Mauroney Aparecido de Andrade recebe Moção de Aplauso pela atuação no Rotary Clube Pato Branco Sul
Em Sessão Ordinária, realizada nesta quarta-feira (27), os vereadores aprovaram a Prestação de Contas 2020 do Município de Pato Branco. Durante a Sessão, também foi realizada a entrega de Moção de Aplauso para Mauroney Aparecido de Andrade, pelo seu notável trabalho e voluntariado frente a presidência do Rotary Clube Pato Branco Sul - Gestão 2022/23. No Grande Expediente, a vereadora Maria Cristina Hamera (PV), falou sobre “As providências referentes à Procuradoria da Mulher”. Na Tribuna Livre, Samuel Staczwski Santos falou sobre “Políticas públicas e atuação dos Partidos dos Trabalhadores em Pato Branco”. Ainda, foi apresentadas três indicações e 20 requerimentos.
Segunda votação
Em segunda votação, ainda durante a Sessão Ordinária, foi aprovado o Projeto de Decreto Legislativo nº 6, de 2023, de autoria da Comissão de Orçamento e Finanças (COF), com a “Prestação de Contas do Município de Pato Branco, relativa ao Exercício Financeiro de 2020”. De acordo com o Regimento Interno, nas sessões em que se devam discutir as contas do Município, a Ordem do Dia será destinada exclusivamente à matéria.
Moção de Aplauso
De autoria do vereador Claudemir Zanco (PL), foi entregue a Moção de Aplauso nº 27, de 2023, para Mauroney Aparecido de Andrade, pelo seu notável trabalho e voluntariado frente a presidência do Rotary Clube Pato Branco Sul - Gestão 2022/23, demonstrando um compromisso inabalável com a comunidade e sua liderança inspirando a participação de todos em diversas campanhas e eventos, impactando positivamente a vida de muitos.
De acordo com o Projeto, “além de suas atividades profissionais, desempenhadas no 1º Tabelionato de Notas de Pato Branco, Mauroney é ativo na sociedade pato-branquense e, junto ao Rotary Clube, sob sua gestão, inúmeras iniciativas foram desenvolvidas e implementadas, beneficiando não apenas os membros do clube, mas também a população em geral. Dentre as iniciativas, destacam-se auxílio na compra de equipamentos hospitalares para o GAMA; aquisição de celas para a ONG Iguais nas Diferenças; arrecadação de alimentos, em parceria com a Ativa FM, em prol da Fundabem; e instalação de equipamentos para energia solar, em conjunto com o Rotary Clube Vila Nova, na Fundabem.”
Ainda pelo Projeto, “durante sua gestão, o Rotary Clube Pato Branco Sul lançou e executou projetos humanitários de grande relevância, abordando questões como saúde, educação e empoderamento. O empenho de Mauroney na captação de recursos, coordenação de esforços e supervisão desses projetos resultou em impactos duradouros nas vidas daqueles que mais necessitam. Nesse sentido, a Câmara Municipal de Pato Branco o homenageou por seu notável serviço e dedicação à nossa comunidade, inspirando a todos nós a continuarmos a trabalhar em prol de um mundo melhor”, finalizou.
Grande Expediente
No Grande Expediente, a vereadora Maria Cristina Hamera (PV), falou sobre “As providências referentes à Procuradoria da Mulher”. A fala da vereadora foi com relação ao pedido de providências que a presidente da Câmara Municipal, Thania Caminski (PP), solicitou para a Procuradoria da Mulher da Câmara de Vereadores de Pato Branco - onde a vereadora Maria Cristina atua como Procuradora - acerca de Boletim de Ocorrência registrado por Thania, com relação ao ocorrido em Sessão Extraordinária realizada em 21 de setembro de 2023, na qual a presidente, disse que iria suspender o início da Sessão e solicitou a presença do jurídico da Casa, por estar “se sentindo coagida a votar em um Projeto de Lei”.
Maria Cristina explicou que a solicitação chegou ao seu conhecimento, no final da tarde da sexta-feira, 22 de setembro, ocasião em que não houve “tempo hábil para qualquer ato, até mesmo porque a vereadora já havia procurado seus direitos junto à Delegacia e ao juizado do Fórum da Comarca de Pato Branco em busca de Medida Protetiva”.
“Sendo assim, na segunda-feira (25), foi expedido ofício para as pessoas mencionadas no Boletim de Ocorrência. Entretanto, das cinco pessoas oficiadas, somente duas responderam. De igual forma, na mesma data, foi realizada a solicitação de autorização para a obtenção das imagens do Sistema de Monitoramento Interno, do Plenário da Casa, referente ao dia do suposto fato”.
“Importante mencionar que todas as medidas ao meu alcance foram tomadas, inclusive conversando com o Jurídico, da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa, para o qual foram encaminhados documentos das ações tomadas”, explicou Maria Cristina. A Procuradora também informou que, “devido a alegações de que a Procuradora se manteve inerte, devido ao fato de que o vereador Romulo Faggion (União Brasil) - um dos envolvidos - contratou os serviços advocatícios da equipe da qual seu filho atua, para evitar maiores digressões e que Vossas Excelências fiquem com dúvidas em relação à minha conduta como parlamentar, nesta Casa de Leis, protocolei o Ofício nº 28, de 2023, no qual manifesto-me impedida para dar continuidade aos trabalhos devendo, portanto, ser designado um outro parlamentar para acompanhar este caso. Aliás, reafirmando, todas as medidas cabíveis já foram tomadas e a Procuradoria Especial da Mulher, da Assembleia Legislativa do Estado, tomará as providências necessárias que lhe são conferidas”, finalizou a Procuradora.
Tribuna Livre
Na Tribuna Livre, Samuel Staczwski Santos falou sobre “Políticas públicas e atuação dos Partidos dos Trabalhadores em Pato Branco”.
A pauta da sessão - com o projeto completo, bem como, as correspondências, ofícios e projetos, lidos em Plenário, e os requerimentos e indicações apresentados - está disponível em: https://sapl.patobranco.pr.leg.br/sessao/pauta-sessao/2319/