Mobilização em Pato Branco visa implantação de Unidade Regional de Acolhimento para Mulheres Vítimas de Violência
Na sexta-feira (7), no espaço da Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal, foi realizada uma reunião entre representantes de entidades pato-branquenses, do Legislativo de Pato Branco e da Associação das Câmaras Municipais do Sudoeste do Paraná (ACAMSOP) para uma mobilização para implantação de uma Unidade Regional de Acolhimento para Mulheres Vítimas de Violência.
Estiveram presentes no encontro, a representante do Provopar Pato Branco, Cleuza Chioquetta; a representante da Casa de Apoio Gama, Lucineti Cordeiro; a presidente do Bairro Gralha Azul, Marinês Walker; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Simone Castro; e a procuradora da Mulher da Câmara, vereadora Anne Gomes.
O encontro foi realizado com o presidente da ACAMSOP e vereador de Pato Branco, Claudemir Zanco, com o objetivo de unir forças em busca de recursos para viabilizar a Unidade. De acordo com os presentes, como a ideia é de que os atendimentos sejam para a região, a intenção é contar com o apoio da ACAMSOP, na articulação entre os municípios. “O apoio da entidade será fundamental, tanto para fortalecer essa luta quanto para buscar recursos para a implantação”, disse a procuradora da Mulher, Anne Gomes.
Ela explicou, ainda, que a iniciativa busca garantir segurança, apoio psicológico, assistência social e a reinserção das mulheres na sociedade, com serviços e atendimentos oferecidos em uma estrutura adequada para receber mulheres em situação de vulnerabilidade.
O presidente da ACAMSOP acolheu a demanda. “Temos interesse e disposição para apoiarmos a causa, que terá um impacto muito positivo, fazendo a diferença na vida dessas mulheres. Atualmente, a Associação já conta com 32 Câmaras Municipais filiadas e atuantes, que poderão mobilizar-se e trabalhar em parceria, para que a Unidade Regional se torne realidade”, afirmou o presidente.