Vereadores aprovam doação de terreno para construção do Colégio Militar de Pato Branco

por Laiane Carniel publicado 30/10/2024 17h15, última modificação 01/11/2024 18h08
Entregue Moção de Aplauso para Zeferino José Mazorana, empresário do ramo imobiliário

Nesta quarta-feira (30), em Sessão Ordinária, foram aprovados uma Moção de Aplauso, em votação única, três projetos em primeiras votações e dois projetos em segundas votações. Durante a Sessão, também foi realizada entrega de Moção de Aplauso para Zeferino José Mazorana, empresário do ramo imobiliário. Ainda, foram apresentados 13 requerimentos e uma indicação.

Votação única

Moção de Aplauso

De autoria dos vereadores Claudemir Zanco (PL), Eduardo Dala Costa (Republicanos) e Rodrigo Correia (União Brasil), foi aprovada em votação única, a Moção de Aplauso nº 32, de 2024, a ser concedida ao “Rotary Club de Pato Branco Sul e demais Rotary Club da Cidade” pelo “Projeto da Usina Solar Fotovoltaica do Lar de Idosos São Francisco de Assis”.

De acordo com o texto da Moção, “o Projeto exemplifica solidariedade, inovação e responsabilidade social. A usina utiliza energia limpa, reduzindo custos operacionais com eletricidade e permitindo que os recursos economizados sejam reinvestidos no bem-estar dos idosos. Essa iniciativa, promovida pelo Rotary Club Pato Branco Sul e outros clubes da cidade, demonstra um compromisso genuíno com a comunidade e setores vulneráveis. Além dos benefícios econômicos e ambientais, o projeto “Energia do Bem” reflete a sensibilidade social da entidade, unindo tecnologia e filantropia. O investimento de cerca de R$ 100 mil também possibilitou a doação de cadeiras de rodas e de banho. Esta Moção de Aplauso reconhece o impacto positivo do projeto, que ilumina vidas e garante dignidade a quem tanto contribuiu para a sociedade”.

Primeira votação

Programa de Incentivo à prática de Ginástica Artística e Rítmica

De autoria da vereadora Maria Cristina Hamera (União Brasil), foi aprovado em primeira votação o Projeto de Lei nº 51, de 2024, criando o Programa de Incentivo à prática de Ginástica Artística e Rítmica. De acordo com o Projeto, o Programa envolve a concessão de bolsas e benefícios; implementação de projetos sociais; oferta de cursos de formação e capacitação para profissionais da área; incentivo à criação de espaços públicos e privados adequados para a prática; realização de eventos, campeonatos e competições; e apoio financeiro a projetos sociais, associações e entidades dedicadas à formação de atletas e ao desenvolvimento da ginástica artística e rítmica”.

Doação de imóvel para construção do Colégio Militar

De autoria do Executivo, foi aprovado em primeira votação, o Projeto de Lei nº 143, de 2024, alterando o dispositivo da Lei nº 3.899, de 19 de julho de 2012, que autorizou o Executivo Municipal a doar imóvel ao Estado do Paraná. De acordo com o Projeto, a alteração possibilitará que parte do terreno onde está situada a Universidade Aberta do Brasil (UAB), seja utilizado para a construção da sede do 6º Colégio da Polícia Militar do Paraná.

Crédito especial

Também em primeira votação e de autoria do Executivo, foi aprovado o Projeto de Lei nº 147, de 2024, autorizando a abertura de crédito especial, no valor de R$ 29.600,30, junto à Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com o Projeto, “os recursos serão destinados para aquisição de medicamentos do componente básico da assistência farmacêutica”.

Segunda votação

Medalha de Honra ao Mérito Pato-branquense para o empresário Paulo José Sartor

De autoria da vereadora Maria Cristina Hamera (União Brasil), foi aprovado em segunda votação o Projeto de Decreto Legislativo nº 20, de 2024, concedendo Medalha de Honra ao Mérito Pato-branquense para o empresário Paulo José Sartor.

De acordo com o Projeto, “Paulo começou sua carreira aos 15 anos, desenvolvendo habilidades que o levariam ao sucesso como empresário. Sua visão empreendedora e capacidade de enfrentar desafios garantiram a longevidade de sua empresa familiar em um mercado competitivo. Sempre em busca de conhecimento, completou sua formação em Ciências com Habilitação em Matemática e fez diversas pós-graduações, incluindo MBA em Gestão de Vendas. Essa dedicação resultou em uma gestão eficaz da sua gráfica, refletindo seu compromisso com a excelência. Além de ser um empresário de sucesso, Paulo é um rotariano ativo, promovendo ações de responsabilidade social no Rotary Club Pato Branco Sul. Os valores de honestidade, respeito e responsabilidade social, herdados de seus pais, guiam sua vida pessoal e profissional. Sua abordagem ética contribui para um ambiente de trabalho positivo e para o desenvolvimento sustentável da comunidade. Devido à sua trajetória exemplar e contribuições, é merecedor de reconhecimento e celebração”.

Prêmio Ecologia e Ambientalismo

De autoria do vereador Dirceu Boaretto (PRD), foi aprovado em segunda votação, o Projeto de Decreto Legislativo nº 21, de 2024, que concede o Prêmio Ecologia e Ambientalismo à Associação Pato Pescador - Pesca Esportiva. De acordo com a justificativa do Projeto, “A Pato Pescador promove a união entre seus membros e a comunidade, organizando eventos de pesca esportiva e defendendo direitos sociais. A Associação destaca-se por suas iniciativas de preservação ambiental, como a conscientização sobre a proteção das margens dos rios, as ações de repovoamento de rios, reconstituição de matas ciliares e preservação de nascentes. Além disso, desenvolve atividades educativas para crianças, envolvendo o plantio de mudas de árvores frutíferas e a coleta de lixo”.

Moção de Aplauso para Zeferino José Mazorana

De autoria do vereador Dirceu Boaretto (PRD), foi entregue a Moção de Aplauso nº 7, de 2024, para o empresário Zeferino José Mazorana, pelos anos de dedicação e trabalho junto ao CRECI/PR e atuação no ramo imobiliário.

“Zeferino José Mazorana nasceu em Pato Branco, em 11 de setembro de 1954, é casado com Neiva, com quem teve três filhos. Atuou como bancário e, posteriormente, trabalhou no setor de pneus. Formou-se em Técnico em Transações Imobiliárias e é corretor de imóveis desde 1988, especializado em avaliações imobiliárias. Foi presidente da Comunidade São Pedro de Alcântara e Delegado do CRECI/PR e é um dos membros fundadores da Feira Casa e Construção em Pato Branco. Além disso, é um dos fundadores do Grêmio Industrial Patobranquense e foi conselheiro da Associação Comercial e Empresarial de Pato Branco (ACEPB) e embaixador do cooperativismo da Cooperativa SICOOB”.

“Em 1990, fundou a empresa Mazorana - Corretores de Imóveis, tendo uma trajetória de muito trabaho e dedicação, contribuindo muito para o desenvolvimento do setor imobiliário da cidade de Pato Branco. Em paralelo, é bastante atuante no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI/PR), exercendo diversas funções junto ao órgão, por isso, pelos seus anos de trabalho junto ao CRECI/PR e atuação no ramo imobiliário a Câmara concedeu a Moção de Aplauso”.


  

A pauta da sessão - com os projetos completos, bem como, as correspondências, ofícios e projetos, lidos em Plenário, e os requerimentos e indicações apresentados - está disponível em: https://sapl.patobranco.pr.leg.br/sessao/pauta-sessao/2438/