Legislativo presta homenagem aos 70 anos da empresa Cattani
O vereador Vilmar Maccari (PDT) entregou durante a sessão de quarta-feira (18), do Legislativo, Moção de Aplauso à dirigentes da empresa Cattani S/A Transportes e Turismo pela comemoração dos 70 anos da empresa.
Leandro Cattani agradeceu a homenagem e salientou que a empresa é orgulhosamente pato-branquense e tem à sua história diretamente ligada ao desenvolvimento de Pato Branco, Sudoeste e Oeste de Santa Catarina, ainda, região Oeste do Estado do Pará.
A empresa e suas ramificações, segundo ele, emprega mais de mil funcionários e possui uma frota de 400 veículos, o que refle os ideais do seu fundados José Cattani.
Memória
A história da empresa Cattani deu-se através de José Cattani, filho de imigrantes italianos, nascido em Viadutos, próximo a Erechim (RS), em 15 de novembro de 1890. Casado com Oliva de Moliner, teve 8 filhos. A prole numerosa era uma característica dos imigrantes europeus no sul do país.
José Cattani mudou-se para Caçador (SC) em 1948, onde havia comprado uma extensão de terras. Morador do interior logo percebeu a necessidade que os demais moradores da região tinham, como ele, deslocarem-se às sedes municipais para comprar o que não produziam e para vender o que lhes sobrava.
Em 1949, com seus filhos adquiriu um caminhão Chevrolet Gigante, Fundado estava o que viria a ser a empresa Cattani, que tem como comemoração data de fundação o dia 19 de Setembro de 1949.
Em 1952 transferiu sua sede para Pato Branco. Em agosto de 1985, ocorreu uma cisão familiar na empresa, que além da permanência da Cattani S/A, originou as seguintes empresas: Viação Vale do Iguaçu, Viação Pato Branco, Viação San Genaro Ltda, Laureana Transportes
Em 1959, a empresa funcionava sob a denominação social de empresa Cattani, transformando-a em 10 de Setembro de 1964 em uma Sociedade Anônima. A empresa expandiu-se rapidamente em seu ramo de negócio, aumentando as áreas de atuações, que em 1964 eram 18 linhas, para 92 devidamente registradas e autorizadas em 1975.