Vereadores aprovam ampliação de prazo de doação de terreno para o Ciruspar
Os vereadores aprovaram na Sessão Ordinária desta segunda-feira (21), oito projetos em primeira votação, e uma emenda modificativa, em votação única. Ainda, foram apresentados dez requerimentos, além da proposição de um Projeto de Decreto Legislativo e o Balancete Financeiro da Câmara Municipal referente ao mês de setembro.
Primeira votação
Impressão 3D de ultrassonografia para gestantes com deficiência visual
De autoria do vereador Rafael Celestrin (PSD), o Projeto de Lei nº 62, de 2024, dispõe sobre o direito da gestante com deficiência visual, residente no município de Pato Branco ao atendimento pré-natal humanizado, por meio do acesso a imagens de ultrassonografia em 3D e dá outras providências. O projeto foi aprovado juntamente com a Emenda nº 42, de 2024, que estabelece que o “Executivo poderá celebrar parcerias e convênios a fim de garantir o cumprimento do disposto na Lei”, ainda no Parágrafo Único consta que “as imagens geradas pelos exames de ultrassonografia 3D poderão ser impressas com equipamento pertencente a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação”. A apreciação da emenda foi em votação única.
Política Municipal em prol do cuidador familiar não remunerado
Aprovado, em primeira votação, o Projeto de Lei Ordinária nº 97, de 2024, que institui a Política Municipal de Orientação, Apoio e Atendimento ao Cuidador Familiar não Remunerado da Pessoa em Situação de Dependência.
Doação de imóvel ao Ciruspar
De autoria do prefeito Robson Cantu, foi aprovado em primeira votação, o Projeto de Lei Ordinária nº 98, de 2024, que a altera o dispositivo da Lei nº 5.842, de 25 de novembro de 2021, que autoriza o Executivo Municipal a doar imóvel ao Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgências do Sudoeste do Paraná (Ciruspar).
Estrada Rural Municipal Izidro Pagnoncelli
Apresentado pelo vereador Joecir Bernardi (PSD), o Projeto de Lei nº 136, de 2024, que denomina de Izidro Pagnoncelli a estrada rural municipal que interliga a comunidade de Passo da Ilha à comunidade de Nossa Senhora da Saúde, no município de Pato Branco, foi aprovado em primeira votação.
Biografia
Izidro Pagnoncelli nasceu em 28 de janeiro de 1923, natural de Antonio Prado (RS), na Serra Gaúcha. Filho de José Pagnoncelli e de Angela Trombeta Pagnoncelli, ambos falecidos.
Casou- se com Rosalina Cervo Pagnocelli, em 20 de maio de 1943. Desse casamento tiveram 15 filhos, cinco falecidos ainda quando crianças. Ainda no Rio Grande do Sul nasceram quatro filhos, Teresinha, Henrique (em memória), Helena (em memória), Aldino (em memória). No ano de 1948, a família chegou ao Paraná em busca de melhores condições. Vieram em duas famílias com um caminhão, passando quatro dias na estrada até chegarem em Pato Branco, na comunidade de São João Batista, onde permaneceram por quatro anos, tendo mais quatro filhos, Tranquilo (em memória), Líria (em memória), Odila e Sabina.
Desde a sua chegada a comunidade, Izidro trabalhou como agricultor. Em 1952, adquiriu sua propriedade na comunidade de Passo da Ilha, onde nasceram sete filhos, Claudino, Inês, Ivo (em memória), Davida, Hildo (em memória), Janete (em memória) e Arilde. Ali dedicou-se ao trabalho de moageiro, no moinho o qual construiu, nesse tinha descascador de arroz, moagem de milho para a fabricação de fubá e soque de erva.
Dentro da comunidade, Izidro sempre foi participativo e colaborava com trabalhos voluntários. Ajudou na construção da atual igreja da comunidade, levando pedras em seu caminhão. Também ajudou na construção da igreja e do pavilhão São Pedro Apóstolo.
No ano de 1996, mudou-se para Pato Branco, no bairro Industrial, no qual residiu até 3 de setembro de 2008, falecendo por conta de falência múltipla de órgãos, com 85 anos.
Deixou um legado excepcional, tanto como pai, esposo, avô, bisavô, sogro, trabalhador. Izidro deixa grandes saudades até nos dias atuais, sendo sempre lembrado como exemplo de honestidade e bondade.
Utilidade Pública
O Projeto de Lei nº 146, de 2024, de autoria do vereador Rodrigo José Correia (União Brasil), foi aprovado em primeira votação, sendo declarado de utilidade pública municipal a Associação Originais Motor Club.
Abertura de crédito especial
Encaminhado para a Câmara, quando Angela Padoan atuava como prefeita em exercício, foi aprovado em primeira votação o Projeto de Lei nº 149, de 2024, que autoriza a abertura de crédito especial no orçamento do exercício de 2024 no valor de R$ 1.000.000,00 e dá outras providências.
Plano de Urbanização do bairro Jardim Floresta
Aprovado em primeira votação, o Projeto de Lei Complementar nº 2, de 2024, enviado à Câmara, pelo prefeito Robson Cantu, que trata do Plano de Urbanização Jardim Floresta, PUrb Jardim Floresta, nos termos da Lei Complementar nº 46, de 26 de maio de 2011, que regulamenta o uso, a ocupação e o parcelamento do solo no município de Pato Branco.
Medalha de Honra ao Mérito Pato-branquense
A vereadora Maria Cristina de Oliveira Rodrigues Hamera (União Brasil), apresentou e foi aprovado, o Projeto de Decreto Legislativo nº 20, de 2024, que concede medalha de Honra ao Mérito Pato-branquense a Paulo José Sartor.
Biografia
Paulo José Sartor iniciou sua carreira profissional com apenas 15 anos, desenvolvendo, a partir daí, habilidades fundamentais que moldaram seu futuro como empresário. Devido a capacidade de enfrentar e superar desafios, aliado à visão empreendedora, Paulo garantiu o sucesso e a longevidade da empresa que constituiu com a família, em um mercado competitivo.
A busca contínua pelo conhecimento e pela excelência é uma característica marcante do nosso homenageado. Completou sua formação em Ciências com Habilitação em Matemática e investiu em várias pós-graduações, incluindo marketing e propaganda, administração e MBA em gestão de vendas. Essa dedicação ao aprendizado não apenas ampliou suas habilidades profissionais, mas também refletiu na gestão e crescimento bem-sucedido da gráfica de sua propriedade.
É também exemplo de como o sucesso empresarial pode ser harmonizado com um profundo compromisso com a família e a comunidade. E é este comprometimento que o torna um rotariano ativo, contribuindo significativamente junto ao Rotary Club Pato Branco Sul, promovendo ações de responsabilidade social e apoio a causas comunitárias.
A honestidade, o respeito e a responsabilidade social são valores fundamentais para o Senhor Sartor, herança de seus pais que ele leva para todas as áreas de sua vida. Sua abordagem ética e transparente na gestão da empresa e em suas interações pessoais contribui para um ambiente de trabalho positivo e para o desenvolvimento sustentável de sua comunidade.
A pauta da sessão - com os projetos completos, bem como, as correspondências, ofícios e projetos, lidos em Plenário, e os requerimentos e indicações apresentados - está disponível em: https://sapl.patobranco.pr.leg.br/sessao/pauta-sessao/2435/