Sueli apresenta conclusão do livro dos Os Pioneiros de Pato Branco
A ex-servidora do Legislativo, Sueli Rosa Dartora, apresentou na sessão de quarta-feira (27), a conclusão do livro Os Pioneiros. O trabalho reúne 1.050 páginas e 600 nomes de pioneiros, que denominam próprios do Município. São considerados próprios municipais, por exemplo, as vias públicas, prédios, áreas de destinadas a pratica de esportes e de lazer, parques, as reservas florestais e de proteção ambiental.
A nominação de cada próprio municipal apresenta o nome do pioneiro, foto, a biografia, o autor da lei, por exemplo, o vereador que apresentou a proposta, a nomenclatura, o número da lei e o local onde está o próprio municipal. Também é autora do livro, o Documentário sobre a História Político-Administrativa de Pato Branco.
Alcance
O objetivo do trabalho, segundo Sueli, é contribuir com os alunos de escolas municipais que estudam a origem do nome das ruas onde residem, ainda, auxiliar alunos do ensino superior em seus trabalhos escolares e acadêmicos. A obra está em breve ficará disponível no site da Câmara Municipal, que, ressalta Sueli, através dos presidentes e mesas diretoras da atual legislatura e anteriores, que contribuíram no processo de elaboração da obra, que levou mais de dez anos de pesquisa e concretizar as biografias.
Patrocínio
Segundo a autora da obra, a princípio o livro será disponibilizado na versão digital, mas espera conseguir recursos para editar na versão impressa. O apoio deverá ser carreado através da Rouanet, que é uma Lei que viabiliza a cultura em todo o Brasil.
A legislação faculta que o artista ou interessado (chamado proponente) encaminhe projetos ao Ministério da Cultura para serem analisados e avaliados. Havendo a aprovação, empresas e pessoas físicas que quiserem investir no projeto, terão abatimento dos valores em seu Imposto de Renda.