Pato Branco inicia a vacinação contra COVID-19

por Laiane Carniel publicado 20/01/2021 18h13, última modificação 20/01/2021 18h13
Primeiras doses foram aplicadas em profissionais da saúde, na manhã desta quarta-feira (20)

Um dia histórico para Pato Branco, a quarta-feira (20) foi marcada pelo início da vacinação contra a COVID-19. A solenidade foi realizada no Largo da Liberdade e contou com a presença do presidente da Câmara de Vereadores, vereador  Joecir Bernardi (PSD), e dos vereadores Dirceu Boaretto (PODE), Eduardo Dala Costa (MDB), Lindomar Brandão (DEM), Maria Cristina Hamera (PV), Rafael Celestrin (PSD), Romulo Faggion (PSL) e Thania Maria Caminski (DEM).

As primeiras doses da vacina foram aplicadas em Eunicia de Souza Lourenço, gerente de Enfermagem da UPA 24h e que há 37 anos atua na área da enfermagem; Clarice Maria Bernardo de Almeida, técnica de enfermagem da UPA 24h e que atua há 34 anos como servidora pública, na área da enfermagem; Roberto Rivas, médico que conta com 27 anos de serviços prestados ao serviço público do município; e William Holderied, médico regulador e intervencionista do SAMU 192.

De acordo com o presidente da Câmara de Vereadores, Joecir Bernardi, as ações de enfrentamento da COVID-19 sempre foram prioridade na Câmara de Vereadores e espera-se que este ato seja o início da retomada da normalidade. “Só quem vive o dia a dia da COVID, e neste momento ressalto os profissionais da saúde, sabe o quão dramático é. Não tenho dúvidas de que esta pandemia será um fato histórico, porque o mundo e a sociedade mudaram. Se antes demorávamos anos para desenvolvermos vacinas, nossos cientistas conseguiram fazer isso em meses e, hoje, Pato Branco renova suas esperanças.  A vacina é o início da retomada”, ressaltou ele.

As vacinas foram entregues na tarde desta segunda-feira (19), no Aeroporto de Pato Branco. São 1.472 doses correspondentes as primeiras de duas, que cada uma das pessoas a serem vacinadas vão receber. Em um intervalo de 21 a 28 dias, a segunda dose, que está reservada em Curitiba, deve ser transportada para a região. De acordo com o Plano de Vacinação, as primeiras doses serão para os profissionais da saúde.

O Governo Estadual afirmou que a intenção é vacinar 80% da população, acima de 18 anos, até o final de maio. No entanto, para que isso ocorra é necessário que novas doses de vacina sejam importadas, e outras tantas sejam produzidas no Brasil, e disponibilizadas para a aplicação, em havendo a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Contudo, o País depende de chegada de componentes para a produção das vacinas.

As autoridades ressaltam que é necessário que as medidas que vem sendo amplamente cobradas nos últimos 10 meses sejam mantidas; higienização constante, uso de máscara e não aglomeração.