Liderança e participação popular marcam o trabalho do vereador Claudemir Zanco por Pato Branco

por Laiane Carniel publicado 04/12/2024 17h40, última modificação 04/12/2024 17h41
Sétimo vereador a participar da série completará 20 anos de atuação pública pelo município

Claudemir Zanco (PL), nosso sétimo vereador entrevistado para a série de matérias realizadas com os vereadores da Câmara de Pato Branco, com uma análise dos trabalhos da 17ª Legislatura - 2021 a 2024, foi reeleito para seu quinto mandato, quando completará 20 anos de atuação pública por Pato Branco. Ao longo dessa Legislatura, Claudemir assumiu como vice-presidente da Mesa Diretora, em 2021, e como presidente, em 2022.

Comissões, Leis e Emendas Impositivas

Ao longo desses anos, apresentou mais de 300 projetos de leis, atendendo as demandas da população. Entre eles, a Lei que implantou, no orçamento do município, as Emendas Impositivas, que revolucionou a cidade em atendimento à saúde, educação e esporte. “Ela possibilitou que o vereador conseguisse atender, de fato, os moradores, fazendo com que as obras fossem executadas conforme a necessidade apresentada”. No atual mandato, além de leis aprovadas e Emendas destinadas, também atuou em diversas comissões, emitindo pareceres e colaborando em análises de denúncias recebidas pela Casa. Entre as comissões em que foi presidente, ele destaca a Comissão responsável pelo estudo do Plano Diretor que, após meses de trabalhos, nos quais foram realizadas Audiências Públicas regionalizadas, para ouvir a população, e inúmeros encontros com profissionais da área, será colocado para votação nesta semana.

Ouvir o cidadão e fiscalizar os trabalhos do Executivo foram ações constantes em seu mandato. Durante seu ano como presidente (2022), propôs a realização da “Semana do Orçamento”, um evento organizado com a intenção de aproximar os munícipes do Poder Público, promovendo um esclarecimento maior de como se dá a formação do Orçamento Municipal e, consequentemente, como os cidadãos podem participar dele, sugerindo obras e serviços, e como as entidades podem solicitar verbas públicas para suas ações sociais.

Durante o evento, foi feita a instalação do Impostômetro Municipal, o primeiro do Brasil a ser instalado em uma Câmara de Vereadores, possibilitando que os cidadãos acompanhem as informações de maneira clara e transparente. Ainda sob sua coordenação, também foi realizado o Programa Fiscaliza Pato Branco, com o objetivo de vistoriar as obras e serviços da municipalidade, informando a população sobre o andamento das mesmas. Sob sua presidência, também houve o retorno da filiação da Câmara Municipal de Pato Branco, junto à Associação das Câmaras Municipais do Sudoeste do Paraná (ACAMSOP) e, por fim, também foi iniciada a instalação das placas solares, gerando considerável economia para a Casa, e a reforma do Plenário da Casa, que passou por adequações, visando uma melhor acessibilidade.

O cidadão e o Poder Público

Essa constante preocupação em promover a participação popular, sendo mediador entre as necessidades da sociedade e o Poder Público, foi o que motivou sua entrada e permanência na política, como explicou ele. “Anos atrás, Pato Branco era muito deficiente em asfalto e esgoto e, para incluir essas melhorias tão necessárias no Código de Posturas, eu me candidatei e fui eleito. Foi nessa época que realizamos o “Vereador nos Bairros”, onde íamos conhecer as necessidades e deficiências de cada local. De lá para cá, sempre busquei ser esse elo, propondo leis e ações que melhorassem a vida do cidadão, gerasse visibilidade positiva e garantisse o crescimento organizado de Pato Branco”, concluiu ele.