), do 3º Batalhão de Polícia Militar do Paraná, 1º Sargento QPMG1 José Luiz Dutra, Soldado QPMG1 Matheus Silveira de Mello, Soldado QPMG1 Jean Pierre Ponsoni, Soldado QPMG1 Leonildo Pereira, Soldado QPMG1 Osório Pereira, Soldado QPMG1 Vinícius Gabriel da Silva Bagatini, Soldado QPMG1 Douglas Willy Dallemolle, Soldado QPMG1 Orlei Figueiredo Caldas Junior.

A ROCAM, Ronda Ostensiva Com o Apoio de Motocicletas, surgiu na década de 80 no Brasil, mais precisamente na Policia Militar de São Paulo. A ROCAM foi implantada oficialmente no 3º Batalhão de Policia Militar do Paraná pela iniciativa de praças e oficiais, em junho de 2018, na sede da 1 º Companhia, em Pato Branco. Tendo como uma de suas características ser um grupo especializado. O operador de ROCAM utiliza equipamentos próprios e específicos ao serviço, bem como, o policial deve ter conhecimento de técnicas de pilotagem, pois além da condução em si, é necessário uso de técnicas diferenciadas de manuseio de armamento, tendo em vista ainda que a modalidade torna possível uma dupla de Policiais na mesma moto, utilizando técnicas variadas.

Atualmente a ROCAM conta com oito policiais motociclistas, com seis motocicletas mistas para as demandas variadas e uma viatura auto para os dias em que as intempéries climáticas tornam o serviço com motocicleta inviável.

Grupo de Escoteiros Coroados

De autoria da vereadora Marines Boff Gerhardt (PSDB), foi entregue a Moção de Aplauso nº 29, de 2020, para o Grupo de Escoteiros Coroados, pelos 60 anos de existência, dedicando-se à juventude, orientando-a e instruindo-a em valores morais e éticos. Ao longo desses anos de história, o Grupo Escoteiro Coroados contribuiu na formação de muitas pessoas, que seguiram suas vidas, tornando-se grandes profissionais nas mais diversas áreas. O Grupo sempre se orgulhou de ser pato-branquense e, Pato Branco, por sua vez, deve se orgulhar de ser o lar de um dos mais importantes e antigos grupos escoteiros do Paraná.

Também, embora o escotismo seja um movimento de jovens, sua persistência e existência dependeu, desde o início, do esforço de voluntários adultos, que doaram muito de seu tempo para educar nossas crianças. Por isso, nossos chefes também são dignos de homenagens.

A pauta completa da sessão está disponível em: https://sapl.patobranco.pr.leg.br/sessao/pauta-sessao/2031.