Trabalhando no fortalecimento do setor de Ciência e Tecnologia, vereador Marcos Marini apresenta seu segundo ano no Legislativo
Marcos Marini (Podemos) é o décimo vereador a participar da série de matérias, que estão sendo realizadas com todos os vereadores da Câmara, com o objetivo de apresentar os trabalhos feitos durante o ano e garantir a transparência das ações do Legislativo para os cidadãos. O vereador ressaltou, durante seu segundo ano de mandato, as ações realizadas para fortalecer o setor de Ciência e Tecnologia, reiterando a importância da atuação dos atores em rede.
Leis Sancionadas
Nesse sentido, durante o ano, apresentou o Projeto de Lei que, após sancionado, tornou-se a Lei nº 5.983, de 8 de setembro de 2022, instituindo o “Programa ForTech”, com o objetivo de apoiar e potencializar a formação de talentos na área tecnológica. O Projeto foi apresentado com seu colega de bancada, vereador Dirceu Boaretto, e tem por objetivo disponibilizar, anualmente, vagas e recursos para treinamento em cursos de capacitação e qualificação profissional, na área de tecnologia.
Juntamente com o Executivo, atuou na comissão para elaboração do Projeto de Lei que criou a Política, o Sistema, o Plano e o Fundo Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação do Município de Pato Branco, que tornou-se a Lei nº 5.942, de 7 de Julho de 2022.
Também em parceria com o Município, atuou para a aprovação da Lei nº 5.890, de 5 de abril de 2022, visando a construção do Polo de Biotecnologia de Pato Branco, bem como, no processo para a doação de terreno para à Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - campus Pato Branco, onde será construído o Centro de Inovação - aprovado pela Lei nº 6.049, de 18 de novembro de 2022. Marini foi o vereador que solicitou a doação do terreno, via requerimento apresentado em Plenário, e que foi subscrito por todos os vereadores.
Ainda em 2022, teve sancionada a Lei nº 5.908, de 25 de abril de 2022, que dispõe sobre a disponibilização de conteúdo trilíngue nos portais eletrônicos da Administrações direta e indireta de Pato Branco, juntamente, com a colocação de placas de sinalização trilíngue, em vias públicas e locais de grande circulação.
Marini ainda foi autor da Lei nº 5.862, de 16 de dezembro de 2021, que foi sancionada no final do ano passado e que foi implementada, neste ano, no Portal de Transparência do Município. A Lei dispõe sobre a obrigatoriedade da divulgação de informações referentes as obras públicas municipais em andamento e as paralisadas, no Portal da Transparência de Pato Branco. Pelo link: https://obras.patobranco.pr.gov.br/transparencia/index/1/b17c6c2b18c8, é possível acompanhar o andamento de todas as obras que estão sendo executadas pela municipalidade, com a porcentagem de quanto já foi construído e quanto ainda falta para sua conclusão, bem como, os bairros e comunidades onde estão localizadas, entre outras informações.
Comissões
Em seu segundo ano na Casa, Marini também atuou ativamente em várias Comissões instaladas na Câmara de Vereadores, participando como membro da Comissão de Justiça e Redação (CJR); membro da Comissão Especial da Consolidação das Leis; membro da Comissão Especial de Inquérito - DEPATRAN; membro da Comissão Processante - Terreno da Pedreira; e, ainda, membro representante da Câmara de Vereadores, na Comissão das Calçadas.
Honrarias
Em reconhecimento as conquistas dos pato-branquenses, entregou Moções de Aplauso para a equipe de futsal masculino do Colégio Estadual Agostinho Pereira, pelo título conquistado nos Jogos Escolares do Paraná (JEPs); para a Assembleia Guardiã das Cores nº 18, da Ordem Internacional do Arco-íris para Meninas, pelos dez anos de trabalhos voltados a comunidade em Pato Branco; e para toda equipe do Pato Futsal, que conquistou o título inédito da Copa do Brasil Sicredi de Futsal 2022.
Projeto Vereador Marini nos Bairros
Dando sequência ao “Projeto Vereador Marini nos Bairros”, realizou, juntamente com os respectivos presidentes e alguns moradores, visitas e reuniões em diversos bairros, e, desses encontros, atendendo as necessidades e demandas apresentadas pela população, elaborou diversos requerimentos e indicações, relacionadas a questões como, melhorias nas condições asfálticas nas vias públicas, limpeza e manutenção nos espaços públicos, entre outros.
Marini ainda ressaltou sua atuação relacionada a preocupação quanto à mobilidade, em especial as calçadas do município. Nesse sentido, fez requerimento agendando e presidindo uma Audiência Pública, com objetivo de debater sobre a padronização e uso das calçadas no Município de Pato Branco, a qual decorreu a criação de uma Comissão para tratar do assunto, onde o vereador é membro, representando o Legislativo Municipal.
Adicionalmente aos trabalhos parlamentares, durante o ano, convidou representantes de entidades e órgãos públicos para explanar, durante as Sessões Ordinárias, no espaço da Participação de Convidados, sobre temas de interesse da sociedade. Nesse sentido, afirmou que, “enquanto professor da UTFPR, onde há mais de 25 anos sou profissional da área de Ciência e Tecnologia, tenho focado em atuar em prol do desenvolvimento de Pato Branco nesta área, mas sempre atento as necessidades dos cidadãos em todas as demais frentes do município. Tenho buscado, ainda, ser um facilitador da comunicação entre todos os setores, aproximando o Poder Público, a iniciativa privada e os munícipes”, comentou Marini.