Rodrigo José Correia reafirma o compromisso de se manter atuante junto da comunidade pato-branquense
Imagem: Rodinei Santos
Diferentemente dos demais vereadores da atual legislatura – 2021 a 2024, Rodrigo José Correia, do União Brasil, somente assumiu em fevereiro de 2023, quando Marcos Marini se afastou da Câmara Municipal de Pato Branco, para assumir um cargo no Governo do Estado.
Mesmo tendo um mandato mais curto que os demais, Rodrigo buscou pautar sua atuação no Legislativo de maneira sempre presente e ouvindo a comunidade.
Comissões, Leis e Emendas Impositivas
Nos quase dois anos como vereador, Rodrigo atuou como membro na Comissão Permanente de Justiça e Redação (CJR), em 2023 e 2024. Também fez parte das Comissões Especiais de Inquérito (CEI) de 2023 e 2024; da Comissão Processante (CP), de 2024; e Comissão Especial de Estudos sobre a Revisão do Plano Diretor iniciada em 2023. Presidiu a Comissão de Representação de 2024, e foi eleito vice-presidente da Mesa Diretora.
Atento as demandas da comunidade, apresentou 1600 requerimentos, 290 indicações, em sua maioria em atenção as áreas de mobilidade urbana, segurança viária, educação, limpeza pública e assistência social.
Rodrigo apresentou 50 Projetos de Lei, que tramitaram pelas comissões e foram apreciados pelos vereadores em Plenário e após sancionados pelo Executivo. Ele destaca as Leis que criaram os programas de Serviço Especial Gratuito de Transporte para tratamento de saúde na modalidade Porta a Porta, que visa atender a pacientes, com doenças consideradas crônicas e/ou graves, que necessitem de transporte para dar continuidade ao tratamento de saúde; o Escola e CMEI Seguros, que tornar obrigatória a instalação de detectores de metal nas Escolas Municipais e Centros Municipais de Educação Infantil; a criação “Kit lanche viagem”, destinado aos pacientes e seus acompanhantes para tratamento de saúde, através do Sistema Único de Saúde (SUS), em outros municípios; de capacitação sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), para professores e funcionários das Escolas Municipais e Centros Municipais de Educação Infantil; e a da obrigatoriedade da divulgação de informações sobre arrecadação e destinação de recursos, oriundos da aplicação de multas de trânsito no município. São de autoria do vereador, três projetos de Decreto Legislativo e 17 moções de aplausos. Todos os projetos apresentados podem ser acessados no site da Câmara de Pato Branco.
Em se tratando de Emendas Impositivas eles buscou contemplar entidades assistências ligadas as áreas da assistência social, educação, esporte, saúde e segurança pública.
Compromisso
Rodrigo avalia que seus dois anos de mandato foram positivos e de muito trabalho. “Estive presente em todos os bairros e algumas comunidades do interior, ouvindo a comunidade e através de indicações e requerimentos levei até o Executivo as demandas apresentadas pela comunidade. Tive inúmeros projetos aprovados que viraram lei em nosso município beneficiando diretamente o povo.”
Reeleito, Rodrigo dará início em 1º de janeiro de 2025 a seu quarto mandato no Legislativo de Pato Branco, onde pretende seguir com o trabalho de fiscalização das ações do Executivo e de apresentação de projetos voltados as necessidades da população
Conhecido pela luta em prol dos servidores públicos municipais, ele afirma que manterá seu compromisso com a categoria, de se manter atuante na defesa dos direitos. Ele também assegura que continuará presente, visitando e fiscalizando os órgãos público, ao mesmo tempo em que afirma que “meu gabinete sempre vai estar de portas abertas para receber o povo, e nem por isso deixarei de ir ao encontro do povo, visitando os bairros e comunidades do interior”.