Legislativo realiza homenagem ao Frei Policarpo

por Laiane Carniel publicado 05/10/2020 16h17, última modificação 05/10/2020 16h17

A sessão desta segunda-feira (05), teve início com uma homenagem do Legislativo ao Frei Policarpo Berri, em razão de seu falecimento, ocorrido no domingo (04). Inácio Berri nasceu em 13 de julho de 1924, na área rural da cidade de Rodeio, em Santa Catarina. Filho de Dona Melânia e Félix Berri, nasceu em uma família com mais 10 irmãos, e, antes mesmo de chegar a maioridade, o jovem já tinha deixado a casa dos pais para iniciar seus estudos no seminário da Ordem Franciscana em Rio Negro (PR), quando ainda tinha 11 anos, onde permaneceu por 8 anos.

Assumiu o nome de Policarpo na ocasião de sua ordenação, quando de costume se escolhe um novo nome religioso. Ele contou que quando da sua ordenação, havia falecido um menino chamado Policarpo, e para homenagear lhe foi dado o nome. Policarpo significa o que frutifica várias vezes, que tem ou que produz muitos frutos.

Frei Policarpo chegou em Pato Branco em 1956, então com 32 anos, e mais do que desempenhar seu trabalho enquanto pároco, ele abraçou sua vocação, como homem e como Franciscano e, por meio de seu trabalho e de sua fé, construiu um legado que se mesclou com a história de Pato Branco, onde, dos seus 70 anos de sacerdócio, 64 foram vividos nessa cidade.

Entre seus muitos feitos, teve especial participação na Paróquia São Pedro Apóstolo, que foi instalada no princípio dos anos 50 e na edificação da Rede Celinauta de Comunicação. O carisma de Frei Policarpo se perpetuou por décadas, passando por gerações. Com sua presença marcante, sempre ao lado da comunidade.

O carinho de todos pelo frei, de passos rápidos, missas objetivas, inteligência ímpar e de memória invejável, que percorria as ruas de Pato Branco distribuindo bênçãos e cumprimentando todos, viverá na lembrança de toda a população.

Frei Policarpo nos deixou, aos 96 anos de idade, e levou consigo a certeza de ter recebido o reconhecimento pelos seus feitos, seja pelo carinho das pessoas ou pelas inúmeras homenagens, várias delas oferecidas por meio da Câmara de Vereadores:

- Título de Cidadão Honorário, em 14 de junho de 1996.

- Medalha de Honra ao Mérito Pato-branquense, em de 1º de junho de 2010.

- Moção de Aplauso, pelos 70 anos de Sacerdócio, em 29 de julho de 2020.

Projetos votados

Em primeira votação, foi aprovado, juntamente com a Emenda nº 98, de 2020, o Projeto de Lei nº 137, de 2019, que obriga a disponibilização de atendente com fluência em Libras (Língua Brasileira de Sinais), em hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24 horas), para auxílio aos deficientes auditivos ou indivíduos com dificuldade de fala.

Foi aprovado, em primeira votação, o Projeto de Lei nº 99, de 2020, que dispõe sobre a obrigação de fixação de placas em obras públicas inacabadas ou paralisadas, sendo consideradas obra paralisada, de acordo com o Projeto, aquela com atividades interrompidas por mais de 90 (noventa) dias.

Pelo Projeto de Lei nº 131, de 2020, de autoria do Executivo, juntamente com a Emenda nº 90, de 2020, de autoria da Comissão de Justiça e Redação (CJR), foi aprovada, a alteração do Art. 24 da Lei nº 1.245, de 17 de setembro de 1993, que instituiu o Regime Jurídico dos servidores públicos municipais da Administração direta, autárquica e fundacional.

Também foi aprovado o Projeto de Lei nº 132, de 2020, de autoria do Executivo, instituindo e regulamentando a jornada de trabalho no Regime de Escala de Plantão, no âmbito do funcionalismo público da Secretaria da Saúde do Município de Pato Branco. O Projeto foi aprovado junto com a Emenda nº 97, de 2020, de autoria da Comissão de Justiça e Redação (CJR).

A pauta completa da sessão está disponível em: https://sapl.patobranco.pr.leg.br/sessao/pauta-sessao/2016/.