Legislativo entregou Moção de Aplauso à Granja Real pelos 50 anos de atividades
Na Sessão Ordinária, realizada nesta segunda-feira (11), o Legislativo de Pato Branco aprovou, em segunda votação, o Projeto de Lei Ordinária criando o “Programa Doação On-line”. Em primeira votação, foi aprovado Projeto de Decreto Legislativo concedendo Medalha de Honra ao Mérito Pato-branquense para o deputado federal Fernando Lúcio Giacobo. Também foi realizada a entrega de Moção de Aplauso para a Granja Real, pelos 50 anos de atividades em Pato Branco. Ainda, foram apresentados 21 requerimentos.
Segunda votação
Programa Doação On-line
De autoria do vereador Lindomar Brandão (PP), foi aprovado em segunda votação, o Projeto de Lei nº 79, de 2024, criando o “Programa Doação On-line”. De acordo com a justificativa do Projeto, “tendo em vista o uso crescente da internet e das novas tecnologias, a intenção desse Projeto de Lei é, justamente, proporcionar uma plataforma de doações, um aplicativo (App), onde o doador comunica um item disponível e a entidade interessada entra em contato. Atualmente, muitas pessoas querem doar itens mas não sabem, especificamente, para quem doar, diante disso, acabam postando em grupos de WhatsApp ou outras redes sociais e muitas vezes a doação não atinge aqueles que mais necessitam.”
Primeira votação
Medalha de Honra ao Mérito Pato-branquense
Apresentado pelo vereador Januário Koslinski (PL), foi aprovado em primeira votação, o Projeto de Decreto Legislativo nº 22, de 2024, concedendo Medalha de Honra ao Mérito Pato-branquense para o deputado federal Fernando Lúcio Giacobo. De acordo com a justificativa do Projeto, que destaca a “dedicação e responsabilidade social” do deputado federal, o vereador proponente afirma que, “dentre as contribuições, importa destacar o engajamento comunitário, no qual demonstra um comprometimento excepcional para com a comunidade pato-branquense; e o estímulo ao crescimento econômico da região, trazendo investimentos, geração de empregos e fortalecimento da economia local.”
“Fernando Lúcio Giacobo nasceu em 17 de dezembro de 1970, em Pato Branco (PR), é filho de Irineu Giacobo e Joecy Giacobo e tem dois irmãos Glauber e Alana. Começou a trabalhar na área comercial, destacando-se como jovem empreendedor, atuando no ramo de móveis e eletrodomésticos e, posteriormente, do ramo automotivo. Em 2002, foi eleito deputado federal pelo Partido Popular Socialista (PPS), com mais de 52 mil votos”.
“Após quatro anos de trabalho, quase dobrou a votação, sendo reeleito, em 2006, pelo Partido Liberal (PL), com 92.868 votos, e garantiu a representação do povo paranaense, até fevereiro de 2011. Em 2010, com a migração do PL para o Partido da República (PR), Giacobo colocou seu nome entre as principais lideranças políticas do estado, reeleito com 120 mil votos. Em 2014, em 2018 e em 2020, foi reeleito, se fortalecendo ainda mais como liderança política de grande destaque no parlamento federal. Atualmente, em seu sexto mandato, continua sua luta em prol de melhorias para o povo que representa e o elegeu”.
Moção de Aplauso para a Granja Real
De autoria do vereador Rodrigo José Correia (União Brasil), foi entregue a Moção de Aplauso nº 31, de 2024, para a Granja Real, pelos 50 anos de história no município.
De acordo com o Projeto, “a década de 80 foi um período decisivo para a Granja Real, que iniciou uma fase de expansão com a abertura de novas unidades nas Comunidades de Passo da Pedra e Independência. Em 1991, a empresa inaugurou um novo incubatório, aumentando sua capacidade produtiva. A expansão continuou com novas unidades, como Bom Retiro 1, 2, 3 e Fazendinha 1 e 2. O ano 2000 trouxe a inauguração de um centro administrativo, centralizando a gestão e reforçando a excelência da empresa”.
“Em 2006, a Granja enfrentou a perda de seu fundador, Sérgio Estevão Rotta, mas superou desafios mantendo seu legado. A década de 2010 foi marcada por crescimento acelerado com a abertura de cinco novas unidades. Em 2018, a Granja iniciou exportações e, em 2020, ampliou sua presença com duas novas unidades e a criação da Real Agro. Em 2024, a Granja Real celebra 50 anos de sucesso e continua a investir na expansão e desenvolvimento da avicultura brasileira”.
Representando a empresa, Janete Salmoria agradeceu a homenagem recebida e recordou o propósito inicial da empresa, quando da fundação, que era a comercialização de pintainhos de um dia. Ela destacou que, atualmente, a Granja Real é uma das cinco empresas que compõem o Grupo Real e que, juntos, geram 600 empregos diretos.
Janete também mencionou que a Granja Real possui, aproximadamente, um milhão de matrizes e produz, aproximadamente, 10 milhões de ovos férteis. “Do total, 30% destes ovos férteis produzidos são destinados para a exportação, ou seja, para o México, Paraguai, África do Sul e, nosso maior mercado atual, Senegal. Os demais 70% da produção passam pelo processo de incubação e são vendidos no mercado interno”.
A pauta da sessão - com os projetos completos, bem como, as correspondências, ofícios e projetos, lidos em Plenário, e os requerimentos e indicações apresentados - está disponível em: https://sapl.patobranco.pr.leg.br/sessao/pauta-sessao/2442/