Vereadores entregam Moção de Aplauso para Dr. Udenir Sgarbi

por Laiane Carniel publicado 21/02/2020 15h24, última modificação 21/02/2020 15h24
Homenagem foi realizada como um reconhecimento pelos anos de dedicação e atuação na área jurídica, como juiz de direito no Juizado Especial da Comarca de Pato Branco

Em cerimônia realizada nesta quinta-feira (20), os vereadores da Câmara Municipal de Pato Branco entregaram Moção de Aplauso para Dr. Udenir Sgarbi, em reconhecimento pelos anos de dedicação e atuação na área jurídica, como juiz de direito no Juizado Especial da Comarca de Pato Branco, onde atuou nos últimos 18 anos, de 11 de dezembro de 2001 até sua aposentadoria, em 3 de fevereiro de 2020. A homenagem, proposta pelos vereadores Carlinho Antonio Polazzo (Pros), Claudemir Zanco (PDT) e Rodrigo José Correia (PSC) e subscrita pelos demais, contou com a presença de autoridades, colegas de trabalho, família e a imprensa.

O presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Moacir Gregolin (MDB), enalteceu a trajetória do homenageado. “É louvável um menino, há 50 anos e oriundo de uma pequena cidade do interior do Paraná, ter trilhado seu caminho até assumir o posto de juiz. Imagino que no início de sua história, tenha observado seus superiores e vivenciado situações que não aprovava e pensando que, quando estivesse na mesma posição, agiria de maneira diferente. Agora está aqui, com um resultado de excelência, recebendo essa merecida homenagem”, disse Gregolin.

Para Carlinho Polazzo o Poder Legislativo tem, dentre as suas atribuições constitucionais, uma muito nobre que é o fato de representar a sociedade e, com isso, poder homenagear quem faz a diferença. “A Moção entregue nesta noite é um agradecimento de cada pato-branquense que conheceu a pessoa e o trabalho do Dr. Udenir. Sabemos como é árdua a missão de pacificar uma sociedade, buscando a justiça, intermediando e mediando conflitos, por isso entregamos esse reconhecimento a ele, que desempenhou sua profissão com maestria”, ressaltou Polazzo.

Claudemir Zanco, evidenciou que o julgamento dos atos alheios é algo muito difícil. “O juiz não é aquele que, meramente, aplica a lei, mas sim, cabe a ele interpretá-la, conforme seu conhecimento e sua consciência, respeitando a Constituição Federal e assegurando a igualdade e a efetividade de direitos para os cidadãos. Por isso, Dr. Udenir é um exemplo de homem, iniciou seu caminho humildemente, como estagiário, e conquistou a função de juiz, com mérito, e a sociedade foi beneficiada com seu trabalho, que foi sempre executado com serenidade, competência, altivez, firmeza, companheirismo e exemplo de profissionalismo”, afirmou Claudemir.

O vereador Rodrigo José Correia disse que os anos vividos na profissão oportunizaram que ele fizesse parte da vida de muitas pessoas, solucionando e pacificando os conflitos. “Homenagear Dr. Udenir é uma grande honra, pois a contribuição dele é inegável, sua trajetória foi feita com dedicação, empenho e amor pela ciência jurídica. Lutou, incansavelmente, pelo cumprimento da justiça e a preservação dos direitos, deixando, de legado, uma conduta sem máculas”, afirmou Rodrigo.

Dr. Udenir contou que se sente feliz e com sentimento de dever cumprido, pois sempre primou por atender todas as pessoas com atenção e, acima de tudo, sempre decidiu com imparcialidade todas as demandas. “É uma honra muito grande completar meio século de trajetória, sendo ela de conhecimento popular e reconhecida com essa homenagem. Certamente, durante a nossa jornada temos encantos e desencantos, por isso, sei que vezes fui compreendido e outras vezes incompreendido, mas sempre continue firme no propósito de bem cumprir o dever de julgar e de fazer justiça. E, assim, diante de inúmeras manifestações de consideração, respeito e reconhecimento pelos trabalhos por mim prestados ao Poder Judiciário do Estado do Paraná, agradeço a todos os presentes e a todas as pessoas que de alguma forma se manifestaram sobre a minha vida profissional como juiz de direito”, concluiu Dr. Udenir.

Além da Moção de Aplauso, entregue pela Câmara de Vereadores de Pato Branco, na ocasião, Dr. Udenir também recebeu a Menção Honrosa, de proposição do deputado Estadual Luiz Fernando Guerra Filho, concedida pela Assembleia Legislativa do Paraná.

Biografia

Natural de Clevelândia (PR), Udenir Sgarbi cursou Direito na cidade de Bragança Paulista (SP), atuou como auxiliar no Cartório Criminal, como escrivão criminal, antes de prestar concurso para a Magistratura. Atuou quase 50 anos na área jurídica, sendo 30 anos como juiz e, destes, 18 anos atuando em Pato Branco, optando pela aposentadoria, aos 68 anos de idade, em 3 de fevereiro de 2020.

Dr. Udenir testemunhou inúmeras transformações, tanto na legislação como na tecnologia empregada pelo Poder Judiciário. Pois, de acordo com ele, houve momentos em sua carreira que registrou audiência de forma manuscrita, pois havia apenas uma máquina de escrever disponível ao trabalho, geralmente, utilizada para expedientes especiais.

 

Enfatizou que o desenvolvimento tecnológico teve grande importância para o amadurecimento do Poder Judiciário e a democratização do acesso à justiça, pois, no passado, havia apenas máquinas de escrever, carimbos e os processos eram físicos, logo, o andamento das demandas eram mais demoradas.

Além do desenvolvimento da tecnologia, houve melhorias nas condições de trabalho, momento que novos colaboradores, assessores e estagiários, iniciaram as suas atividades, contribuindo, significativamente, para a realização das tarefas diárias, consequentemente, o espaço físico também recebeu melhorias, proporcionando um local adequado de trabalhos aos colaboradores e a todos que buscavam atendimento.

Dr. Udenir relata, ainda, que a demanda judicial aumentou significativamente nos últimos anos, sendo que, em determinando momento de sua carreira, que atuava em um município do Paraná, os processos protocolados, mensalmente, oscilavam entre 12 e 15 por mês e que, atualmente, a demanda fica em, aproximadamente, 400 autuações por mês. Com tamanho aumento das demandas, ele afirma que o Judiciário deve seguir esse processo de estruturação e aperfeiçoamento técnico e tecnológico, pois as demandas continuarão crescendo.