Mesa Diretora de Pato Branco realizará Câmara Itinerante
O Legislativo de Pato Branco reuniu-se para Sessão Extraordinária, nesta segunda-feira (30), para alterar, provisoriamente, o local das Sessões para realizar a Câmara Itinerante. A intenção é aproximar o Poder Público dos cidadãos realizando as Sessões em diversos espaços de Pato Branco. Com a aprovação do Projeto de Resolução nº 1, de 2023, as Sessões Ordinárias serão realizadas, sempre a partir das 13h30, nos seguintes locais:
1º de fevereiro de 2023: Complexo Esportivo Municipal Frei Gonçalo (Auditório do Largo da Liberdade) - rua Arariboia, 1222, bairro La Salle;
6 de fevereiro de 2023: Auditório da Delegacia da Mulher - rua Tocantins, 1941, Centro;
8 de fevereiro de 2023: Auditório da Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB) - rua Xavantes, 315, Centro;
13 de fevereiro de 2023: Tribunal do Júri do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), rua Benjamin Borges dos Santos, 1100, bairro Fraron;
15 de fevereiro de 2023: Auditório da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), via do Conhecimento, s/n-KM 01, Bairro Fraron;
27 de fevereiro de 2023: Auditório do Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Pato Branco e Região (Sindicomércio), rua Nereu Ramos, 524, Centro;
1º de março de 2023: Auditório do Centro Universitário Mater Dei (UNIMATER), rua Mato Grosso, 200, Centro.
Ainda pelo Projeto de Resolução, caso sejam necessárias Sessões Extraordinárias, as mesmas serão realizadas no Complexo Esportivo Municipal Frei Gonçalo, no Auditório do Largo da Liberdade, nos dias e horários a serem determinados e divulgados.
A presidente da Mesa Diretora, vereadora Thania Caminski (PP), explicou que a intenção, ao realizar a Câmara Itinerante, além de aproximar Poder Público e cidadãos, ao levar as Sessões para diferentes espaços que atendem públicos diferentes, como acadêmicos, empresários, comerciários e forças de segurança, é manter um espaço com qualidade para o público que acompanha as sessões presencialmente, tendo em vista que o Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Pato Branco está passando por obras de adequações em sua infraestrutura, visando melhorar a acessibilidade, e não poderá ser utilizado pelas próximas semanas.
“Poderíamos realizar as sessões em nossa Sala de Reuniões, mas, em virtude do espaço ser pequeno, teríamos que limitar a presença de público e não poderíamos disponibilizar a Participação de Convidados e a Tribuna Livre. Assim, a Mesa Diretora viu como uma oportunidade da Câmara ir até o cidadão, por meio da Câmara Itinerante”, afirmou a presidente Thania.
Infraestrutura
Ainda em 2022, por solicitação do então presidente da Câmara de Vereadores, Claudemir Zanco - Biruba (PL), teve início o processo de reestruturação de alguns espaços da Casa, para melhor atender as necessidades internas, como as reuniões das Comissões Permanentes, e melhor receber os cidadãos, com a readequação do Plenário, para melhorar a acessibilidade do espaço, tendo em vista que o mesmo possuía um degrau, dificultando o deslocamento, em segurança, dos mais diversos públicos que passam pelo espaço, mensalmente.
Após os trâmites legais, em 13 de dezembro de 2022, foi assinada a Ordem de Serviço, no valor de R$ 160 mil, com a empresa Inovatta Indústrias de Móveis LTDA, para o mobiliário. Já a Ordem de Serviço para as adequações da infraestrutura, foi assinada em 17 de janeiro de 2023, com a empresa S. J. Prestação de Serviços LTDA, no valor de R$ 510.244,57. Ambas tem o prazo máximo de 90 dias para a conclusão e entrega dos trabalhos.