Presidente da Câmara de Vereadores fala sobre ações de combate ao Coronavírus
O presidente da Câmara de Vereadores de Pato Branco, Moacir Gregolin (Republicanos), em sessão realizada na quarta-feira (06), apresentou um resumo das ações que estão sendo desenvolvidas pelo Comitê de Enfrentamento à Pandemia do Novo Coronavírus. Representando a Câmara e os demais vereadores, o presidente participa das reuniões do Comitê, juntamente, com as demais entidades.
Moacir explicou que, desde a formação do Comitê, as decisões sobre a metodologia de enfrentamento à COVID-19 estão sendo tomadas em conjunto, por isso, solicitou que fossem incluídos ao grupo, representantes da igreja Católica e da Associação de Pastores Evangélicos de Pato Branco (Aspep), pela relevância que eles tem junto à comunidade. “Também tenho levado ao conhecimento da Administração Municipal, todos os requerimentos e solicitações que recebo de outros segmentos, para que sejam avaliados pelos responsáveis, com base em conhecimento técnico das equipes da Secretaria Municipal de Saúde”, relatou.
“Com isso, acredito que todos as áreas econômicas foram ouvidas e, na medida do possível e seguindo as determinações, todas as solicitações atendidas. Um das últimas foi a das igrejas que, a partir de agora, poderão abrir, seguindo os cuidados estabelecidos. Esperamos então, a colaboração da população, assim como já vem ocorrendo, de forma exemplar, em outros espaços. Que todos estejam conscientes da importância do uso de máscaras e do distanciamento entre as pessoas”, afirmou.
Moacir compartilhou que, no último encontro, ficou estabelecido que, de momento, não mais serão realizadas flexibilizações de horários e de abertura de novas áreas. “Pato Branco, mesmo com a abertura de diversos setores, está sem novos casos nos últimos dias, mas o grande receio é de que haja uma contaminação em virtude de outros estados e municípios, entre eles, Santa Catarina, que está apresentando uma elevação nos casos da doença. Para isso, serão intensificadas medidas de controle com relação as pessoas e profissionais que se deslocam entre esses locais”, explicou Moacir.
Para o presidente, os encontros do Comitê são fundamentais para que as informações estejam alinhadas e que a tomada de decisões ocorra em consonância com as necessidades de todos. “Vou solicitar que, ao final de cada reunião, os dados repassados sejam divulgados para os demais vereadores, assim todos podem acompanhar a situação da doença em nossa cidade”, disse.
Ele também agradeceu às equipes da Sanepar, que realizaram a sanitização em vários locais, durante o final de semana, e aos pato-branquenses. “Quero parabenizar pela iniciativa de realizar essa ação em diversos espaços públicos de nossa cidade, contribuindo para que o Município possa utilizar o valor que seria investido neste trabalho em outras frentes de atendimento à nossa população. Também parabenizo a cada um que está comprometido em evitar a proliferação dessa doença, acatando e respeitando as medidas estabelecidas, como o isolamento social, o distanciamento, o uso do álcool em gel e, principalmente, evitando aglomerações e utilizando a máscara”, conclui o presidente.