Paróquia Cristo Rei recebe Moção de Aplauso pelos 40 anos de evangelização
Os vereadores aprovaram, durante a Sessão Ordinária, realizada nesta segunda-feira (25), dois projetos em segundas votações. Durante a Sessão, também foi realizada a entrega de Moção de Aplauso para a Paróquia Cristo Rei, pelos 40 anos de evangelização. Na Participação de Convidados, a representante do Conselho Municipal dos Direitos Humanos da Mulher de Pato Branco, Ana Lúcia Mendes, falou sobre o “Dia Internacional de Luta Contra a Violência à Mulher”, celebrado em 25 de novembro. Também foram apresentados 29 requerimentos.
Segunda votação
Estrada Rural Municipal “Pedro Martinello”
De autoria do vereador Rodrigo Correia (União Brasil), foi aprovado em segunda votação, o Projeto de Lei nº 145, de 2024, denominando de “Pedro Martinello” a estrada rural municipal, localizada na Linha Martinello.
Pelo Projeto, “Pedro Martinello nasceu em 29 de junho de 1894, em Criciúma (SC), filho de Valentim Martinello e Maria Zatta, imigrantes vindos da Itália. Seu Pedro casou-se com dona Maria Peruqui e desta união nasceram nove filhos: Deonizio, Lidia, Severino, Izidoro, Gracioso, Alzemiro, Iracema, José e Lucia. Com sua família, mudou-se para Vila Nova, hoje Pato Branco, e aqui construiu uma vida pautada no trabalho árduo, honestidade, generosidade e muita fé”.
“Embora nunca tenha deixado de manifestar sua fé, Pedro sentia muita falta de frequentar a igreja, pois na época não havia igreja nesta região, foi então que conversou sobre o assunto com seus amigos Pedro Bortot e Pedro Tatto, momento em que decidiram dar os primeiros passos para a construção da primeira igreja de Pato Branco, Igreja São Pedro Apóstolo, que recebeu São Pedro como padroeiro, em homenagem aos três amigos: Pedro Bortot, Pedro Tatto e Pedro Martinello. O homenageado faleceu em 11 de julho de 1971.”
Centro de Convivência da Pessoa Idosa de Pato Branco
De autoria do Executivo, foi aprovado, em Segunda votação, o Projeto de Lei nº 116, de 2024, instituindo o Centro de Convivência da Pessoa Idosa de Pato Branco. De acordo com o texto, o Projeto visa apenas a alteração de nomenclatura de um espaço da municipalidade, “considerando que a unidade mantida pela Secretaria de Assistência Social, denominada e conhecida por “Centro-Dia”, é na verdade um Centro de Convivência, faz-se necessário alterar a Lei nº 1.833, de 16 de junho de 1999, a fim de corrigir a nomenclatura dada para a referida unidade. Os presentes ajustes se fazem necessários, pois a nomenclatura errada da unidade pode prejudicar até mesmo a obtenção de recursos das demais esferas de governo, bem como, causar confusão na comunidade, já que as atividades desempenhadas no Centro de Convivência não se confundem com as desempenhadas em um Centro-Dia”.
Moção de Aplauso a ser concedida à Paróquia Cristo Rei, pelos 40 anos de evangelização
De autoria do vereador Rodrigo Correia (União Brasil), foi entregue a Moção de Aplauso nº 30, de 2024, para a Paróquia Cristo Rei, pelos 40 anos de evangelização em nosso Município. No ato, a mesma foi representada pelo Excelentíssimo Reverendíssimo Dom Edgar Xavier Ertl, Bispo Diocesano; Reverendíssimo Frei Claudimir Antônio Falkowski, Pároco da Paróquia Cristo Rei; e Padre Adilson David Hwang, Vigário Paroquial,
De acordo com o texto da Moção, “a Paróquia Cristo Rei, formada em 1984, surgiu da necessidade de uma nova capela no bairro Cristo Rei, que até então fazia parte da Paróquia São Pedro Apóstolo. A ideia inicial foi de José Geron e a mesma se concretizou com eventos de arrecadação, que incluíram a primeira missa sob uma árvore e uma churrascada que garantiu a compra do terreno para a capela. Com a autorização da Diocese e a ajuda de voluntários, a comunidade estabeleceu a nova paróquia”.
“Em 1984, a Paróquia foi formalmente estabelecida, com a designação do Padre Giuseppe Bertolli, e a comunidade cresceu com eventos e batismos. Em 1985, a paróquia recebeu uma bênção apostólica do Papa João Paulo II e, em 1986, houve a chegada das Irmãs Franciscanas da Congregação das Pequenas Irmãs, trazendo novos impulsos para a evangelização. O Centro Comunitário foi inaugurado, em 1986, e a construção da Igreja Matriz Cristo Rei começou em 1997. A igreja, projetada com símbolos litúrgicos e detalhes bíblicos, é um testemunho da dedicação e fé da comunidade, ao longo dos 40 anos, sendo reconhecida pela Câmara Municipal de Pato Branco por sua contribuição espiritual e social”.
Participação de Convidados
Convidada pela vereadora Maria Cristina Hamera (União Brasil), por meio do Requerimento nº 1404, de 2024, esteve presente, na Participação de Convidados, a representante do Conselho Municipal dos Direitos Humanos da Mulher de Pato Branco, Ana Lúcia Mendes, falando sobre o “Dia Internacional de Luta Contra a Violência à Mulher”, celebrado em 25 de novembro.
“O dia 25 de novembro foi instituído como o Dia Internacional de Eliminação da Violência contra Mulheres e Meninas em homenagem às Irmãs Mirabal, mortas, em 1960, na República Dominicana. A data foi estabelecida pelas Nações Unidas, em 1989, e, em 2023, mais de 85 mil mulheres foram vítimas de violência no mundo, com uma mulher sendo morta a cada 10 minutos. A violência contra a mulher não se limita ao abuso físico, mas inclui violência psicológica, sexual, patrimonial e moral”.
“É preocupante que, apesar dos avanços em campanhas e datas como essa, a violência continua a crescer, refletida em números alarmantes. A conscientização e a educação são essenciais para combater essa epidemia. A sociedade precisa se envolver ativamente, denunciando e apoiando as vítimas, por meio de canais como o 180 e o 190. A violência psicológica, muitas vezes silenciosa, acontece dentro de casa, que deveria ser um lugar seguro”.
“O discurso conclama a todos a serem a semente da mudança, começando agora, educando, discutindo e combatendo a violência. A construção de uma sociedade mais justa e respeitosa depende da ação de todos, a partir de atitudes diárias. É necessário que a violência seja tratada com a seriedade que ela exige, para que um dia o 25 de novembro não precise mais existir”.
A pauta da sessão - com os projetos completos, bem como, as correspondências, ofícios e projetos, lidos em Plenário, e os requerimentos e indicações apresentados - está disponível em: https://sapl.patobranco.pr.leg.br/sessao/pauta-sessao/2446/