Presidente da Câmara apresenta demanda dos vereadores e dos pato-branquenses, em reunião do Comitê Gestor da COVID-19

por Laiane Carniel publicado 28/07/2020 16h00, última modificação 28/07/2020 16h00

Na reunião semanal do Comitê Gestor da COVID-19 desta terça-feira (28), após a apresentação do levantamento de dados dos últimos dias, sobre os número de casos confirmados, descartados e suspeitos do coronavírus e as ações da Secretaria Municipal de Saúde para o enfrentamento, o presidente da Câmara de Vereadores de Pato Branco, Moacir Gregolin (Republicanos), apresentou as demandas dos vereadores e da comunidade, ao Comitê.

De acordo com o presidente, diariamente, os vereadores recebem inúmeros pedidos para a flexibilização do horário do comércio, aumentando as horas de atendimento dos mercados e lojas em geral, e a abertura das mercearias e pequenos mercados aos domingos. Também estão havendo solicitações para a reabertura dos espaços de esporte e lazer, como o Largo da Liberdade e o Parque do Alvorecer.

“Uma das funções do Legislativo é realizar a mediação entre as necessidades e demandas apresentadas pela população junto ao Poder Público, buscando um entendimento que favoreça todas as partes. Com a situação atual, a maioria das pessoas vem seguindo todas as indicações e determinações, evitando a disseminação do coronavírus, por isso, também precisamos traçar novas formas de enfrentamento”, ressaltou Moacir.    

O prefeito Augustinho Zucchi, com base nas solicitações apresentadas, comprometeu-se em realizar um reunião, na quarta-feira (29), com uma comissão técnica, para estabelecer estratégias futuras. “Percebemos que as normas estabelecidas estão sendo cumpridas por grande parte dos estabelecimentos, com isso, podemos rever alguns pontos, fazendo as alterações necessárias. Mas quero esclarecer que ainda estamos tendo muitos casos de aglomerações  e é necessário cuidar, usar a máscara e manter o distanciamento social, pois sem esses cuidados vamos aumentar, ainda mais, o número de casos. Estamos juntos, mas é preciso mantermos a compreensão, com calma e firmeza da condução, cuidando para que não tenhamos mais vidas perdidas e continuemos cuidando das pessoas”, afirmou Zucchi.  

Coronavírus

Até essa segunda-feira (27), Pato Branco apresentava 374 casos confirmados de coronavírus, destes, 257 estão recuperados, 96 em isolamento domiciliar, 04 na enfermaria e 07 óbitos. Já foram descartados 1813 casos.