Pioneiros da aviação paranaense recebem Moções de Aplauso
Em cerimônia realizada no sábado (22), no hangar do Clube de Aviação Pato Branco (CAP), a Câmara Municipal de Vereadores de Pato Branco entregou Moções de Aplauso para Eloy Biezus e William Starostik Filho, pioneiros da aviação paranaense. As homenagens foram entregues pela Mesa Diretora – presidente Thania Caminski (PP), vice-presidente Eduardo Dala Costa (MDB), primeiro-secretário Romulo Faggion (União Brasil) e segunda-secretária Maria Cristina Hamera (PV) – juntamente, com os vereadores Claudemir Zanco (PL), Januário Koslinski (PSDB) e Rodrigo José Correia (Podemos).
Na solenidade, que antecedeu o Show Aéreo, onde aeronaves realizaram apresentações e acrobacias, também participaram o presidente do Clube de Aviação Pato Branco (CAP), Fred Muniz; o diretor de Eventos do CAP, Cássio Telles; o prefeito Robson Cantu; e Luiz Fernando Guerra, pai do deputado estadual Luiz Fernando Guerra Filho, que, na ocasião, também entregou homenagens feitas pela Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) aos pilotos.
Biografias
- Eloy Biezus
De autoria dos vereadores Claudemir Zanco - Biruba (PL), Eduardo Dala Costa (MDB), Januário Koslinski (PSDB), Maria Cristina Hamera (PV), Romulo Faggion (União Brasil) e Thania Caminski (PP), foi entregue a Moção de Aplauso nº 14, de 2023, ao empresário Eloy Biezus, pelos anos de dedicação e atuação na área da aviação empresarial. Na ocasião, a homenagem foi recebida por Luiz Possobom.
De acordo com o texto da Moção, o empresário comandante Eloy Biezus nasceu em Francisco Beltrão, em 23 de janeiro de 1954, e sua história teve início na década de 70, quando tirou seu brevê de piloto. Na década de 80, assumiu uma empresa, na cidade de Foz do Iguaçu, e criou a Helisul que, atualmente, é a maior operadora de helicópteros da América Latina e pioneira nas Operações de Serviço Aéreo Especializado e Aeromédico. Pelo Sudoeste do Paraná, em 1994, Eloy Biezus trouxe uma linha aérea, que ligava Francisco Beltrão e Pato Branco a Curitiba, diariamente. Já o transporte aeromédico foi implantado em 2011 e, desde então, mais de 15 mil pacientes foram salvos. Ao longo dos anos, a empresa expandiu-se e, atualmente, conta com mais de 55 aeronaves em sua frota, contando com bases de operações em Curitiba, Rio de Janeiro, Florianópolis, Belém, São Paulo e Brasília, com isso, mais de cinco milhões de passageiros já tiveram o privilégio de ver dos céus a beleza do mundo.
Com a dedicação de sua vida toda e apoio de amigos, entrou para a lista dos maiores Aviadores Brasileiros. Sempre investindo para entregar o melhor para seus clientes, Eloy também restaura e preserva aeronaves históricas. Na antiga propriedade de seus pais, em Barra Grande, além de manter uma pista de aviação homologada pela ANAC, também é possível encontrar estacionado e em pleno funcionamento, um Boeings que adquiriu da extinta Vasp.
Além dele, a Helisul também adquiriu um Boeing 737, da Força Aérea Brasileira, que servia a Presidência da República e que se encontra em exposição na Rodovia das Cataratas. Recentemente, importou dos Estados Unidos, a aeronave North American T6, que também voou na Força Aérea Brasileira e fez parte da Esquadrilha da Fumaça.
- William Starostik Filho
Também de autoria dos vereadores Claudemir Zanco - Biruba (PL), Eduardo Dala Costa (MDB), Januário Koslinski (PSDB), Maria Cristina Hamera (PV), Romulo Faggion (União Brasil) e Thania Caminski (PP), foi entregue a Moção de Aplauso nº 15, de 2023, ao empresário William Starostik Filho, entusiasta da aviação.
William Starostik Filho nasceu em Curitiba, no dia 11 de julho de 1984, e fundou o Museu WS, que fica na cidade de Campo Largo, sendo um dos poucos museus de aviação no Brasil e o único com todas as aeronaves totalmente operacionais. Atualmente, conta com 20 aeronaves que fizeram a história da aviação mundial. Aviões que foram utilizados para treinos na Segunda Guerra Mundial, bem como, aeronaves que, efetivamente, voaram na Guerra do Vietnam, como o Boeing Stearman, North American T6, o Cessna Bird Dog e até o famoso “Sapão” Bell UH-1H.
Ainda de acordo com o Projeto, “o T6 é um dos clássicos da aviação brasileira, e o museu recebeu recentemente uma aeronave que voou na Esquadrilha da Fumaça, sob o comando do Coronel Artur Braga, uma lenda da aviação brasileira. A aeronave estava localizada no aeroporto Campo de Marte, em São Paulo e, agora, passará por um processo de restauração. Com isso, William é um dos responsáveis por manter viva a história da aviação no Brasil e dedica boa parte de seu tempo e de seus recursos financeiros a isso”.