Legislativo homenageia Dr. Angelo Wilson Vasco e Centro de Convivência receberá seu nome

por Laiane Carniel publicado 28/08/2024 15h20, última modificação 29/08/2024 17h24

Em segunda votação, foi aprovado, em Sessão Ordinária realizada nesta quarta-feira (28), o Projeto nomeando o Centro de Convivência, no bairro Sudoeste, de “Dr. Angelo Wilson Vasco”. Ainda, foram apresentadas duas indicações e 13 requerimentos.

Segunda votação

Alteração na estrutura do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos Humanos da Mulher

Aprovado, em segunda votação, o Projeto de Lei nº 205, de 2023, alterando e acrescentando dispositivos na Lei nº 3.905, de 20 de agosto de 2012, que criou o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos Humanos da Mulher. De acordo com o Projeto, as alterações se fazem necessárias para adequar, na estrutura do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos Humanos da Mulher, representantes da Secretaria de Políticas para Mulheres.

Centro de Convivência, no bairro Sudoeste, receberá o nome de “Dr. Angelo Wilson Vasco”

Em segunda votação, também foi aprovado o Projeto de Lei nº 126, de 2024, que denomina de “Dr. Angelo Wilson Vasco”, o Centro de Convivência, do bairro Sudoeste.

De acordo com o Projeto, “Angelo Wilson Vasco nasceu em Guaraúna (PR), em 22 de setembro de 1948. Filho caçula de Edazima e Casemiro Vasco, ele cresceu em uma família humilde, com quatro irmãos. Quando ainda era jovem, mudou-se com sua mãe para Curitiba, e, com muito esforço, conquistou uma vaga no curso de Medicina, da Universidade Federal do Paraná. Formou-se, com louvor, em 1973, e não apenas concluiu sua graduação, mas destacou-se na residência médica, obtendo a aprovação em primeiro lugar”.

“Em 1979, foi convidado para integrar o corpo clínico do Hospital Policlínica em Pato Branco, onde, ao longo de mais de quatro décadas, Angelo atuou como médico obstetra. Ele também era um homem de fé e dedicou-se intensamente ao ensino religioso. Em 1992, foi consagrado pastor pela Igreja Batista. Foi um dos fundadores da Unimed Pato Branco, onde serviu como presidente por dois mandatos, contribuindo significativamente para o desenvolvimento da saúde na região”.

“Em junho de 2021, Angelo faleceu devido a complicações da Covid-19, mas seu legado permanece vivo. Ele deixou uma marca indelével em todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo. Seu amor pela medicina, seu compromisso com a fé e sua dedicação às pessoas continuam a inspirar e a tocar corações”.

A pauta da sessão - com os projetos completos, bem como, as correspondências, ofícios e projetos, lidos em Plenário, e os requerimentos e indicações apresentados - está disponível em: https://sapl.patobranco.pr.leg.br/sessao/pauta-sessao/2415/