Segunda Audiência Pública do Plano Diretor foi realizada na Escola Municipal do Bairro Planalto (CAIC)

por Laiane Carniel publicado 22/05/2024 15h10, última modificação 22/05/2024 15h07

Nesta terça-feira (21), a segunda Audiência Pública, promovida pela Câmara Municipal de Pato Branco, para debater os projetos de lei, propostos pelo Município, para o Plano Diretor, foi realizada na Escola Municipal do Bairro Planalto (CAIC). O encontro, que contou com a presença da comunidade, foi proposto pela Comissão Especial de Estudos dos Projetos Relacionados ao Plano Diretor do Município de Pato Branco, que tem como presidente, o vereador Claudemir Zanco (PL), e membros os vereadores Joecir Bernardi (PSD), Lindomar Brandão (PP), Maria Cristina Hamera (União Brasil) e Romulo Faggion (União Brasil).

Além dos componentes da Comissão, também estiveram presentes os vereadores Dirceu Boaretto (PRD) e Rodrigo Correia (União Brasil), bem como, o presidente da Casa, vereador Eduardo Dala Costa (Republicanos), que, após realizar a abertura, passou a condução da Audiência para o presidente da Comissão, vereador Claudemir Zanco (PL). Assim como no encontro anterior, o vereador fez uma retrospectiva dos encaminhamentos dados até o momento, desde a aprovação, em dezembro de 2023, da Lei Geral do Plano Diretor.

Na sequência, ele passou a palavra ao secretário municipal de Planejamento Urbano, Gilmar Tumelero, que apresentou um comparativo do Plano Diretor vigente, com o proposto pelo Município, para o bairro Planalto e para a região, lembrando que todo o estudo feito pelo Executivo está disponível no site da Prefeitura (patobranco.pr.gov.br/planodiretor).

Após as apresentações, foi aberto espaço para os cidadãos, onde os moradores manifestaram a vontade de manter as ruas com ambos os sentidos, sem transformá-las em binárias; eles também apresentaram a opção de diminuir calçadas e utilizar o espaço para o estacionamento; outro pedido, foi a possibilidade de que a Rua das Siriemas, juntamente, com a das Garças, possam receber a liberação de construções com até quatro pavimentos; os moradores também conheceram e aprovaram o valor da outorga onerosa; bem como, a possibilidade de estruturação de um novo acesso ao bairro, com via mais larga, possibilitando o tráfego de caminhões e, com isso, até mesmo, a possibilidade de instalação de novas indústrias.

Audiências Públicas Itinerantes

Além das Audiências já realizadas, os pato-branquenses ainda podem participar dos seguintes encontros, todos com início às 19h:

- Quarta-feira (22) - Bairro Bortot, Casa da Indústria;

- Quinta-feira (23) - Bairro Santo Antônio, Colégio Estadual Carlos Gomes;

- Sexta-feira (24) - Câmara Municipal de Pato Branco.

Além das propostas apresentadas durante as Audiências itinerantes, a população tem até 31 de maio para protocolar, na Câmara Municipal de Pato Branco, suas sugestões. Na sequência, a Comissão Especial do Plano Diretor volta a se reunir para estudar os apontamentos feitos. Pelo Regimento Interno da Casa, todas as leis apresentadas pelo Município devem ser relatadas até 6 de dezembro.