Poder Legislativo retorna com as Sessões Ordinárias

por Laiane Carniel publicado 01/02/2021 17h48, última modificação 01/02/2021 17h48

Nesta segunda-feira (01), a Câmara Municipal de Vereadores de Pato Branco retornou com as Sessões Ordinárias. Para 2021, a Mesa Diretora da 17º Legislatura conta com a seguinte composição, Joecir Bernardi (PSD) - presidente, Claudemir Zanco/Biruba (PL) - vice-presidente, Lindomar Rodrigo Brandão (DEM) - 1° secretário e Thania Maria Caminski Gehlen (DEM) - 2° secretária. Os demais, eleitos para a Legislatura 2021/2024, foram Dirceu Luiz Boaretto (Podemos),  Eduardo Albani Dala Costa (MDB), Januário Koslinski (PSDB), Marcos Junior Marini (Podemos), Maria Cristina de Oliveira Rodrigues Hamera (PV), Rafael Celestrin (PSD) e Romulo Faggion (PSL).

Nesta primeira sessão, foram lidos ofícios e projetos recebidos pela Casa e apresentados 40 requerimentos. O prefeito de Pato Branco, Robson Cantu, também participou da sessão e afirmou que se fez presente porque conta com a atuação de cada um dos vereadores na construção do seu projeto para Pato Branco. “Todos serão fundamentais para o sucesso da nossa gestão, vereadores, secretários, servidores, prefeito e a nossa vice. Vamos trabalhar dos bairros para o Centro, pois queremos a mesma qualidade em todos os locais, com educação, dignidade e emprego”, afirmou Robson.

O presidente da Câmara de Vereadores, Joecir Bernardi, também reafirmou o compromisso do Poder Legislativo em trabalhar para a sociedade. “Sabemos da importância do Poder Público na garantia de direitos, ainda mais, ao levarmos em conta o momento pela qual passamos. Então, quero afirmar para nossa população que estaremos sempre em busca de melhorias e trabalhando incansavelmente na busca de mais oportunidades, qualidade de vida para todos”, ressaltou Joecir.

Grande Expediente

No Grande Expediente, o vice-presidente Claudemir Zanco/Biruba (PL) fez uso da palavra e falou sobre o Aeroporto Municipal Juvenal Loureiro Cardoso - Aeroporto de Pato Branco, destacando as obras que foram realizadas até o momento e quais as necessidades futuras para a obra que, de acordo com o vereador, precisa contar mais ativamente com a Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop). “O projeto do aeroporto regional existe, mas sua efetiva construção e implantação requer mais de 10 anos de trabalho, enquanto o Aeroporto de Pato Branco já está edificado e em operação. Logo, precisamos que a entidade abrace a nossa causa e nos ajude a terminar as obras necessárias, garantindo que as demandas criadas sejam atendidas”, explicou Biruba.

Comissões

Ainda durante esta primeira sessão, foram escolhidos os membros das Comissões da Casa:

Comissão de Justiça e Redação

Dirceu Luiz Boaretto (Podemos) - Presidente

Romulo Faggion (PSL)

Thania Maria Caminski Gehlen (DEM)

Claudemir Zanco / Biruba (PL)

Eduardo Albani Dala Costa (MDB)

Comissão de Políticas Públicas

Januário Koslinski (PSDB)

Maria Cristina de Oliveira Rodrigues Hamera (PV)

Marcos Junior Marini (Podemos)

Comissão de Orçamento e Finanças

Marcos Junior Marini (Podemos)

Rafael Celestrin (PSD)

Lindomar Rodrigo Brandão (DEM)

A Comissão de Políticas Públicas e a Comissão de Orçamento e Finanças escolherá, em até 72h, seu presidente, entre os vereadores que participam de cada uma delas.  

Novidades e adequações

Pela primeira vez desde a criação da Câmara de Vereadores, em 1952, duas mulheres foram eleitas vereadoras. Maria Cristina de Oliveira Rodrigues Hamera, pelo Partido Verde (PV), e Thania Maria Caminski Gehlen, pelo Democratas (DEM). A vereadora Maria Cristina também foi a primeira vereadora a assumir a função de procuradora da Procuradoria da Mulher da Câmara de Vereadores, órgão independente da Casa, que teve sua criação a partir da promulgação da Resolução nº 9, assinada em 15 de dezembro de 2020.

Entre as principais funções da Procuradoria da Mulher, que teve sua designação assinada em 21 de janeiro de 2021, estão: receber e examinar denúncias de violação a direitos da mulher, encaminhando-as aos órgãos competentes; fiscalização de políticas públicas e de programas municipais para a igualdade entre homens e mulheres; e a promoção de campanhas educativas e antidiscriminatórias.

Ainda, foi a primeira vez que um vereador com necessidades especiais visuais foi eleito, Rafael Celestrin, pelo Partido Social Democrático (PSD). Desde que foi eleito, a Câmara de Vereadores vem fazendo adequações, entre elas, a instalação de software que faz a leitura da tela dos computadores utilizados pela vereador; a mudança de salas, para oferecer uma com fácil acesso; e a aquisição de identificador sonoro para o elevador que, após todas as tramitações legais, será instalado ainda durante o mês de fevereiro.

Rafael também realizou a impressão de placas de identificação, em braile, para as salas. As placas estão sendo instaladas pelos servidores da Casa, com término previsto para a segunda semana de fevereiro.  

A pauta completa da sessão está disponível em: https://sapl.patobranco.pr.leg.br/sessao/pauta-sessao/2043/.