Vereadores entregam Moção de Aplauso para o empresário Diego Busatto

por Laiane Carniel publicado 07/10/2021 10h01, última modificação 07/10/2021 10h01
Em primeira votação, aprovada adoção oficial do título de “Capital Tecnológica e Inovadora do Estado do Paraná”

Em Sessão Ordinária realizada nesta quarta-feira (6), o Legislativo entregou a Moção de Aplauso ao empresário Diego Busatto. Em primeira votação, os vereadores aprovaram três projetos, sendo um de autoria dos vereadores Eduardo Dala Costa (MDB), Januário Koslinski (PSDB), Marcos Marini (Podemos), Maria Cristina de Oliveira Rodrigues Hamera (PV) e Romulo Faggion (PSL), e dois de autoria do Executivo. Em votação única, foi aprovado o Balancete Financeiro da Câmara Municipal, referente ao mês de agosto. Na Participação dos Convidados, esteve presente a presidente do Grupo Gama, Cleuza Alves Chiochetta.

Aprovado, em primeira votação, o Projeto de Lei nº 79, de 2021, de autoria dos vereadores Eduardo Dala Costa (MDB), Januário Koslinski (PSDB), Marcos Marini (Podemos), Maria Cristina de Oliveira Rodrigues Hamera (PV) e Romulo Faggion (PSL), institucionalizando, no âmbito do Município de Pato Branco, a adoção oficial do título de “Capital Tecnológica e Inovadora do Estado do Paraná”.

De acordo com o Projeto, “o Município de Pato Branco foi agraciado com a Lei nº 20.363, de 27 de outubro de 2020, - de autoria do deputado estadual Luiz Fernando Guerra - com o “Título de Capital Tecnológica e Inovadora do Estado do Paraná”. O objetivo desta Lei é comemorar esse título durante a Semana Estadual da Tecnologia e Inovação, celebrada, anualmente, entre os dias 16 a 22 de outubro e durante a realização de cada edição da Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco – Inventum, instituindo assim, essa semana no Calendário Oficial de Eventos do Município de Pato Branco”.

De autoria do Executivo, foi aprovado em primeira votação, o Projeto de Lei nº 143, de 2021, autorizando a abertura de crédito especial, no valor de R$ 600 mil. De acordo com o Projeto, “os recursos são provenientes de superávit financeiro de exercício anterior, decorrentes do saldo remanescente da Operação de Credito, realizada com o Banco do Brasil, no valor total de R$ 20 milhões, que tem como objetivo investimentos em asfalto e reforma do Parque de Exposição”.

Ainda em primeira votação e de autoria do Executivo, foi aprovado o Projeto de Lei nº 119, de 2021, instituindo o Regime de Previdência Complementar, no âmbito do Município de Pato Branco, fixando o limite máximo para a concessão de aposentadorias e pensões pelo regime de previdência e autorizando a adesão a plano de benefícios de previdência complementar.

Em votação única, foi aprovado o Balancete Financeiro da Câmara Municipal nº 8, de 2021, referente ao mês de agosto de 2021.

Participação dos Convidados

Convidada pela vereadora e Procuradora da Mulher, Maria Cristina de Oliveira Rodrigues Hamera (PV) e pelo vereador Dirceu Boaretto (Podemos), na Participação dos Convidados, esteve a presidente do Grupo Gama, Cleuza Alves Chiochetta, falando sobre “O movimento “Outubro Rosa” realizado pela instituição, em nosso Município”.

A presidente apresentou as ações realizadas pelo Gama, entre elas, hospedagem, refeições, transporte, visitas em domicílio, atendimento em psicologia, fisioterapia e Laserterapia, além do banco de perucas e a oferta de prótese mamária externa. “As atividades que desenvolvemos, juntamente, com a Casa de Apoio são de fundamental importância para as pessoas que estão em tratamento do câncer, pois oferecemos atendimentos que melhoram a qualidade de vida dos pacientes e, acima de tudo, promovemos o acolhimento deles e de suas famílias, com ações que reforçam laços de união, esperança e motivação”, explicou Cleuza.

Em sua fala, ela também reforçou a importância da realização de exames periódicos, relembrando que, apesar do Outubro Rosa ser uma referência ao cuidado da saúde das mulheres, principalmente, com relação ao câncer de mama, os homens também devem estar atentos.

Moção de Aplauso para o empresário Diego Busatto

De autoria do vereador Romulo Faggion (PSL), foi entregue a Moção de Aplauso nº 16, de 2021, para o empresário Diego Busatto, fundador, diretor-comercial e marketing da empresa Emiteli Indústria Eletrônica S/A de Pato Branco, sediada no Parque Tecnológico do Município de Pato Branco. A Emiteli é considerada uma das maiores fabricantes nacionais de componentes de respiradores pulmonares, para atendimento aos pacientes acometidos pela COVID-19, além de bombas de infusão, desfibriladores, dentre outros produtos, 100% fabricados na Capital Tecnológica e Inovadora do Estado do Paraná.

De acordo com a Moção, Diego fundou a Emiteli em 2011 e, em 2017, iniciou suas atividades em Pato Branco, junto ao Parque Tecnológico. A empresa é referência no segmento de montagem de placas eletrônicas, oferecendo soluções completas e englobando toda a cadeia de fornecimento. Em virtude da COVID-19, os equipamentos produzidos pela Emiteli foram destinados integralmente para o Ministério da Saúde e, posteriormente, repassados pelo órgão federal para atendimento de demandas regionalizadas por todo o país, sendo presença recorrente nos CTls e nas UTls dos grandes hospitais públicos e privados, salvando vidas diariamente, demonstrando sua importância e agilidade, principalmente, nestes tempos adversos que provocaram o estado de emergência e calamidade pública.

Atuando em conjunto com a Escola, Universidade, Município e Empresa, a Emiteli conta, atualmente, com mais de 80 colaboradores, com infraestrutura física distribuída em duas unidades de barracões e com intenção de expansão que possibilitará, ainda em 2021, a ampliação de 20 vagas em seu quadro de funcionários.

  

A pauta da sessão, com os projetos completos, bem como, as correspondências, ofícios e projetos lidos em Plenário, e os requerimentos e indicações apresentados, estão disponíveis em: https://sapl.patobranco.pr.leg.br/sessao/pauta-sessao/2114/