Semana do Orçamento 2023 iniciou com palestra do TCE-PR

por Laiane Carniel publicado 15/08/2023 15h19, última modificação 15/08/2023 15h19
Realizada pela Câmara de Vereadores de Pato Branco, o encontro tem o objetivo de aproximar Poder Público e cidadão

A Semana do Orçamento 2023, promovida pela Câmara de Vereadores de Pato Branco, iniciou, na noite desta segunda-feira (14), com grande presença de público, que lotou o Plenário da Casa. Após a abertura oficial, feita pela presidente da Câmara de Vereadores de Pato Branco, Thania Caminski (PP), a palestra inicial foi realizada pelo diretor Financeiro do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), Edson Custódio, que falou sobre "Formas da sociedade acompanhar a elaboração e execução do Orçamento Público".

O encontro, realizado pelo segundo ano, tem como objetivo aproximar os cidadãos do Poder Público, promovendo conhecimento acerca do orçamento público, evidenciando, cada vez mais, a importância da participação popular democrática na elaboração de Políticas Públicas e das prioridades nos orçamentos municipais, estaduais e federais, juntamente, com o equilíbrio das contas públicas. Tendo em vista que ampliar o debate sobre orçamento público impacta em qualidade de vida, pois recursos bem investidos resultam em benefícios para os cidadãos e desenvolvimento para as cidades.

Primeira noite

Na primeira noite, o acordeonista Diego Guerro recepcionou a todos com uma apresentação musical e a secretária de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento do Ministério do Planejamento e Orçamento, Renata Vargas Amaral, via link ao vivo de Brasília (DF), fez uma mensagem aos presentes, sobre a importância do evento.

Na sequência, a presidente da Câmara de Vereadores de Pato Branco, Thania Caminski (PP), realizou a abertura oficial da Semana de Orçamento 2023, juntamente, com o presidente da Associação das Câmaras Municipais do Sudoeste do Paraná (ACAMSOP), Solismar de Souza, e os vereadores Claudemir Zanco (PL) e Maria Cristina Hamera (PV).

“A Câmara de Vereadores de Pato Branco está oferecendo a oportunidade de discutir e analisar as prioridades orçamentárias da gestão pública. Dessa maneira, podemos compreender melhor como são direcionados os recursos públicos através da Semana do Orçamento”, disse a presidente.

Já a palestra de abertura da Semana do Orçamento 2023, foi realizada pelo diretor Financeiro do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), Edson Custódio, que falou sobre "Formas da sociedade acompanhar a elaboração e execução do Orçamento Público".

Custódio falou para um público diversificado, com alunos do ensino médio técnico, acadêmicos dos cursos de Administração, Contabilidade e Direito, profissionais da área, servidores públicos e a comunidade em geral. Após sua apresentação, ele ressaltou a importância do cidadão estar envolvido com o Orçamento Público e a política.

“Já não é uma escolha nossa participar ou não do orçamento, porque quando a gente sai da nossa casa e coloca o pé na rua, já estamos utilizando um serviço público, seja na pavimentação da via, na poda das árvores, na utilização da Unidade Básica de Saúde ou até mesmo no lanche que compramos, com os impostos que pagamos. Tudo isso é participar do orçamento público e o conhecimento sobre ele é fundamental”, concluiu Custódio.

Programação

Durante os dias, estão sendo realizadas oficinas oferecidas pelo Senado Federal, por meio do Programa Interlegis, ministradas pelos instrutores Adalberto Alves e José Bonifácio de Góis Júnior. Servidores de Câmaras Municipais de todas as regiões do Paraná estão participando dos cursos.

Na noite desta terça-feira (15), será a vez da consultora de Orçamento do Senado Federal, Rita de Cássia Leal Fonseca dos Santos, realizar a palestra "Construindo um Estado ágil e resolutivo por meio de prioridades transversais: desafios para uma nova governança orçamentária".

Na quarta-feira (16), a palestra de encerramento será com o professor, autor, especialista em contabilidade e finanças públicas, Paulo Henrique Feijó da Silva, que falará sobre “Orçamento Público e Princípios Orçamentários”. As palestras são todas gratuitas e iniciam sempre às 19h, no Plenário da Câmara de Vereadores de Pato Branco.