Romulo Faggion: Quatro anos de trabalho incansável por Pato Branco

por Laiane Carniel publicado 27/11/2024 15h29, última modificação 27/11/2024 15h29

Texto e imagem: Angélica Karina de Lima Santos

Ao longo de seu mandato como vereador, Romulo Faggion (União Brasil) reafirmou seu compromisso com a transparência, a fiscalização rigorosa dos recursos públicos e a criação de políticas que impactam diretamente a qualidade de vida dos munícipes. Reconhecido pela comunidade como um parlamentar atuante e comprometido, Romulo deixa um legado de conquistas marcantes.

Entre os destaques de sua legislatura estão importantes Projetos de Lei que se tornaram leis municipais. Ele é autor do Programa de Combate à Corrupção e da Política Municipal de Combate à Corrupção, que reforçam os mecanismos de fiscalização e transparência na administração pública. Também apresentou o Programa de Conscientização Ambiental, voltado à promoção de práticas sustentáveis e à educação ambiental. Ao todo, Romulo é responsável por 45 Projetos de Lei, somando autoria e coautoria, consolidando seu papel como um legislador ativo e comprometido. Foi ainda o autor da Lei que autoriza a criação da Guarda Municipal, um passo importante para a segurança pública do município.

Além disso, Romulo encaminhou quase 2 mil requerimentos e mais de 50 indicações, demonstrando sua dedicação em atender as demandas da população e buscar soluções para problemas locais. Por meio de suas denúncias e atuação vigilante, em conjunto com órgãos como o Ministério Público do Paraná e o Tribunal de Contas do Estado do Paraná, foram alvos licitações e contratos irregulares, gerando uma grande economia aos cofres públicos.

Romulo sempre se manteve atuante, buscando recursos para a saúde, educação, lazer, esporte e segurança pública. No âmbito legislativo, destacou-se como Presidente da Comissão de Justiça e Redação (CJR) nos anos de 2022 e 2024, tendo sido membro em 2021 e 2023. Durante seu mandato, integrou a Mesa Diretiva da Câmara Municipal em três oportunidades: como 2º Secretário no segundo e no quarto ano de mandato e como 1º Secretário no terceiro ano. Sua experiência administrativa e legislativa foi essencial para a condução de importantes projetos e deliberações no Legislativo Municipal.

Romulo também foi membro da Comissão de Estudos do Plano Diretor, com seu olhar técnico contribuiu para o planejamento estratégico do crescimento da cidade. Participou de diversas Comissões Especiais, como a CEI de Natal de 2022, que investigou questões relacionadas à execução de eventos municipais; foi Relator da Comissão Especial de Inquérito (CEI) que investigou irregularidades na aquisição de terrenos pelo Executivo Municipal; Presidente da Comissão de Representação em 2021; Presidente da Comissão Especial para exame da admissibilidade da PELOM em 2021, entre outras. Sua postura tática e imparcial garantiu que os trabalhos das comissões fossem conduzidos com responsabilidade e transparência, trazendo respostas importantes para a população de Pato Branco.

"Ser vereador é estar comprometido com os anseios da sociedade. Meu mandato foi pautado pela fiscalização rigorosa, coragem, combate ao sistema, busca de recursos e políticas que beneficiaram diretamente os patobranquenses. Continuarei atuando com dedicação para construir uma cidade mais justa e transparente", afirmou Romulo ao refletir sobre os quatro anos de mandato.