Liga de Servas Luteranas do Brasil é homenageada pelo Legislativo
O Legislativo homenageou, durante a Sessão Ordinária desta segunda-feira (26), a Liga de Servas Luteranas do Brasil. Em votações únicas, foram aprovados o Balancete Financeiro e a entrega de Moção de Aplauso para o fotógrafo Vilson Bonetti. Na Tribuna Livre, o cidadão Marcos dos Santos Monteiro utilizou o espaço. Ainda, foram apresentadas quatro indicações e 41 requerimentos.
Votação única
Balancete financeiro
Em votação única, foi aprovado o Balancete Financeiro da Câmara Municipal nº 10, de 2023, referente ao mês de outubro de 2023.
Moção de Aplauso para o fotógrafo Vilson Bonetti
Também em votação única, foi aprovada a Moção de Aplauso nº 4, de 2024, de autoria do vereador Claudemir Zanco - Biruba (PL), a ser concedida ao fotógrafo Vilson Bonetti, expressando reconhecimento e profundo apreço ao talentoso fotógrafo, em virtude de sua notável contribuição para a apreciação e preservação da natureza através de sua arte.
De acordo com o Projeto, Vilson é natural de Pato Branco, filho de Nair e Luiz Bonetti (em memória) e pai do Gabriel e da Laura. “Vilson, ao longo de nove anos como fotógrafo, tem demonstrado um amor inigualável pela natureza em suas fotografias. Seu comprometimento em capturar momentos especiais e únicos da natureza tem sido uma fonte de inspiração para todos nós. Suas habilidades técnicas e sensibilidade artística são evidentes em cada imagem que produz, e é com grande admiração que vemos suas fotos serem reconhecidas e premiadas em diversos concursos e exposições ao redor do mundo, como o Prêmio Beija-Flor de Ouro.”
“Mais do que um mero registro visual, as fotografias de Vilson transmitem emoções e nos conectam de forma profunda com a beleza e a grandiosidade da natureza. Seu trabalho nos lembra da importância de preservarmos e protegermos nosso meio ambiente para as gerações futuras. Portanto, é com imenso orgulho que a Câmara Municipal reconhece e aplaude o talento e dedicação de Vilson Bonetti como fotógrafo, bem como, sua valiosa contribuição para a conscientização e valorização da natureza”, conclui o texto da Moção.
Moção de Aplauso para a Liga de Servas Luteranas do Brasil
Também de autoria do vereador Claudemir Zanco (PL), foi entregue a Moção de Aplauso nº 50, de 2023, para a Liga de Servas Luteranas do Brasil, a ser entregue às senhoras Ivone Schünke, Lurdes Kalinke, Eloide Kalinke, Alvina Gehrardt, Leoni Grottker, Ivone Kosmmann e Naiva Koch, precursoras e integrantes da primeira equipe de produção das cucas, da Feira da Cuca da Congregação Evangélica Luterana Cristo Redentor de Pato Branco.
De acordo com o Projeto, “a Liga de Servas Luteranas do Brasil, fundada em 1957, tem sua representação em Pato Branco desde 1959. Com uma história rica e comprometida, essas mulheres têm desempenhado um papel fundamental na vida comunitária, promovendo valores, solidariedade e dedicação. Ao longo dos anos, as reuniões mensais da Liga têm sido momentos de inspiração, fundamentadas na escuta da Palavra de Deus, conduzidas por devocionais realizados pelas servas ou pelo pastor da congregação, e na entoação de hinos de louvor. O compromisso com a fé e a comunidade é evidente em suas ações e iniciativas.”
“A produção das cucas, iniciada nos anos 80, é uma expressão marcante desse comprometimento. O chá na igreja, que se tornou uma tradição querida, evoluiu para a produção de cucas alemãs, impulsionada pela criatividade e paixão de Ivone Schunke. O sucesso dessas delícias cresceu exponencialmente, exigindo adaptações na produção para atender à crescente demanda da comunidade.
“Na última feira, realizada em agosto de 2023, foram produzidas e vendidas 850 unidades de cucas, nos sabores de abacaxi, uva, coco, requeijão, banana e simples sem recheio. Os recursos gerados, além de beneficiar o Departamento de Servas e a igreja, foram destinados a entidades sociais locais, reforçando o impacto positivo dessas iniciativas na comunidade. Portanto, em reconhecimento a essa trajetória exemplar, a Câmara Municipal de Pato Branco expressa seu sincero agradecimento e aplausos à essas notáveis senhoras. Seu trabalho incansável, amor e generosidade ao longo de tantos anos são motivo de orgulho para nossa comunidade”.
Tribuna Livre
Na Tribuna Livre, o cidadão Marcos dos Santos Monteiro, utilizou o espaço para falar sobre a “Troca de plantão dos profissionais da UPA 24h”.
A pauta da sessão - com os projetos completos, bem como, as correspondências, ofícios e projetos, lidos em Plenário, e os requerimentos e indicações apresentados - está disponível em: https://sapl.patobranco.pr.leg.br/sessao/pauta-sessao/2356/