Reitora do Unidep, Ornella Bertuol, recebe Prêmio Mulher Destaque

por Laiane Carniel publicado 14/06/2024 14h25, última modificação 14/06/2024 14h34
Honraria é concedida pela Câmara de Vereadores de Pato Branco

O Legislativo de Pato Branco concedeu o Prêmio Mulher Destaque para Ornella Bertuol, reitora do Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), na quinta-feira (13). O título tem a atribuição de “homenagear mulheres que tenham se destacado profissionalmente ou prestado relevantes trabalhos na área social, com o objetivo de valorizar a mulher no contexto da cidadania”. Familiares, amigos e colegas de trabalho participaram da solenidade, realizada no Plenário da Câmara Municipal.

A entrega da honraria, proposta pela vereadora e Procuradora da Mulher, Maria Cristina Hamera (União Brasil), foi aprovada pelo Decreto Legislativo nº 3, de 30 de março de 2023, com o apoio dos demais vereadores da Casa. De acordo com o projeto, o reconhecimento e a homenagem se devem pois, “a homenageada Ornella Bertuol, é uma mulher à frente do seu tempo e escolheu para sua vida profissional a carreira do magistério, tendo a educação como sua missão de vida”.

O vice-presidente do Legislativo, vereador Rodrigo Correia (União Brasil), conduziu os trabalhos da Sessão Solene e, em sua fala, explicou a importância das homenagens que reconhecem a importância da mulher, na constituição de uma sociedade mais justa e igualitária. Sobre a entrega do Prêmio para Ornella, ele afirmou que esta “é uma homenagem sincera e justa, que o Poder Legislativo tem para prestar admiração e gratidão, pelo trabalho incansável dedicado à educação. Que seus exemplos inspirem futuras gerações, a buscarem seus sonhos e fazerem a diferença em nosso município”.

O deputado estadual Luiz Fernando Guerra, presente na cerimônia, disse estar honrado em fazer parte do momento. “Tenho um grande reconhecimento por esta família e, em especial, pela homenageada, a qual sinto orgulho pelo trabalho que vem desenvolvendo para a classe acadêmica, sendo reitora de uma Instituição importante, que vem formando grandes profissionais, mudando a relação econômica e social de nossa comunidade, parabéns!”.

A vereadora proponente, Maria Cristina Hamera (União Brasil), ressaltou que Ornella é “uma mulher excepcional, uma líder inspiradora e uma educadora dedicada, que tem sido uma força motriz na transformação e desenvolvimento da educação de nosso município. Um nome que ressoa em nossa cidade como sinônimo de integridade, coragem e compromisso com o bem-estar coletivo. Sua trajetória, como pudemos perceber em sua biografia, é marcada por uma profunda paixão pelo que faz e seu comprometimento vai além das palavras, pois se manifesta em ações concretas, que têm um impacto positivo na vida de muitas pessoas. Seja na promoção de iniciativas sociais ou no apoio a projetos educacionais, sua presença é sempre notável e efetiva. Por isso, asseguro seu merecimento do “Prêmio Mulher Destaque”, pois trata-se de uma celebração para mulheres que, como você, fazem a diferença em nossa sociedade”.

A pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização, professora Marielle Sandalovski Santos, fez uma homenagem em nome de toda a comunidade acadêmica do Unidep. Ela destacou que, “como sempre procuramos realizar no Unidep, este texto é fruto de construção coletiva e busca externar a profunda admiração que temos pela professora Ornella, nossa líder, mentora, conselheira, amiga e, orgulhosamente, nossa Magnífica Reitora que, ao longo de seus 22 anos de história no Unidep, acompanhou a formação de milhares de profissionais e sempre atuou mobilizando e enxergando o melhor em cada um. Por ser professora, acredita na máxima do poder transformador da educação e guia os passos dos que fazem o Unidep, rumo ao propósito de transformar vidas pela educação”, afirmou Marielle.

As homenagens seguiram com os vídeos do diretor regional de graduação da Afya, professor Joaquim José da Cunha Junior, e do vice-presidente de graduação da Afya, Érico Coelho Ribeiro. Na sequência, foi apresentado um vídeo da família, com depoimentos e fotos, produzido pela Agência Experimental de Comunicação do Unidep, a AÊ!. Para finalizar as homenagens, a colaboradora com mais tempo no Unidep, e que secretaria a reitoria, Rosilane Maria Svidizinski, entregou flores em nome dos colegas e amigos da Instituição.

Emocionada, Ornella agradeceu pelo Prêmio e por todas as homenagens e iniciou sua fala defendendo a participação da mulher em todas as áreas. “A liderança feminina tem um papel crucial na construção de um mundo mais equitativo e inclusivo. As mulheres, em posições de liderança, não apenas desafiam as normas de gênero estabelecidas ou, por vezes, veladas, mas também abrem caminho para que outras mulheres possam seguir seus passos e alcançar seus próprios objetivos. A presença das mulheres nos ambientes de trabalho e incluo aqui, orgulhosamente, o lar como um ambiente de trabalho, inspira, motiva e demonstra que o sucesso é possível, independentemente do gênero ou da função que se ocupa”.

Sobre os colegas e amigos do Unidep, Ornella, utilizando das frases “Quanto maior o sonho, mais importante o time” e “Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós somos juntos”, afirmou que ambas traduzem o seu sentimento diário. “Nenhum líder, por mais talentoso ou experiente que seja, pode realizar grandes feitos sozinho. É a colaboração, a soma das habilidades, a confiança e a diversidade de perspectivas dentro da equipe que permitem a concretização de projetos ambiciosos e a inovação contínua”.

“Por fim, não posso deixar de, nessa oportunidade, reafirmar a importância da educação como base sobre a qual se constrói uma sociedade melhor. A educação empodera indivíduos, promove a igualdade, impulsiona o desenvolvimento econômico e melhora a qualidade de vida de uma nação. Ao investir na educação, estamos investindo no futuro de nossas comunidades e de nosso mundo e, estando nesta Casa de Leis, como cidadã, tomo a liberdade de clamar aos nossos representantes, legitimamente eleitos, para que de fato atuem em prol de uma educação acessível, inclusiva e de qualidade. Isso requer investimentos adequados em infraestrutura, capacitação de professores e desenvolvimento de currículos que respondam às necessidades atuais e do futuro. Que possamos juntos - governos, empresas e organizações da sociedade civil - atuar para garantir que a educação seja uma prioridade e que todos, sem exceção, tenham acesso a ela”, concluiu ela.

 

 

Biografia de Ornella Bertuol

Ornella Bertuol nasceu em Pato Branco, em 12 de novembro de 1975, é filha de Osvaldo e Neiva Ceni Bertuol e irmã de Giovani, Giacomo e Osvaldo Jr. Casada, há 18 anos, com Fábio Moschen Antunes e mãe de Eduardo André.

Sua formação acadêmica se deu toda em nossa cidade, desde o jardim de infância, no Colégio Vicentino, até o curso superior de Agronomia, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Na sequência, cursou mestrado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e, durante este tempo, descobriu sua missão de vida: a educação.

Sua atuação profissional tem um caminho extenso percorrido até aqui. De 1998 até  1999 atuou como docente na Casa Familiar Rural de Pato Branco, que  trabalhava com a formação, em nível de ensino médio, para filhos e filhas de agricultores familiares da região, por meio da metodologia denominada Pedagogia da Alternância. Lá, os alunos recebiam a formação curricular e, também, a formação técnica em Agricultura.

De 2002 a 2004, passou a atuar como instrutora no Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), em parceria com o SEBRAE, no  programa Empreendedor Rural, destinado à formação no agronegócio  para  desenvolvimento de gestão de agricultores e empresários rurais. Neste mesmo período, desempenhou a função de Pesquisadora do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), no Programa Redes de Referência para a Agricultura Familiar.

O ano de 2002 lançou para Ornella muitos desafios, entre eles, tornar-se docente do Curso de Administração Rural, na então FADEP (Faculdade de Pato Branco) e, ao longo dos 20 anos de atuação na Instituição, vem exercendo, além da docência em vários cursos de graduação e pós-graduação, funções como coordenadora adjunta do Curso de Administração, coordenação de Estágios, coordenação do Núcleo de Avaliação Institucional, que se transformaria em Comissão Própria de Avaliação, coordenação de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e Direção Acadêmica. Ao longo desses anos, participou ativamente da implantação de vários cursos de graduação da Instituição e coordenou a equipe de gestores acadêmicos à frente dos cursos e setores institucionais.

Com a transformação da FADEP em Centro Universitário, em 2019, passou a exercer a função de Pró-Reitora de Graduação e, em julho de 2020, assumiu a Reitoria do UNIDEP, que pertence, desde dezembro de 2018, ao Grupo Afya Educacional.

Lidera, hoje, uma equipe formada por 300 colaboradores administrativos e docentes, em uma comunidade acadêmica de mais de 2.600 alunos de 12 cursos de graduação, envolvidos em atividades de pesquisa, extensão, responsabilidade social e inovação.

Além da equipe local do UNIDEP, Ornella participa ativamente do ecossistema do Grupo Afya, formado por mais de 10 mil colaboradores espalhados em 32 unidades de graduação, 15 unidades de pós-graduação e mais de uma dezena de produtos e soluções digitais para a atuação do profissional médico.

À frente da equipe do UNIDEP, conquistou vários prêmios de destaque institucional e pessoal na Afya e em 2023 foi uma das cinco mulheres líderes escolhidas pelo Conselho de Administração como mentoras no Programa de Mentoria para Mulheres Afya, que capacitou 50 outras lideranças femininas para a ocupação de cargos estratégicos na companhia.

A história de vida de Ornella se confunde com a história do UNIDEP, empresa que a acolhe há 22 anos e que contribuiu para a formação da pessoa e profissional que é hoje, lugar em que se depositou toda confiança em seu trabalho, onde teve e tem a oportunidade de construir laços de amizade e que reforça, todos os dias, a convicção de que o seu propósito de vida é a Educação, desafiando-a se tornar um ser humano melhor.

Considera que o seu maior legado profissional seja o de contribuir, por meio da educação, para que vidas sejam transformadas e futuros melhores sejam projetados. Para que possa atuar de forma plena em sua vida profissional, Ornella tem como base forte sua família, que lhe apoia incondicionalmente na busca por seus objetivos e na concretização de sua missão de vida, a quem considera seu porto seguro na travessia da vida.