Praça no bairro Parque do Som receberá o nome de “Valdecir Tumelero”

por Laiane Carniel publicado 13/03/2024 17h09, última modificação 13/03/2024 17h09
Contêineres serão reutilizados para fabricação de casas para animais de rua

O Legislativo aprovou, na Sessão Ordinária realizada nesta quarta-feira (13), Projeto para nomear a Praça no bairro Parque do Som de “Valdecir Tumelero”. Em segunda votação, também foi aprovado Projeto para reutilização dos contêineres de resíduos, para a fabricação de casas para animais de rua. Em votação única, foi aprovada a entrega de Moção de Aplauso para o presidente do bairro São Vicente, Joel Pereira. Ainda, foram apresentados seis indicações e 35 requerimentos.

Votação única

Moção de Aplauso para o presidente do bairro São Vicente, Joel Pereira

De autoria do vereador Lindomar Brandão (PP), foi aprovada, em votação única, a Moção de Aplauso nº 8, de 2024, para Joel Pereira, por suas notáveis contribuições à comunidade, realizadas como presidente do bairro São Vicente, há mais de 22 anos.

De acordo com o Projeto, “Joel Pereira nasceu em 12 de março de 1953, em Pato Branco, e dos seus 71 anos de vida, 56 são residindo no bairro São Vicente. Desde seus 10 anos de idade trabalha arduamente para conseguir o sustento para sua família, iniciou como engraxate, depois foi vendedor de picolé e pastel, trabalhou como cobrador de ônibus e, por fim, ingressou na construção civil, como servente de pedreiro e pedreiro, onde conquistou nome e reconhecimento”.

“Casou-se com Leonilda Pereira, completando 50 anos de matrimônio, em 2024, como fruto do relacionamento, nasceram Joel Junior e Julio cezar. É um exemplo de esposo e pai, sempre presente e cuidando de todos. Como morador do bairro São Vicente, Joel, por ser muito conhecido pelos vizinhos, começou a se interessar pelas demandas do bairro e lutar por elas. Sempre presente na Câmara Municipal e na Prefeitura, Joel conversa com os servidores e busca, constantemente, melhorias para o bairro.”

“Além de estar há 22 anos como presidente do bairro São Vicente, lutando para que o mesmo se modernize, com dignidade aos seus moradores, também é conselheiro da União de Bairros. Para o São Vicente, segundo Joel, o mesmo conseguiu junto com o Executivo: o asfaltamento de ruas, iluminação pública, calçadas, lombadas, praça pública, academia do idoso, placas informativas, reforma do Colégio Estadual e, recentemente, a revitalização do Parque Cecília Cardoso. Além disso, Joel faz um trabalho minucioso junto aos moradores do bairro e está sempre disposto a ouvir os moradores e cobrar que suas reclamações sejam encaminhadas ao Poder Público. Joel, permanentemente, transita pelas ruas do bairro e adentra as casas como se fosse da família, sempre bem acolhido e disposto a ajudar, Joel é uma figura marcante em nosso Município, servindo de inspiração aos demais cidadãos e, principalmente, para as futuras gerações”.

Primeira votação

De autoria da Mesa Diretora – presidente, Eduardo Dala Costa (MDB); vice-presidente, Rodrigo Correia (Podemos); primeira-secretária, Maria Cristina Hamera (PV); segundo-secretário, Romulo Faggion (União Brasil) – foi aprovado, em primeira votação, o Projeto de Lei nº 20, de 2024, acrescentando dispositivo à Lei nº 5.060, de 8 de dezembro de 2017, “para prever a extinção do cargo de Agente de Apoio, mantendo-o até o desligamento das servidoras lotadas no respectivo cargo e sem prejuízos as mesmas”.

Segunda votação

Sessão de cinema adaptada  

De autoria do vereador Rodrigo Correia (Podemos), foi aprovado o Projeto de Lei nº 66, de 2023, que dispõe sobre a obrigatoriedade da realização de sessão de cinema adaptada a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias. Pelo Projeto, “deverão ser respeitadas as seguintes condições: I - não exibir publicidades comerciais ou informes; II - autorizar a entrada e saída da família na sala de cinema durante toda a exibição; III - permanecer com as luzes levemente acesas; e IV - reduzir o volume do som do filme. Além disso, as sessões deverão ser identificadas com o símbolo mundial do espectro autista afixado na entrada da sala de exibição o valor dos ingressos não poderá exceder o praticado pelo cinema nas mesmas condições de dias e horários das exibições normais.”

Reutilização dos contêineres

Em segunda votação, aprovado o Projeto de Lei nº 112, de 2023, de autoria da vereadora Thania Caminski (PP), que dispõe sobre a reutilização dos contêineres empregados para depósitos de lixo. De acordo com o Projeto, “os contêineres de depósito de lixo inservíveis, ou seja, aqueles que não servem mais para seu uso originário e são passíveis de descarte pela administração, após tratamento sanitário adequado, serão destinados à fabricação de casas para animais de rua”.

Praça Valdecir Tumelero

Aprovado, em segunda votação, o Projeto de Lei nº 221, de 2023, de autoria do vereador Joecir Bernardi (PSD), denominando de Valdecir Tumelero a praça localizada no Bairro Parque do Som. De acordo com o Projeto, “Valdecir Tumelero, nasceu dia 5 de setembro de 1961, em Pato Branco. Filho de Arcides Tumelero e Dorotea Del Sent Tumelero e irmão de José Carlos, Valdenir e Luiz Alberto. Em 3 de julho de 1982, Valdecir casou-se com Neli Salete Gregolin Provenci, firmando residência no Bairro La Salle, onde residiram por 38 anos. O casal teve três filhos: Micheli Paula Tumelero, Paulo Henrique Tumelero e Mariana Luiza Tumelero”.

Em sua juventude, Valdecir trabalhou na atividade leiteira, na chácara de sua família. Já casado, trabalhou com panificação, na Empresa Fiat, na antiga Copabra Chevrolet e, por fim, se aposentou no Supermercado Brasão. Valdecir Tumelero era mais conhecido como “Bicudo”, sempre foi muito carismático e, apesar das dificuldades da vida, com seu bom humor, contagiava a todos a sua volta, conquistando inúmeros amigos ao longo de sua vida. Gostava muito de reunir a família nos finais de semana e tinha um amor imenso por seus netos: Caio, Ester, Maria Valentina e Sophia. Em agosto de 2019, descobriu um tumor na garganta, falecendo em 19 de julho de 2020, mas deixando boas lembranças aos seus familiares e amigos”.

Calendário Oficial de Datas e Eventos

De autoria da Mesa Diretora – presidente, Eduardo Dala Costa (MDB); vice-presidente, Rodrigo Correia (Podemos); primeira-secretária, Maria Cristina Hamera (PV); segundo-secretário, Romulo Faggion (União Brasil) – foi aprovado, em segunda votação, o Projeto de Lei nº 226, de 2023, consolidando as leis municipais relativas ao Calendário Oficial de Datas e Eventos do Município de Pato Branco.

A pauta da sessão - com os projetos completos, bem como, as correspondências, ofícios e projetos, lidos em Plenário, e os requerimentos e indicações apresentados - está disponível em: https://sapl.patobranco.pr.leg.br/sessao/pauta-sessao/2362/