Praça do bairro Jardim Primavera passará a ser chamada de “Praça do Rotary”

por Laiane Carniel publicado 06/05/2024 16h15, última modificação 10/06/2024 14h14
Guto Silva receberá Título de Cidadão Honorário de Pato Branco

O Legislativo aprovou, em Sessão Ordinária realizada nesta segunda-feira (6), três projetos em segundas votações, entre eles, a entrega de Título de Cidadão Honorário de Pato Branco para Luiz Augusto Silva e a denominação da Praça do bairro Jardim Primavera, como “Praça do Rotary”. No Grande Expediente, a vereadora Thania Caminski (PP) fez uma “Prestação de contas da causa animal”. Ainda, foi apresentada uma indicação e 24 requerimentos.

Segunda votação 

Título de Cidadão Honorário de Pato Branco para Luiz Augusto Silva

De autoria do vereador Lindomar Brandão (PP), foi aprovado, em segunda votação, o Projeto de Decreto Legislativo nº 6, de 2024, concedendo o Título de Cidadão Honorário de Pato Branco para Luiz Augusto Silva. De acordo com o Projeto, “o Título de Cidadão Honorário é a mais alta honraria que o Poder Legislativo concede aos cidadãos que se destacam no Município de Pato Branco e a outorga do título de Cidadão Honorário é uma maneira tangível e significativa de reconhecer e valorizar os esforços e dedicação do secretario estadual de Planejamento, Luiz Augusto Silva, em prol de Pato Branco”.

“Luiz Augusto Silva, mais conhecido como Guto Silva, nasceu em Maringá, em 11 de fevereiro de 1977. Filho de Valdetino Rafael da Silva e Sônia Ignês Tagliacollo Silva, tem três irmãos, João Paulo Silva, Rafaella Tagliacollo Silva de Miranda e Mariah Silva Galliazzi. Mudou-se para Pato Branco em 1981, casou-se com Karina Amadori, sendo pai de Francisco e Mariana. Guto é um exemplo de dedicação a sua família e a sua cidade, Pato Branco, onde iniciou sua carreira política.”

“Em 2009, foi eleito vereador em Pato Branco, o mais votado do município naquela eleição. Em 2012, mudou-se para Curitiba, onde exerceu o cargo de subchefe da Casa Civil do Governo do Paraná. Na sequência, foi eleito deputado estadual, em 2014, com 45.313 votos, pelo PSC, e reeleito em 2018, pelo PSD, com 66.412 votos, o mais votado do seu partido. Ainda em seu primeiro mandato, de fevereiro de 2017 a dezembro de 2018, ocupou a vice-presidência da Assembleia Legislativa do Paraná, presidência da Frente Parlamentar de Defesa do Comércio, presidência da Câmara de Comércio Paraná-Rússia e coordenador da Bancada Digital”.

“Guto Silva, além de político, é empreendedor, consultor internacional de negócios e professor universitário. Atuou na área de comércio exterior, rede de varejo e franquias e consultor internacional de empresas, do Sebrae/PR. Como trader e consultor internacional de negócios, já esteve em mais de 68 países na Ásia, África, América do Sul, América Central e do Norte, Europa e no Oriente Médio, desenvolvendo canais de abastecimento e estruturação de projetos e realizando negociações comerciais. Morou na Inglaterra, Portugal e Espanha.”

“É graduado em Administração, com habilitação para Comércio Exterior, pós-graduado em Gestão de Recursos Humanos e tem MBA em Gestão de Negócios, pela FAE Business School. Atualmente faz doutorado em Gestão de Negócios, pela Universidade Nacional de Misiones (AR) e tem Pós-MBA em Trends Innovation, pela Inova Business School, e formação de líderes em Economia Verde pela Universidade de Stanford. Como professor universitário de graduação e pós-graduação, teve artigos e livros utilizados como bibliografia da área internacional e foi citado em mais de 1.000 pesquisas de produção acadêmica, publicou dois livros pela editora Aduaneiras: Logística no Comércio Exterior e Gestão Global.”

“Foi autor do livro: Direito & Agronegócio: Ambiente de Negócios e Competitividade – Estudos em Homenagem à Ministra Tereza Cristina, do qual escreveu um capítulo, com tema Agronegócio no Paraná: Com sustentabilidade, do campo à mesa. E também teve participação no Livro: Energia Limpa – Aspectos Jurídicos e Sustentabilidade. Neste, abordou o artigo Hidrogênio Sustentável: O futuro é agora. Com ações paranaenses, Pesquisa e Desenvolvimento e Agronegócio. Com a eleição de Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) ao Governo do Estado, Guto foi nomeado secretário-chefe da Casa Civil, em 2019. Em 2023, recebeu o convite do governador para assumir a Secretaria do Planejamento, cargo que ocupa atualmente”.

Praça do Rotary

De autoria do vereador Rodrigo Correia (União Brasil), foi aprovado, em segunda votação, o Projeto de Lei nº 28, de 2024, denominando de Praça do Rotary, o logradouro público localizado no bairro Jardim Primavera. De acordo com o Projeto, o objetivo é oferecer um novo espaço, “já que no local onde existia a Praça do Rotary, foi edificado o possível terminal de embarque e desembarque de passageiros do transporte coletivo, sendo necessário a destinação de um novo espaço para que os companheiros possam desenvolver suas atividades”.

Crédito especial

De autoria do Executivo, foi aprovado, em segunda votação, o Projeto de Lei nº 53, de 2024, autorizando a abertura de crédito especial no valor de R$ 30 mil, junto à Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com o texto do Projeto, “esta iniciativa visa ajustar o orçamento municipal às novas exigências decorrentes dos contratos programa firmados com o Consórcio Intermunicipal de Saúde (CONIMS)”.

Grande Expediente

No Grande Expediente, a vereadora Thania Caminski (PP) utilizou o espaço para fazer uma “Prestação de contas da causa animal”. A vereadora falou sobre a importância da causa, ”ela envolve a defesa dos direitos e do bem-estar dos animais, que merecem serem tratados com respeito, dignidade e compaixão, pois são capazes de sentir medo, alegrias e dores”.

Thania também explicou que tornou-se vereadora, após anos de atuação como protetora. “Dessa maneira, muitas de minhas Emendas Impositivas foram destinadas para as entidades envolvidas na causa animal. Durante a minha Legislatura, também criei Leis que asseguram mais dignidade aos animais e acrescentei mais de 20 artigos na Lei do PROBEM - Programa Municipal de Proteção e Bem-Estar dos Animais - garantindo que as Políticas Públicas fossem mantidas e ampliadas”, prosseguiu a vereadora, informando outras ações realizadas, como a busca por recursos para a construção da Casa de Passagem e o auxílio para as frentes de trabalho da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

“Resumindo, a defesa da causa animal está ligada à promoção de uma sociedade mais justa  e empática. Por isso, continuarei com meus esforços na melhoria das condições da causa animal, porque é isso que ela precisa, todo dia ela precisa ser assistida, cuidada, e não só por essa vereadora, mas por todos. Todas as pessoas podem contribuir, inclusive, denunciando sempre que presenciar uma situação de maus tratos”, pediu Thania, agradecendo a todos que contribuem para este trabalho junto aos animais.

A pauta da sessão - com os projetos completos, bem como, as correspondências, ofícios e projetos, lidos em Plenário, e os requerimentos e indicações apresentados - está disponível em: https://sapl.patobranco.pr.leg.br/sessao/pauta-sessao/2379/