Prefeitura de Pato Branco apresenta segunda prestação de contas de 2021
A Prefeitura de Pato Branco, em cumprimento às exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), apresentou, em Audiência Pública, na Câmara Municipal de Pato Branco, nesta terça-feira (28), o relatório da gestão fiscal do segundo quadrimestre de 2021, do Poder Executivo, à Comissão de Orçamento e Finanças (COF). A prestação de contas foi realizada com dados de maio a agosto de 2021 e foi feita de forma consolidada, ou seja, constando todas as despesas do Executivo, Legislativo e Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais (PatoPrev).
No quadrimestre, segundo os dados apresentados pela Administração Municipal, a receita arrecadada foi de R$ 128.116.680,02 e a despesa foi de R$ 131.720.816,24, o que gerou, no quadrimestre, um déficit de R$ 3.604.136,22. No apanhado geral do ano, ainda há superávit de R$ 29,442.744,63 nos demonstrativos, tendo em vista que, na prestação de contas do quadrimestre anterior, o superávit havia sido de R$ 33.046.880,85.
A audiência foi conduzida pelo presidente da Comissão de Orçamento e Finanças (COF), vereador Lindomar Brandão (DEM), e contou com a participação do relator da COF, vereador Marcos Marini (Podemos), do presidente da Câmara de Vereadores, Joecir Bernardi (PSD), e dos vereadores Claudemir Zanco - Biruba (PL), Eduardo Dala Costa (DEM), Januário Koslinski (PSDB), Maria Cristina de Oliveira Rodrigues Hamera (PV) e Romulo Faggion (PSL), bem como, de secretários e servidores municipais, imprensa e da comunidade.
A apresentação dos dados foi realizada pelo secretário Executivo, Ivan Lima; pelo diretor Administrativo, Rodrigo Miguel Koprovski; pela diretora do Departamento de Contabilidade, Elizandra Kovalski Nunes da Silva; e pelo contador responsável, Bruno André Nunes da Silva.
Demonstrativo
Entre os demonstrativos apresentados, destacam-se os investimentos com pessoal que, de acordo com a prestação de contas, no segundo quadrimestre de 2021, o montante foi de R$ 168.508.916,91, ou seja, 47,51% da receita corrente líquida, que registrou R$ 354.669.870,93.
Quanto a saúde e educação, que tem como base para investimentos, multas, juros, encargos de dívida ativa, IPTU, ITBI, ISS, IRRF, FPM, ITR, IPVA, ICMS, IPI e ICMS Desoneração, a receita total foi de R$ 146.976.443,00 e, desses, 25,36% foram investidos em saúde, ou seja, R$ 37.273.560.64 e 18,57% foram investidos em educação, correspondendo a R$ 27.293.525,46.
Mais informações
Todas as informações, com os valores detalhados, estão disponíveis no link: https://sapl.patobranco.pr.leg.br/media/sapl/public/materialegislativa/2021/15838/of.417-2021-gp-relatorio2oquadrimestre.pdf