Vereadores aprovam reposição salarial dos servidores públicos municipais

por Laiane Carniel publicado 29/03/2023 18h17, última modificação 29/03/2023 18h17
Em votações únicas, aprovada Moção de Aplauso para Laudi Carlos Vedana e o Prêmio Mulher Destaque para Ornella Bertuol

            

Os vereadores aprovaram, em Sessão Ordinária realizada nesta quarta-feira (29), dois projetos em primeira votação, concedendo a reposição salarial dos servidores públicos municipais da Prefeitura de Pato Branco e da Câmara Municipal de Vereadores. Em votações únicas, aprovada Moção de Aplauso para Laudi Carlos Vedana e o Prêmio Mulher Destaque para Ornella Bertuol. Também houve a aprovação de um projeto em segunda votação e apresentação de 12 indicações e 22 requerimentos.

Reposição salarial

Em primeira votação, foi aprovado o Projeto de Lei nº 29, de 2023, de autoria do Executivo, juntamente, com a Emenda nº 11, de 2023, concedendo a reposição anual de vencimentos aos servidores e empregados públicos municipais da Prefeitura de Pato Branco, agentes políticos e membros do Conselho Tutelar. Também em primeira votação, aprovado o Projeto de Lei nº 24, de 2023, de autoria da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores - presidente Thania Caminski (PP), vice-presidente Eduardo Dala Costa (MDB), primeiro-secretário Romulo Faggion (União) e segunda-secretária Maria Cristina Hamera (PV) - concedendo a reposição salarial aos servidores públicos do Poder Legislativo Municipal. Ambos seguem a porcentagem de 5,47%, de acordo com a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), acumulada no período anual compreendido de março de 2022 à fevereiro de 2023.

Moção de Aplauso

De autoria do vereador Dirceu Boaretto (Podemos), foi aprovada a Moção de Aplauso nº 11, de 2023, a ser entregue ao jornalista e professor Laudi Carlos Vedana, pelos seus 60 anos de atuação em rádio e 30 anos como professor do ensino médio e superior, em Pato Branco.

De acordo com o Projeto, “Laudi nasceu em 26 de agosto de 1942, em Vila Maria (RS), é casado com Lires Guzela Vedana e tem dois filhos, Laudiane e Laur. É formado Letras, Filosofia e Jornalismo. Seu primeiro emprego foi na Rádio Alvorada, de Marau (RS), onde exerceu atividade de 1963 até dezembro de 1966. Em janeiro de 1967, a convite de Frei Policarpo, veio a Pato Branco, onde trabalhou por 15 anos na Rádio Celinauta, como noticiarista, repórter, comentarista esportivo e, ainda, exerceu trabalho como assessor de imprensa da Prefeitura Municipal”.

Em 1978, passou a pleitear junto ao Ministério das Comunicações mais uma emissora de rádio para Pato Branco, o que se confirmou cinco anos depois, como Rádio Itapuã, onde permaneceu como diretor até 1986, quando vendeu sua parte e adquiriu a Rádio Elite FM. Está há 37 anos na Elite FM, completando seus 60 anos de atuação em rádio, sempre introduzindo inovações técnicas e aumento de potência. “Laudi tem no seu trabalho sempre a preocupação voltada para os interesses sociais, culturais e econômicos de Pato Branco e região, sem nunca ter provocado reações negativas. Paralelo ao trabalho em rádio, Laudi exerceu também a profissão de professor estadual nos colégios de ensino médio de Pato Branco por 30 anos, ainda foi professor de Português, na primeira faculdade de Pato Branco, a Fundação de Ensino Superior de Pato Branco (Funesp), atual UTFPR”, informou o Projeto.

“Acompanhou, como jornalista, 14 administrações municipais, tempo esse em que a cidade de Pato Branco se desenvolveu, tornando-se a principal cidade do Sudoeste do Paraná. Laudi Vedana muito contribuiu pela educação e pela comunicação de Pato Branco. Um profissional sério, sempre pautado pela ética e pelo compromisso com a verdade, responsável por levar notícias e informações através do rádio a todos os lares de Pato Branco região, com um trabalho exemplar nos seus 56 anos de pato-branquense”, concluiu o texto da Moção.

Prêmio Mulher Destaque

De autoria da vereadora Maria Cristina Hamera (PV), foi aprovado o Projeto de Decreto Legislativo nº 1, de 2023, concedendo o “Prêmio Mulher Destaque” para Ornella Bertuol, atual reitora do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP).

O Prêmio Mulher Destaque tem a atribuição de homenagear mulheres que tenham se destacado profissionalmente ou prestado relevantes trabalhos na área social, como objetivo de valorizar a mulher no contexto da cidadania. Sendo esta uma forma de reconhecimento público pelo trabalho e pela dedicação dispensados à nossa cidade e sociedade de modo geral.

De acordo com o Projeto, “a homenageada, Ornella Bertuol, é uma mulher à frente do seu tempo e escolheu para sua vida profissional a carreira do magistério, tendo a educação como sua missão de vida. Ingressou, como docente do curso de Administração Rural, na então Faculdade de Pato Branco (FADEP) e, ao longo dos 20 anos de atuação na Instituição exerceu, além da docência, funções como coordenadora adjunta do Curso, coordenadora de Estágios, coordenadora do Núcleo de Avaliação Institucional - que se transformaria em Comissão Própria de Avaliação, coordenadora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e diretora Acadêmica, tendo participado, ativamente, das inúmeras conquistas institucionais ao longo desse período”.

Ainda pelo Projeto, “atualmente é a reitora da Instituição, que passou a ser chamada de UNIDEP. Conciliar a jornada de trabalho com a vida pessoal e familiar é um desafio constante, que a homenageada tem como principal meta, especialmente por considerar que a prática da profissão, com amor e dedicação total, possibilita ascender ao sucesso e ao reconhecimento profissional”.

Segunda votação

De autoria da Mesa Diretora - presidente Thania Caminski (PP), vice-presidente Eduardo Dala Costa (MDB), primeiro-secretário Romulo Faggion (União) e segunda-secretária Maria Cristina Hamera (PV) - foi aprovado, em segunda votação, o Projeto de Lei nº 11, de 2023, alterando dispositivo da Lei nº 5.060, de 8 de dezembro de 2017, que dispõe sobre a estrutura organizacional, administrativa e de pessoal da Câmara Municipal de Pato Branco, a fim de possibilitar a contratação de assessor em caso de licença do titular.

A pauta da sessão - com os projetos completos, bem como, as correspondências, ofícios e projetos, lidos em Plenário, e os requerimentos e indicações apresentados - está disponível em: https://sapl.patobranco.pr.leg.br/sessao/pauta-sessao/2264/