Legislativo realiza entrega de seis Moções de Aplauso

por Laiane Carniel publicado 10/12/2020 12h52, última modificação 10/12/2020 12h52
Também foram aprovados nove projetos em primeira votação, um Título de Cidadão Benemérito e oito projetos em segunda votação

O Legislativo, em sessão realizada nesta quarta-feira (09), realizou a entrega de seis Moções de Aplauso: para o Núcleo de Operações com Cães de Pato Branco (NOC); ao Hospital Veterinário “Veterinários com Amor”; ao Projeto Hospital Amigo do Idoso do Hospital Policlínica; à servidora Ana Cristina Rocha da Silva Piacentini; à Comissão Municipal de Justiça Desportiva do Município de Pato Branco (PR); e para a Avícola Pato Branco. Também foram aprovados nove projetos em primeira votação, um Título de Cidadão Benemérito e oito projetos em segunda votação.

Núcleo de Operações com Cães de Pato Branco (NOC)

De autoria do vereador Vilmar Maccari (PDT), foi entregue a Moção de Aplauso n° 4, de 2020, para o Núcleo de Operações com Cães de Pato Branco (NOC), pelo excelente trabalho realizado nas apreensões e prisões realizadas no ano de 2019, primeiro ano de atuação. O NOC tem como missão o emprego do cão policial em atividades de Segurança Pública, quer ser de caráter preventivo ou repreensivo, apoiando todas as unidades da Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Departamento Penitenciário Estadual e Departamento Penitenciário Federal, em suas diversas missões, sejam elas em policiamento ostensivo, motorizado, em embarcações ou aeronaves, onde se torne necessário a aplicação da especialidade do policiamento cinotécnico com suas peculiaridades tanto técnicas quanto táticas. Tem como atividade principal o emprego de cães em atividades como faro de armas, drogas, munições, busca e captura de pessoas perdidas e/ou homiziadas e busca e localização de pessoas perdidas.

O NOC PS possui, atualmente, três policiais, sendo o delegado chefe Dr. !talo Biancardi Netto e dois policiais Investigadores condutores dos cães, Juliano e Fernando, e seis cães operando ativamente em todo o Estado. Os cães em efetivo serviço no NOC PS são: K9 Narko - Labrador - detecção de drogas, armas e munições; K9 Hera - Pastor alemão - detecção de drogas, armas, munições e busca e captura; K9 Kiron - Pastor Alemão - detecção de drogas, armas e munições; K9 Raio - Pastor Belga Malinois - detecção de drogas, armas e munições; K9 Rastro - Bloodraund - busca de desaparecidos (em formação); K9 Faro - Labrador - demonstração em eventos.

Hospital Veterinário “Veterinários com Amor”

Também foi realizada a entrega da Moção de Aplauso n° 19, de 2020, proposta pela vereador Carlinho Antônio Polazzo (DEM), aos proprietários do primeiro Hospital Veterinário de Pato Branco, o “Veterinários com Amor”, representado pela Dra. Karine de Oliveira M. Pacheco e Dr. Leandro Pacheco, extensivo a todos os colaboradores.

O Hospital Veterinários com Amor é um hospital integrativo, especializado em ortopedia e reabilitação. Além de funcionar 24 horas, o Hospital conta com uma estrutura completa para serviços de radiologia, ultrassonografia, eletrocardiografia e laboratório clínico básico. O setor de ortopedia e reabilitação do Hospital tornou-se o mais completo e especializado da região, contando com equipamentos importantes como a Hidroesteira, Laser, Magneto, bem como, a realização de cirurgias mais avançadas de coluna e joelhos.

Fruto de muito trabalho, investimentos em estudos e capacitação, além de uma crença inabalável na importância da medicina veterinária integrativa, o Hospital Veterinários com Amor conta com leitos para 32 pacientes internados de forma simultânea, inclusive com internação de isolamento para pacientes com doenças infectocontagiosas. Além da medicina convencional, no Hospital Veterinários com Amor também são praticadas medicinas complementares como o Reiki, Acupuntura, Cromoterapia, Florais, Aromaterapia e Musicoterapia.

Projeto Hospital Amigo do Idoso do Hospital Policlínica

De autoria do vereador Amilton Maranoski (PL), foi realizada a entrega da Moção de Aplauso n° 19, de 2020, ao Projeto Hospital Amigo do Idoso do Hospital Policlínica. O Projeto tem como objetivo garantir a atenção integral à saúde da pessoa idosa, com humanização e qualidade no atendimento.

Diversas ações já foram realizados, entre elas, o monitoramento dos atendimentos ao idoso, através de indicadores; a identificação diferenciada ao Idoso no sistema Tasy - para gerenciamento dos leitos e garantia do acompanhante; a instituição da Comissão de atenção ao Idoso; a orientação aos pacientes e familiares sobre as Redes de Suporte Social Formal; melhoramento das estruturas físicas no entorno do local.

O Projeto possui, ainda, um Plano de Ações para 2019-2022 que tem como objetivos: a qualificação das equipes para atendimento dos idosos; a criação de ala preferencial para idosos; adequação de acessibilidade e ambiência; criação de Programa de Voluntariado; a promoção do protagonismo da pessoa idosa; oferecer entretenimento e diversão no leito; criação de espaço multigeracional; construção de jardim terapêutico; realização de Campanha de doação de imposto de renda para Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa do Município de Pato Branco (CMDIPB), entre outros.

Servidora Ana Cristina Rocha da Silva Piacentini

Foi realizada a entrega da Moção de Aplauso n° 7, de 2019, de autoria do vereador Carlinho Antonio Polazzo (DEM), para a servidora Ana Cristina Rocha da Silva Piacentini, pelos seus 30 anos de trabalhos dedicados à Prefeitura Municipal de Pato Branco. Ana Cristina é graduada em Gestão Pública e completou, em 12 de abril de 2019, 30 anos prestando serviços como funcionária pública, tendo ingressado na Prefeitura de Pato Branco no dia 12 de abril de 1989, na gestão do então prefeito Clóvis Padoan.

Começou a desempenhar suas funções na Biblioteca Pública, quando esta ainda estava instalada no junto à Prefeitura. Permaneceu neste local pelo período de dois anos, auxiliando, concomitantemente, o Departamento de Recursos Humanos. No ano de 1990 prestou Concurso para o cargo de Assistente Administrativo B, foi aprovada e admitida, nos anos seguintes atuou no Setor de Protocolo e como coordenadora da Documentação Escolar. Em 1994 prestou concurso, novamente, para o cargo de Secretária, tendo sido aprovada e admitida.

Entre 1997 e 2003 trabalhou junto à Secretaria de Educação e Cultura, quando foi removida para Secretaria de Gabinete e, em julho do ano 2006, foi promovida a Secretária de Gabinete onde desde então foi responsável por toda documentação oficial do Gabinete do Prefeito, atuando com dedicação, empenho e zelo, tendo sido sempre uma servidora exemplar, carismática e responsável.

Comissão Municipal de Justiça Desportiva do Município de Pato Branco (PR)

De autoria do vereador Rodrigo José Correia (PSC), foi entregue a Moção de Aplauso n° 11 de 2020, à Comissão Municipal de Justiça Desportiva do Município de Pato Branco (PR). Criada pela Lei Municipal nº 4.892, de 11 de novembro de 2016, a Comissão Municipal de Justiça Desportiva trata-se de um Tribunal Desportivo Municipal, onde se promove o julgamento de todas as demandas desportivas no âmbito da cidade, organizados pelo Município e por entidades privadas conveniadas, independente da modalidade. De forma prática, a Comissão iniciou suas atividades em 06 de junho de 2019, momento em que houve a primeira sessão de julgamentos.

Atualmente, a Comissão conta com sete auditores - sendo um deles indicado pelo Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade Mater Dei, dois procuradores, um secretário e uma Junta Recursal, formada por cinco auditores, e atua junto as seguintes entidades: Município de Pato Branco; União de Bairros; Grêmio Industrial Patobranquense; Clube Pinheiros; AABB; Associação Patobranquense de Futebol Amador; e Sintético Expresso da Bola.

Ainda, por tratar-se de entidade sem fins lucrativos e cujos membros participam de forma voluntária, a Comissão tem por hábito arrecadar cestas básicas e, também, ração para ajuda às ONG's de animais de nosso Município. A receptividade da Comissão, perante a comunidade desportiva e comunidade em geral, foi excelente, e o número de adesões são prova disso, bem como, a contribuição na disciplina desportiva, que fez com que os números de infrações caíssem consideravelmente.

Avícola Pato Branco

Foi realizada, ainda, a entrega da Moção de Aplauso n° 26, de 2020, de autoria dos vereadores Amilton Maranoski (PL) e Carlinho Antonio Polazzo (DEM), para a Avícola Pato Branco, pela comemoração dos seus 50 anos. A Avícola Pato Branco iniciou seus trabalhos em 1970, pelas mãos de Oliden (em memória) e Odete Rotava e, de acordo com o Projeto, “por meio da excelência no trabalho, levando o nome da cidade de Pato Branco, conquistaram clientes de expressão nacional no Paraná, Santa Catarina e São Paulo, entregando produtos de qualidade e primando pela busca contínua de melhoria de processos”.

Ainda de acordo com o Projeto, “o tempo passou e a história da Avícola Pato Branco se fundiu com a história da família Rotava. Na década de 90, a segunda geração da família passou a gerir a empresa, não abrindo mão de valores e do desejo contínuo de evolução repassado pelos antecessores e compartilhado com a terceira geração da família, colaboradores, clientes, fornecedores e a sociedade como um todo”.

Com um rigoroso controle, a Avícola Pato Branco gerencia de forma contínua seus indicadores de qualidade que medem detalhes da eficiência técnica, desde os insumos recebidos até o andamento do desenvolvimento interno de seus produtos, com unidades de produção localizadas em Pato Branco, Mariópolis e Vitorino.

A pauta completa da sessão está disponível em: https://sapl.patobranco.pr.leg.br/sessao/pauta-sessao/2032.