Programa Fiscaliza Pato Branco realiza visita à UBS do bairro Bortot

por Laiane Carniel publicado 22/03/2022 18h50, última modificação 22/03/2022 19h54
De acordo com a Prefeitura Municipal, a conclusão da reforma deve acontecer em no máximo três meses

Em mais uma ação do Programa Fiscaliza Pato Branco, na tarde desta terça-feira (22), uma comitiva de vereadores esteve visitando a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Bortot, que está fechada para reforma desde o dia 21 de maio de 2020. A visita contou com a presença dos vereadores Eduardo Dala Costa (MDB), Januário Koslinski (PSDB), Lindomar Brandão (PP), Marcos Marini (Podemos), Maria Cristina Hamera (PV), Romulo Faggion (União) e do presidente da Câmara, Claudemir Zanco - Biruba (PL). Representando o Executivo, participaram os secretários municipais de Engenharia e Obras, Vladimir José Ferreira, e de Saúde, Lilian Brandalise, o engenheiro civil, Anderson Rossatto e o chefe da Divisão de Atenção Primária, Max Dobrovolski.

A solicitação para que o Poder Legislativo pudesse realizar a visita, in loco, dando continuidade ao Programa Fiscaliza Pato Branco, com a apresentação da planilha de execução e andamento da obra por parte da Prefeitura Municipal, foi realizada por meio do Requerimento nº 186 de 2022, de autoria dos 11 vereadores da Casa.

Andamento da reforma

De acordo com o secretário de Engenharia de Obras, Vladimir José Ferreira, o recurso inicial da obra, que foi viabilizado conforme Resolução da SESA, era de R$ 150 mil, porém, sofreu alterações no decorrer da reforma. “O contrato original resultou no valor de R$ 159.578,39, entretanto, para reestruturação do sistema elétrico que estava totalmente ultrapassado, foi feito um aditivo de R$ 58.050,86. Sendo assim, o valor total da primeira fase da obra foi de R$ 217.629,25.”

Vladimir explica que após o termo de recebimento da obra, que ocorreu no dia 22 de dezembro de 2020, constatou-se que seria necessário uma segunda etapa para que a UBS pudesse estar apta a retornar seus atendimentos à população. “Abrimos duas novas licitações em 2021, e em ambas deram deserta, não tivemos nenhuma proposta encaminhada, ou seja, não houve o comparecimento de nenhum licitante, ficando a reforma paralisada até então.”

Convênio com a UNIDEP

Segundo o chefe da Divisão de Atenção Primária, Max Dobrovolski, para resolver essa questão, a Secretaria de Saúde acionou uma nova modalidade de contrapartida que o município possui com o Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), através do curso de medicina. “O município e a UNIDEP tem um convênio firmado que dispõe, nessa relação de integração ensino/serviço, a possibilidade do uso de um valor de contrapartida. Isso é possível pelo fato da rede municipal de saúde ser utilizada pelo curso de medicina.”

Através dessa contrapartida, que é regulada por lei e deliberada por um comitê específico, foi possível aprovar o restante da obra pela UNIDEP, que irá realizar o serviço que ficou para a segunda fase e adequar todas as necessidades para o local. “O projeto arquitetônico já está pronto e em posse da Afya, mantenedora da UNIDEP, para aprovação final e execução da obra. A estimativa é que tenhamos essa reforma finalizada dentro de três meses, expandindo os serviços de saúde do local, com dois médicos, dois dentistas e dois enfermeiros”, afirmou Max

Programa Fiscaliza Pato Branco

Para o presidente da Câmara, os vereadores, por meio deste Programa, estão cumprindo seu papel, que é o de fiscalizar e buscar informações sobre importantes demandas da sociedade. “Desde maio de 2020, os atendimentos desta UBS estão sendo realizados em uma casa localizada no bairro Brasília. E após esta visita, nós conseguimos compreender o porquê da paralisação da obra e agora temos um prazo estipulado para que a população dos bairros Vila Isabel, São Luiz, Bortot e região, além da comunidade de São Caetano, possa ser atendida novamente nesta unidade de saúde, que será contemplada em um espaço de melhor qualidade e com mais profissionais”, concluiu Biruba.

O Programa Fiscaliza Pato Branco tem o objetivo de vistoriar as obras e serviços da municipalidade, informando a população sobre o andamento das mesmas e auxiliando na busca de soluções, para que elas tenham andamento e conclusão, quando necessário. O Programa também aceita sugestões da comunidade pato-branquense, que pode solicitar a presença dos vereadores para a fiscalização de obras e serviços públicos.