Representante da UTFPR reuniu-se com vereador

por Laiane Carniel publicado 26/03/2021 17h14, última modificação 26/03/2021 17h14
A visita ao vereador Marcos Marini (Podemos) teve o intuito de buscar o apoio político para a adequação das estruturas para o novo curso que será oferecido pela instituição

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)  - Campus Pato Branco anunciou nesta semana a oferta de um novo curso: Engenharia Cartográfica e de Agrimensura e, na quinta-feira (25), o professor Dr. Silvio Dellesposte Andolfato, que atualmente está na coordenação do Curso Técnico em Agrimensura, esteve na Câmara de Vereadores, em visita ao vereador Marcos Marini (Podemos). O encontro teve o objetivo de buscar apoio político para a adequação das estruturas, com novos laboratórios e equipamentos necessários para que os novos acadêmicos possam ter à disposição todo o material necessário.

Marini já havia utilizado o espaço das Lideranças Partidárias, na Sessão Ordinária realizada na quarta-feira (24), para parabenizar a UTFPR pelo curso, tendo em vista que ele será o segundo implantado em uma instituição pública de ensino, no Paraná, e o 17º, no Brasil. “É uma conquista grande que foi resultado de muita luta e dedicação e que consolida a UTFPR e Pato Branco, como um centro importante na área de engenharia”, afirmou ele.

Engenharia Cartográfica e de Agrimensura

De acordo com o professor Silvio, a estrutura e a grade de profissionais existentes, inicialmente, será a mesma utilizada no antigo curso Técnico Integrado de Nível Médio em Agrimensura. “A Universidade possui a estrutura inicial, mas investimentos futuros serão necessários para que possamos ofertar um curso completo, onde os profissionais sejam destaque em conhecimento teórico e prático. Por isso, considerando que o vereador Marini também é um professor ligado à UTFPR, contamos que ele possa intermediar, junto ao Município, Estado e União, novos investimentos e parcerias”, explicou Silvio, que conclui analisando que poder contar com o apoio da Câmara de Vereadores, será uma etapa importante para a estruturação do novo curso.

Para o vereador Marini, a parceria entre o ensino e o Poder Público é fundamental para o desenvolvimento, principalmente, em virtude desse novo curso. “Além de ser uma formação que vem ao encontro da natureza tecnológica e inovadora que Pato Branco há tantos anos trabalha e fortalece, ela ainda oferecerá uma possibilidade direta de extensão com a cidade e região, onde os acadêmicos, durante a formação, já poderão aliar teoria e prática ao realizar trabalhos necessários para a comunidade, por exemplo, no apoio em mapeamentos e sensoriamento remoto”, avaliou o vereador.

“Esses profissionais são super requisitados nos dias atuais, porque os engenheiros cartográficos e de agrimensura são responsáveis, entre outras atribuições, pela coleta de informações territoriais, urbanas e rurais, por meio de drones e demais equipamentos, para a tomada assertiva de decisões, tanto pelo poder público quanto a iniciativa privada. Acredito que a formação é uma grande conquista, por isso, assumo o compromisso de buscar, em outras esferas, o auxilio para as demandas que a Universidade possa ter”, afirmou Marini.  

O curso será noturno e a perspectiva de início é o primeiro semestre de 2022, mas pode haver mudança nessa data, tendo em vista que a grade curricular exige a participação presencial dos acadêmicos e, caso não seja possível, em virtude da pandemia da COVID-19, ele precisará ser adiado.