Pato Branco poderá ter Museu de Som e Imagem do Futsal
Em Sessão Ordinária, realizada nesta quarta-feira (19), os vereadores apresentaram e aprovaram nove indicações e 17 requerimentos que abordaram diversos temas, entre eles, a solicitação de informações sobre o planejamento e a execução de obras; a manutenção de espaços públicos, como o Parque Cecília Cardoso e a praça municipal; providências para a limpeza e a manutenção de calçadas e terrenos; e a realização de estudos técnicos para implantação de faixa elevada e pavimentação de ruas. Na Participação de Convidados, esteve presente o entusiasta do esporte Heber Sutili, para falar sobre a “Implantação do museu de som e imagem do futsal, no Município de Pato Branco.” Durante a Sessão também foi realizada a leitura de Ofício - Denúncia, o qual foi rejeitado por unanimidade de votos.
Ofício - Denúncia
Por unanimidade de votos, foram rejeitados os Ofícios - Denúncia nº 2 e nº 3, de 2025. O documento, protocolado pelo cidadão Marcelo Schinobli, “requerendo instauração de procedimento investigatório e a adoção das medidas disciplinares cabíveis”, com relação a alegação do mesmo de que o vereador Eduardo Albani Dala Costa (Republicanos) o havia ameaçado - por meio de gestos, durante Sessão Ordinária, realizada em 3 de fevereiro de 2025 - foi dividido em duas denúncias para serem feitas duas votações, tendo em vista o conteúdo do texto que pedia a abertura de uma Comissão Processante e abertura de uma Comissão de Ética Parlamentar. Após a leitura do documento, o vídeo em que se baseava a denúncia foi reproduzido em Plenário, para todos assistirem. Ao término, as duas denúncias foram votadas e ambas foram rejeitadas por todos os vereadores. O vereador Eduardo Dala Costa (Republicanos) absteve-se de votar.
Participação de Convidados
Convidado pelos vereadores Alexandre Zoche (PRD) e Rodrigo Correia (União Brasil), por meio do Requerimento nº 86, de 2025, esteve presente, na Participação de Convidados, o entusiasta do esporte Heber Sutili para falar sobre a “Implantação do museu de som e imagem do futsal, no Município de Pato Branco.”
“O objetivo aqui é apresentar a ideia de criar um museu de som e imagem sobre a história do futsal, basquete, futebol e outros esportes de Pato Branco. Inicialmente, estamos focando no futsal, com a adesão do Pato Basquete, e expandiremos para outros esportes. Tenho 14 anos de envolvimento com o futsal, passando por clubes como o Atlético, Pato Futsal e Marreco, e também com o futebol de campo, incluindo o título da terceira divisão em 2009”.
“A ideia do museu surgiu a partir de uma conversa com um amigo de meu filho, que me chamou de "museu" pela coleção de camisas e histórias que possuo. Com isso, comecei a desenvolver o conceito de um museu que contasse as histórias do esporte local por meio de imagens, vídeos e objetos, como troféus e camisas”.
“A proposta é incluir histórias pitorescas e interativas, permitindo que as pessoas escolham ídolos do futsal e conheçam eventos marcantes, como a origem da camisa preta do Pato Futsal em 2006. Teremos também espaços dedicados ao Pato Futsal e ao Pato Basquete, além de colaborar com a imprensa local para trazer mais perspectivas”.
“Precisamos de apoio para a seção de um espaço na Arena, onde o museu será instalado, sem custos para o município, com o apoio de empresas privadas. A expectativa é concluir o projeto até o final deste ano, com a entrega do museu ao Pato Futsal para a sua gestão. A ideia é expandir para outros esportes no futuro”, concluiu Heber.
A pauta da sessão - com os projetos completos, bem como, as correspondências, ofícios e projetos, lidos em Plenário, e os requerimentos e indicações apresentados - está disponível em: https://sapl.patobranco.pr.leg.br/sessao/pauta-sessao/2465/