Pastor Ezequiel Machado recebe Título de Cidadão Honorário de Pato Branco

por Laiane Carniel publicado 17/06/2022 11h49, última modificação 17/06/2022 11h49
Entrega da homenagem, a primeira feita para um pastor, em 68 da existência da Assembleia de Deus, em Pato Branco, foi realizada pela Câmara de Vereadores, na noite de quarta-feira (15)

O Legislativo pato-branquense entregou, na noite de quarta-feira (15), o Título de Cidadão Honorário de Pato Branco ao pastor Ezequiel Machado. A homenagem é a mais alta honraria entregue pela Casa e reconhece o homenageado como um conterrâneo, um filho de Pato Branco, por seus relevantes serviços prestados à comunidade. A solenidade, que contou com a presença da família, amigos, pastores e suas esposas, bem como, autoridades e a imprensa, marcou a história de Pato Branco como sendo a primeira entrega de Título de Cidadania Honorária, realizada para um pastor, em 68 anos de existência da Assembleia de Deus, em Pato Branco, conforme informou o ex-vereador Vilmar Maccari, proponente da honraria.

 

Homenagens

Após a entrega do Título, que havia sido aprovado por unanimidade de votos, em Sessões Ordinárias realizadas nos dias 18 e 25 de novembro de 2020, a assessora da deputada estadual Cantora Mara Lima, líder da Bancada Evangélica na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), Kelli Regina Franco, homenageou o pastor cantando o hino de louvor, “Soldado Lutador”, de Mara Lima. Na sequência, os pastores, juntamente, com suas esposas e a comunidade evangélica, presentes no evento, também cantaram o hino de louvor “O escudo”, da Voz da Verdade, e, ao final, o pastor Neuri Racoski entregou uma placa ao pastor Ezequiel. Os filhos de Ezequiel e o neto, que não residem em Pato Branco, enviaram vídeos o parabenizando. As homenagens emocionaram o público presente.

 

Autoridades e Cidadão Honorário

O presidente da Câmara de Vereadores, Claudemir Zanco – Biruba (PL), disse acreditar que a homenagem ao pastor Ezequiel reconhece a importância de pessoas cuja missão de vida é levar mensagens positivas para quem as precisa. “Não é só ele que está sendo homenageado neste ato e sim toda a comunidade evangélica de Pato Branco, pois muitos homens e mulheres, assim como ele, estão há anos levando boas mensagens. Além disso, temos muitas famílias que ainda estão desassistidas, passando fome e frio, e são diversas as ocasiões em que um pastor as visita, fazendo os encaminhamentos necessários e levando acalento, é um trabalho de missão. É uma homenagem linda, que vem em um momento em que o Brasil precisa de lideranças como a do senhor, em um momento em que nós precisamos refletir nossa existência e trabalhar, principalmente, a humanidade, pois toda a nossa riqueza permanece aqui, o que guardamos é o que fazemos de bem ao próximo”, enfatizou o presidente.

A diretora de Gestão, na Secretaria Municipal de Assistência Social, pastora Sivonei Delgado da Conceição que, no ato, representou o prefeito de Pato Branco, contou um pouco de sua trajetória enquanto pastora e afirmou que se sentiu homenageada com a entrega do reconhecimento ao pastor Ezequiel. “A honraria que o pastor recebeu é fruto do legado que ele plantou no decorrer de muitos anos. A bíblia diz que ‘aqueles que semeiam chorando, colherão com júbilo’ e o seu dia chegou, a sua hora chegou, o seu momento de júbilo e de reconhecimento, pela sociedade de Pato Branco, chegou. Deus faz todas as coisas perfeitas, Ele nunca adianta, Ele nunca atrasa, mas tudo acontece no seu devido tempo. Assim como o senhor, quando chegou nessa cidade, jamais imaginava chegar esse dia, de ser reconhecido e ser dito: - és um filho de Pato Branco, é um filho amado! Filho que, com certeza, vai deixar um legado para muitas gerações e ser referencial, um pilar, para elas se espelharem”, concluiu Sivonei.

O autor da homenagem, o ex-vereador Vilmar Maccari, após agradecer os servidores da Casa pela organização do evento e pela presença de cada uma das pessoas que vieram participar desse momento, contou que foi com muita honra e alegria que apresentou a proposição de reconhecê-lo como Cidadão Honorário. “É com o coração cheio de alegria que celebramos este momento, onde temos a oportunidade de aqui, na Casa do Povo, valorizar o trabalho desse valoroso homem de Deus, que preencheu todos os requisitos para receber essa honraria, pelo trabalho que fez e está fazendo, no desenvolvimento espiritual e social, e por ter muito amor pelas pessoas e pela obra de Deus”, considerou Maccari.

De acordo com ele, atualmente, a Igreja Assembleia de Deus de Pato Branco, na presidência no pastor Ezequiel, tem, aproximadamente, 20 congregações distribuídas pelos bairros e comunidades do município, totalizando cerca de dois mil membros e congregados, envolvendo mais de 150 obreiros, sendo boa parte deles, voluntários. “Por isso, as autoridades e a população de Pato Branco têm muito a agradecer ao seu trabalho de resgate social, pois pessoas que estavam a mercê da sociedade, sob sua liderança e trabalho, foram resgatadas”, disse.

Maccari também explicou a importância do reconhecimento para a Assembleia de Deus. “Em 68 anos da existência da Assembleia de Deus, em Pato Branco, é a primeira vez que um pastor recebe tão grande honraria, que é o Título de Cidadão Honorário, e o senhor, pastor Ezequiel, o recebeu, por relevantes trabalhos realizados a todos, que sempre podem contar com sua mão amiga, estendida para acolher quem precisar”, finalizou Maccari.

O homenageado da noite, pastor Ezequiel, agradeceu o Título, o vereador Maccari e a cada um dos presentes, em especial, sua esposa Geny, que há 48 anos e meio está a sua lado, ajudando e participando do trabalho de Deus. “Quero dividir com ela a homenagem e a alegria, pois sozinho não se chega a lugar nenhum, então a agradeço por termos chegado até aqui. Também agradeço minha neta Brenda e a todos os servidores da Câmara e a imprensa. Que deus abençoe a cada um”, disse ele.

“Quero dizer que, quando cheguei em Pato Branco, eu já a assumi como minha cidade, como minha casa, e o povo de Pato Branco como o meu povo e, assim então, fui acolhido. Eu só tenho a agradecer e ter como compromisso, fazer mais do que já tenho feito, é o desejo do meu coração. O meu abraço a todos e continuarei à disposição, para fazer aquilo que estiver ao meu alcance. Obrigado e que Deus abençoe a todos”, desejou o pastor Ezequiel.

Biografia do homenageado

Ezequiel Machado nasceu em Abelardo Luz (SC), em 28 de dezembro de 1953, é filho de João de Souza Machado e Maria Ursulina Machado. Pastor Ezequiel é residente e domiciliado neste município de Pato Branco, casado com Geny Soares Machado, com quem tem quatro filhos: David, Oséias, Roseli e Josué; seis netos: Aline, Sabrina, Samara, Ezequiel, Brenda e Benjamin; e um bisneto: Arthur. Ezequiel é Bacharel em Teologia e possui especialização em Resolução de Conflitos. Foi gerente em uma laminadora, em Clevelândia, entre os anos 1969 à 1976.

Em 25 de abril de 1976 foi ordenado presbítero, pela Igreja Evangélica Assembleia de Deus, na cidade de Pato Branco, sendo que, em 30 de janeiro de 1977, foi integrado à Convenção das Igrejas Assembleia de Deus de Santa Catarina e Sudoeste do Paraná (CIADESCP), trabalhando como missionário pioneiro em vários municípios do Oeste de Santa Catarina e Sudoeste do Paraná.

Assumiu a presidência da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, em Pato Branco, em 19 de fevereiro de 1994, exercendo a função de coordenador da Associação dos Pastores de Pato Branco (ASPEP) e participou da diretoria para a construção do Hospital do Câncer e Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, recebendo moção da Assembleia Legislativa do Paraná. Também nesse período, de 1994 à 2003, foi pastor na Igreja Assembleia de Deus.

Em 2003, foi trabalhar em algumas cidades de Santa Catarina e, em Porto Belo, recebeu Moção de Louvor, da Câmara de Vereadores desta cidade. Retornou a Pato Branco em 10 de janeiro de 2013, onde permanece pastoreando a Igreja e mais 18 congregações, realizando um trabalho social de aconselhamento pastoral às famílias, assistência às famílias carentes - com a distribuição de cestas básicas - e apoio missionário à diversas cidades no Paraná e Oeste Catarinense.

Foi secretário da União dos Ministros da Assembleia de Deus da Região Sul (UMADERSUL) e, atualmente, é o 2° vice-presidente da Convenção das Igrejas Assembleia de Deus de Santa Catarina e Sudoeste do Paraná (CIADESCP).

De acordo com o Projeto apresentado, na ocasião da votação de seu Título, “Ezequiel vem escrevendo uma história de dedicação e sucesso e o Título de Cidadão Honorário é um reconhecimento pelo trabalho que vem desenvolvendo em nossa cidade, levando aos fiéis a palavra de Deus e evangelizando de maneira que todos se sintam bem em participar da Igreja Evangélica Assembleia de Deus”.