Legislativo entregou Título de Cidadão Honorário para o empresário Nestor Lachman

por Laiane Carniel publicado 22/11/2024 18h15, última modificação 22/11/2024 18h24
Solenidade foi realizada na quinta-feira (21), no Plenário da Câmara Municipal

Em Sessão Solene, realizada na quinta-feira (21), no Plenário da Câmara Municipal, o Legislativo entregou o Título de Cidadão Honorário de Pato Branco para o empresário Nestor Lachman. A homenagem, proposta pelo vereador Januário Koslinski (PL) e aprovada, por unanimidade, por todos os demais vereadores, é a mais alta honraria entregue pela Casa e reconhece o homenageado como um conterrâneo, um filho de Pato Branco, por seus relevantes serviços prestados à comunidade. A solenidade contou com a presença da família, amigos e colegas de trabalho.

O presidente do Legislativo, vereador Eduardo Dala Costa (Republicanos), conduziu os trabalhos da Sessão Solene. “Em nome da Câmara de Vereadores de Pato Branco, dou as boas-vindas a todos, nesta data em que reconhecemos e concedemos ao empresário Nestor Lachman, o título de Cidadão Honorário de Pato Branco. Falar de seu Nestor é evidenciar a dedicação, o trabalho e o desejo de empreender. A prova disso está na sua história, uma vez que, ainda aos 14 anos, deixou a casa dos pais para começar a trabalhar com vendas em sua cidade natal. Devo aqui também destacar a importante contribuição de seu Nestor no desenvolvimento de Pato Branco, afinal, quantos postos de trabalho foram gerados ao longo dos anos? Quantas pessoas tiveram sua primeira oportunidade de trabalho em um dos estabelecimentos da rede? Por isso, é com grande alegria que concedemos esta honraria, reconhecendo Nestor Lachman como mais um pato-branquense de fato e de direito”, disse o presidente.

O vereador proponente da honraria, Januário Koslinski, afirmou que a história de Nestor mostra a importância dele para Pato Branco. “Concedemos o Título de Cidadão Honorário de Pato Branco e reitero que, esta é a mais alta honraria que o Poder Legislativo concede aos cidadãos que se destacam em nosso município, e o homenageado a merece. Sua biografia mostra que ele é uma pessoa empreendedora, trabalhadora, esposo, pai e avô, ou seja, tem a família como bandeira de sua vida. Nesta data, nossa Casa de Leis faz justiça e, ao mesmo tempo, eterniza no rol de Cidadãos Honorários, Nestor Lachman, o qual é uma referência em nosso município e estamos lisonjeados em entregar este Título a este cidadão pato-branquense, que tanto fez e faz pelo desenvolvimento de nossa comunidade nos mais variados campos. Parabéns e que Deus abençoe o senhor Nestor e sua família”, desejou Januário.

Na sequência, os presentes acompanharam a um vídeo com depoimentos de familiares, amigos e colegas de trabalho, com mensagens e homenagens. Na sequência, o convidado Dari Roberto Przysbecz falou em nome todos os colaboradores. “Para mim é uma honra estar aqui nesta data tão importante, representando todos os colaboradores da rede. No decorrer dos anos, muitas coisas boas aconteceram e, hoje, esse reconhecimento é algo muito importante para muitas pessoas. Somos gratos por tudo que vivemos, por todas as histórias vividas e pelas que ouvimos, entre elas, a de que o senhor nunca deixou alguém sem dinheiro, voltar para casa sem o alimento. Então, eu quero aqui, em nome de todos os colaboradores que estão hoje na empresa e tantos outros que passaram, agradecer ao senhor e à sua família, por tudo que tem feito por tantas famílias de Pato Branco e da região. Somos gratos e felizes. Parabéns, o senhor merece”, concluiu ele.

Em nome de Nestor, seu filho Fabrício Lachman agradeceu a homenagem. “É uma grande satisfação estar aqui esta noite, rodeado de tantas pessoas especiais. Vejo aqui pessoas que fizeram e continuam fazendo parte de uma história que, em 2025, vai completar seus 55 anos. Lá atrás, meus pais, com muito esforço e coragem, não só criaram seus filhos, mas, também, construíram um nome respeitado em nossa cidade. Hoje, mais do que nunca, estamos com meu pai, recebendo esta justa e sincera homenagem da Câmara de Vereadores de Pato Branco”.

“Agradeço, especialmente, ao meu amigo, o vereador Januário Koslinski pois, nesse mês de novembro, meu pai completou 79 anos de idade e posso dizer que, com muito empenho e determinação, ele batalhou muito em todos esses anos e construiu um legado de integridade e, principalmente, honestidade. As coisas lá atrás eram bem mais difíceis e penosas, não estávamos em um grande centro e, em nossa região, as mercadorias, por vezes, não chegavam, e, por inúmeras vezes, ele precisou ir a São Paulo, de ônibus, para fazer suas compras. Naquela época, as coisas só aconteciam se as pessoas fossem, realmente, determinadas e tivessem força para enfrentar os desafios”.

Fabrício também agradeceu a todo o apoio da família e de amigos, “é difícil dar nomes para cada uma dessas pessoas, mas elas, com certeza, estão no nosso coração e fazem parte dessa linda homenagem que o nosso pai recebe”. Ele também falou sobre as boas memórias que tem com o pai, principalmente, das pescarias. “Falar do meu pai é fácil, pois ele sempre nos ensinou a sermos corretos em tudo o que fazemos, talvez uma palavra que o defina seja, honestidade. Ao longo de toda a sua vida, ele sempre foi íntegro e transparente em todos os seus negócios, a confiança foi o alicerce dos seus negócios. Ser íntegro e correto, para ele, sempre foi fundamental. Sempre amou seus filhos, noras e netos e sempre se preocupou com a família, especialmente, nos churrascos de fim de semana, que nunca podiam faltar. Nunca perguntei para ele quem o inspirou, ao longo de todos esses anos, mas sei que ele, até hoje, acorda cedo, toma seu chimarrão e desce para o trabalho e lá, em sua sala, no cantinho do escritório, chega sempre com um semblante calmo e tranquilo. Tenho certeza que ele ama a vida e adora fazer isso todas as manhãs. Manter essa rotina é uma necessidade, de se sentir vivo e útil”. Para finalizar, junto com o irmão, Vinícius Lachman, agradeceram, “você é um exemplo de homem empresário e, principalmente, um exemplo de pai e avô. Obrigado pai, te amamos”, concluíram.

 

 

Biografia de Nestor Lachman

Nestor Lachman nasceu em Mallet, antigo distrito de Dorizon, no estado do Paraná, em 1° (primeiro) de novembro de 1945. É um dos 12 filhos de Isidoro Lachman e Michalina Michailo, morou com a família, na zona rural daquela cidade, até os 14 anos, quando foi trabalhar em um comércio de secos e molhados e iniciou sua vida de comerciante. Em 1966, convidado por um amigo de infância, veio trabalhar em Pato Branco, na empresa Olindo Slonski e Cia Ltda. Em 1968, junto com um amigo, montou a sociedade Comercial Castor, de Secos e Molhados, até 1970, quando abriu sua própria empresa e casou-se com Lídia Maria Amadigi Lachman.

O Comércio de Gêneros Alimentícios Baixada Industrial, de propriedade de Nestor Lachman e sua esposa Lídia Lachman, abriu em 20 de janeiro de 1970, na rua Paraná nº 209. O local também era conhecido como Empório Baixada, atuando no ramo de gêneros alimentícios em geral.

No ano de 1971, para somar esforços na administração da empresa, entra o sócio Valdir Decol Penso. Já em 1973, motivados pela construção da Usina Hidrelétrica de Salto Osório, abrem uma filial na cidade de Quedas do Iguaçu. Em maio de 1974, Altevir Riesemberg ingressa na sociedade e, no ano seguinte, é inaugurado, na rua Paraná nº 172, a Nestor Lachman e Cia Ltda, atual Center Baixada, que na época contava com o comércio de alimentos, eletrodomésticos e confecções.

Em seguida, ainda em 1975, a filial de Quedas do Iguaçu é transferida para a cidade de Coronel Vivida. Em 1976, Altevir Riesemberg deixa a sociedade e, em 1977, entra na sociedade Valdemiro Gaúcho Dalpasquale. Em 1979, a filial de Coronel Vivida é desativada e transferida para Pato Branco, onde é criada uma nova sociedade, onde a empresa Nestor Lachman e Cia Ltda se associa com Onofre, Olirio e Ulisses Piva, surgindo o Novocem Comércio de Gêneros Alimentícios Ltda., atual Center Centro Supermercado, trabalhando com alimentos e confecções.

Com o Novocem Comércio de Gêneros Alimentícios Ltda., é aberta a filial de Segredo, na Vila da Copel, em virtude da construção da Hidroelétrica de Salto Segredo, e, também, a filial Ponto Quente Supermercado, na Avenida Tupi, em Pato Branco.

No ano de 1984, a empresa Nestor Lachman e Cia Ltda inaugura o Center Atacado, uma empresa de Comércio Atacadista que atendia parte do Paraná e de Santa Catarina. Em 1989, é aberta a filial Center Especial, no bairro Sambugaro. Em função do crescimento das empresas, as sociedades foram sendo abertas, e o Center Segredo e o Ponto Quente deixam de fazer parte da sociedade, em 1996, com a saída de Olirio Piva do grupo. Já o Center Atacado, também no ano de 1996, deixa de fazer parte da sociedade, ficando com Valdir Decol Penso, juntamente, com o Center Especial, que passa para o controle da família de Valdemiro Gaúcho Dalpasquale nesse, mesmo ano.

Em 1998, Nestor Lachman inaugura a Centrão Distribuidora, uma empresa com objetivo atacadista. Neste mesmo ano, iniciaram-se os projetos de reforma do Supermercado Center Baixada, que é reinaugurado, em 2001, e cria um novo conceito de modernidade em supermercados na cidade.

Acompanhando o crescimento e as mudanças constantes no ramo de supermercados, em 2004, iniciaram-se os projetos de construção do mais novo e moderno empreendimento da família Lachman, o Super Center Norte. Aberto em dezembro de 2006, marcou um grande salto, trazendo para o interior do estado, o conceito moderno dos supermercados das grandes cidades. A loja caiu no gosto da clientela local e regional, atingindo expressivo e crescente volume de vendas, desde a sua abertura.

Ao final de 2012, é feita uma nova abertura da Sociedade, onde o Center Centro tornou-se 100% administrado pela Família de Nestor Lachman, passando por uma reestruturação no ano seguinte. Neste mesmo ano, foi iniciada a construção do Comprão Atacado e Varejo, unidade de formato misto, que atendeu um novo segmento do varejo. Aberto em meados de 2018, o Comprão Atacado e Varejo segue desempenhando papel importante na consolidação dos negócios da empresa. Anexo ao local, também iniciou-se as atividades da Indústria de Pães Procópio, centralizando a produção de pães e bolos para todas as lojas do grupo e terceiros.

Em 2021 um novo projeto começa a tomar forma e, no ano seguinte, uma nova unidade vem a somar no Grupo, o Center Avenida, que abriu suas portas na entrada da cidade de Pato Branco. Uma unidade compacta, moderna e agradável que ampliou, ainda mais, a presença da marca ‘Center” na cidade, distribuindo quatro supermercados e um atacarejo, em diversos pontos da cidade.

Atualmente, as empresas pertencentes à família de Nestor Lachman são o Center Avenida; Comprão Atacado & Varejo; Procópio Indústria de Pães; Super Center Norte; Center Centro; Center Baixada; e Centrão Distribuidora. Juntas, contam com 600 colaboradores. As demais empresas que vieram a deixar a sociedade, hoje são dirigidas pelos antigos sócios, os quais fizeram parte do sucesso dos empreendimentos citados.

Além do segmento de varejo, Nestor tem intensificado cada vez mais as atividades agrícolas da família, trabalhando, desde 1981, com agricultura e pecuária, na cidade de Honório Serpa. De sua união com Lídia, Nestor teve dois filho: Fabrício e Vinicius e, desses filhos, tem cinco netos: Otávio Augusto, Maria Eduarda, João Victor, Pedro Henrique e Arthur. Tendo por vocação o empreendedorismo, aliado a um forte desejo de desenvolver pessoas, Nestor Lachman objetiva transformar a vida das pessoas, gerando prosperidade.