Legislativo entregou Prêmio Mulher Destaque para Marlene Frizon Dalla Valle
O Legislativo de Pato Branco concedeu o Prêmio Mulher Destaque para Marlene Frizon Dalla Valle, na quinta-feira (10). A honraria tem a atribuição de “homenagear mulheres que tenham se destacado profissionalmente ou prestado relevantes trabalhos na área social, com o objetivo de valorizar a mulher no contexto da cidadania”. Familiares, amigos e colegas de trabalho participaram da solenidade, realizada no Plenário da Câmara Municipal.
A entrega da honraria, proposta pelo vereador, Dirceu Boaretto (PRD), foi aprovada pelo Decreto Legislativo nº 6, de 10 de abril de 2024, com o apoio dos demais vereadores da Casa. O vice-presidente da Casa, Rodrigo Correia (União Brasil), e os vereadores Claudemir Zanco (PL) e Maria Cristina Hamera (União Brasil), também participam da solenidade.
O presidente do Legislativo, vereador Eduardo Dala Costa (Republicanos), conduziu os trabalhos da Sessão Solene. “A Câmara de Vereadores de Pato Branco dá boas-vindas a todos na cerimônia de entrega do Prêmio Mulher Destaque à empresária Marlene Frizon Dalla Valle. O vereador Dirceu Luiz Boaretto, propositor da homenagem, também é saudado. Marlene é reconhecida não apenas pelo seu sucesso empresarial, mas também por sua dedicação às causas sociais, especialmente durante suas gestões na Fundação Patobranquense do Bem-estar (Fundabem), que ajuda crianças e adolescentes em vulnerabilidade social. Esta honraria é uma forma de reconhecer sua contribuição significativa à comunidade pato-branquense”.
“O prêmio homenageia mulheres que se destacam profissionalmente e em ações sociais, valorizando sua importância na cidadania. Reconhecer essas figuras é fundamental, especialmente em um contexto onde as mulheres enfrentam desafios adicionais para se afirmarem no mercado de trabalho. Marlene Frizon Dalla Valle é uma das homenageadas, destacando-se como empresária e voluntária, equilibrando sua vida profissional e pessoal com dedicação. Ela é uma inspiração para sua família e outras mulheres, exemplificando força e perseverança em sua trajetória. À frente do Grupo Dalla Valle, Marlene busca crescimento econômico e bem-estar para todos ao seu redor. Além de suas responsabilidades empresariais, ela se envolve ativamente em ações sociais, contribuindo para o auxílio aos menos favorecidos. A Câmara Municipal de Pato Branco expressa seu respeito e admiração por Marlene, reconhecendo sua luta e comprometendo-se a promover uma sociedade mais justa. Parabéns a Marlene por sua notável contribuição à comunidade!”, parabenizou o vereador proponente, Dirceu Boaretto (PRD).
Na sequência, os presentes acompanharam vídeos com depoimentos de familiares, amigos e colegas de trabalho, com mensagens e homenagens. Depois, amigas e familiares entregaram flores para a homenageada, que iniciou sua fala agradecendo pela presença e pelo carinho de todos. “Estou aqui pelo meu trabalho junto à Fundabem, a importância que eu tenho para o município não é como empresária, pois esta é minha obrigação, mas sim como uma pessoa que gosta de ajudar, que tem empatia pelo ser humano. Agradeço a todos os vereadores e, em especial, ao vereador proponente por essa honraria, que é importante para o fortalecimento da presença feminina em nossa sociedade. Minha vida sempre foi de muito trabalho, começamos com pouca coisa, mas com muita vontade de crescer. A vida de cada pessoa é uma história e a minha considero que foi e está sendo produtiva”.
“Por fim, gostaria de compartilhar com todos, algo que li e me identifiquei e que, talvez, vocês também se identifiquem: quantas vezes a gente se coloca no lugar dos outros? A empatia e a habilidade precisam calçar os sapatos de alguém, de sentir o mundo através dos olhos do outro, compreendendo suas alegrias, tristezas, esperanças e medo. A empatia é um convite para ouvir mais, acolher e oferecer palavras gentis. São gestos simples, mas sinceros, que podem ser um remédio para alma de alguém que está passando por uma dificuldade. O mundo fica mais rico quando compartilhamos o fardo dos outros e caminhamos lado a lado”, afirmou ela.
Biografia de Marlene Frizon Dalla Valle
Marlene Frizon Dalla Valle, começou a trabalhar muito cedo e nunca foi poupada por ser mulher, sempre batalhou e em nenhum momento desanimou com as dificuldades que enfrentou para conquistar seu espaço. Até os seus 15 anos de idade, trabalhou na agricultura, com a família no interior da sua cidade natal Frederico Westphalen (RS), saiu da casa dos pais para trabalhar e estudar, foi aprovada em um concurso bancário e atuou nesse ramo por muito tempo. Em 1987 mudou-se para Pato Branco (PR) e formou-se em Administração de Empresas, casou-se, teve dois filhos e decidiu empreender, desistindo da sua carreira bancária.
Após várias tentativas no ramo comercial, em 1997, fundou com sua família a primeira Loja Utilíssima, que hoje é o consolidado Grupo Dalla Valle, que possui lojas em Pato Branco e Chapecó, tendo aproximadamente 200 colaboradores. No início, comercializavam diversos produtos com preço único de R$ 1,00, valor estratégico, que abria concorrência direta com as “Lojas de R$1,99”, já existentes. Localizada no centro de Pato Branco, a iniciativa foi um sucesso e com a demanda cada vez mais crescente, os negócios expandiram, e, em 2003 foi fundado a Dalla Valle Real Atacado, atendendo lojistas de toda a região e sendo reconhecido pelo Brasil e outros países.
Frente ao Grupo, Marlene assume diversas responsabilidades, é ela que auxilia as equipes a manterem a rotina nas lojas, organiza e coloca as ideias em prática, estabelece metas e busca os investimentos necessários para manter a solidez dos negócios, seu filho, Jevan Augusto Dalla Valle, atua como administrador geral do grupo e a filha, Julia Maria Dalla Valle, atua na área comercial e marketing digital.
Marlene é inspiração para seus filhos, que vem da força que ela sempre demonstrou em diversos momentos e aspectos de sua vida profissional. O sucesso dos negócios vem do esforço, habilidade e persistência. Afirma que, o empreendedorismo é um estilo de vida, um comportamento, uma atitude. Sempre que se faz algo novo, de alguma forma isso vai contribuir para o crescimento pessoal, mas, também, para o desenvolvimento econômico da sociedade em geral.
Dentre tantas responsabilidades com as empresas, Marlene ainda encontra tempo para o voluntariado, esteve por quatro anos - de 2013 a 2016 - na gestão da Fundação Patobranquense do Bem-estar (FUNDABEM), na época, com 180 crianças, onde se dedicou ao máximo. A Fundabem é uma ONG que tem por objetivo atender crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social.
Em outubro de 2018, o empresário Sr. Claudio Petrycoski (in memorian), que sempre colaborou com objetivos da FUNDABEM, a procurou, pedindo que assumisse a administração da entidade por mais quatro anos - de 2019 a 2023 - visto que a mesma precisava de melhorias em todo seu funcionamento, sem deixar de mencionar que neste período passamos por uma pandemia, onde foi dado a devida assistência às crianças e seus familiares. Momento muito difícil para a entidade, que precisava de reestruturação em todos os âmbitos.
Mesmo hoje, não estando a frente da fundação, suas empresas continuam participando de eventos sociais, fazendo campanhas internas para doação, e contribuindo para outras entidades também. Marlene tem como lema: O valor da vida não é o que você tem, mas o que você se torna e o bem que você faz aos outros.