Legislativo entregou Medalha de Honra ao Mérito Pato-branquense ao empresário Paulo José Sartor
O Legislativo de Pato Branco concedeu Medalha de Honra ao Mérito Pato-branquense para o empresário Paulo José Sartor, na terça-feira (3). A honraria tem a atribuição de “reconhecer e homenagear qualquer cidadão, integrante da sociedade local, que tenha sido ou seja protagonista de relevantes serviços à comunidade pato-branquense, revelando desprendimento e oportunizando conquistas sociais à sociedade”. Familiares, amigos e colegas de trabalho participaram da solenidade, realizada no Plenário da Câmara Municipal.
A entrega da honraria, proposta pela vereadora, Maria Cristina Hamera (União Brasil), foi aprovada pelo Decreto Legislativo nº 21, de 30 de outubro de 2024, com o apoio dos demais vereadores da Casa. O presidente da Casa, Eduardo Dala Costa (Republicanos), o vice-presidente, Rodrigo Correia (União Brasil), e a proponente da homenagem, Maria Cristina Hamera (União Brasil), participaram da Solenidade, juntamente, com os vereadores Claudemir Zanco (PL) e Lindomar Brandão (PP).
O presidente do Legislativo, vereador Eduardo Dala Costa (Republicanos), conduziu os trabalhos da Sessão Solene. “A Medalha de Honra ao Mérito tem como finalidade homenagear cidadãos que desempenharam importantes serviços para nossa comunidade e eu sou muito grato por poder acompanhar e conviver com nosso homenageado e, assim, presenciar sua dedicação a grupos de serviço, igreja e ações sociais, sem deixar de lado a família e sua empresa. Tendo iniciado sua caminhada na agricultura, e aqui quero lembrar de dona Leonilda e seu Ludovino, que muito contribuíram para a história do nosso município, Paulo começou a trilhar sua caminhada profissional desde muito cedo, sempre buscando se aprimorar. Junto com a esposa Elizeti, Paulo construiu uma história profissional, empresarial e de desenvolvimento. Também juntos, eles formaram uma família que é a extensão do que se hoje enaltecemos com a entrega desta medalha. Uma família que se preocupa com o próximo, que busca ajudar ao máximo”, enfatizou Eduardo.
A proponente da Medalha de Honra ao Mérito Pato-branquense, vereadora Maria Cristina Hamera (União Brasil) disse se sentir satisfeita em celebrar a trajetória de um profissional visionário, um exemplo de liderança e comprometimento. “Sua trajetória é marcada por ética, solidariedade, perseverança e uma genuína vontade de fazer a diferença, seja na vida profissional, comunitária ou pessoal. Desde o início, Paulo demonstrou visão inovadora e coragem para superar desafios, construindo não apenas um negócio de sucesso, mas também uma reputação de integridade e impacto positivo. Sua liderança inspira aqueles que buscam crescer com ética e propósito, promovendo o bem-estar coletivo e o desenvolvimento sustentável. Este Título é um tributo ao seu exemplo de resiliência e criatividade. Em nome da população de Pato Branco, agradecemos por suas contribuições à nossa comunidade. Que sua força continue a inspirar a todos e que Deus abençoe você e sua família. Parabéns!”, comemorou a vereadora Maria Cristina.
Vilson Dala Costa fez uma homenagem em nome de todos os amigos de Paulo, citando os mais diversos grupos em que ele e sua esposa participam. “Paulo sempre esteve profundamente envolvido com a comunidade de Pato Branco, aprendendo com seus pais, Ludovino e Leonilda, e participando de grupos como o Movimento Leigo Jovem. Casou-se em 1989 e, em 1990, fundou a Gráfica Imprepel, que se tornou referência na região. Ao longo dos anos, Paulo contribuiu com sua comunidade, doando serviços para capelas, clubes de serviço e entidades sociais, e, também, se dedicou ao Rotary Clube Pato Branco-Sul, praticando o lema de “dar de si sem pensar em si”. Além de sua carreira e trabalho social, Paulo era um amigo carismático, dedicado e generoso, sempre disposto a ajudar os outros. Seu legado é continuado por seus filhos, Paulo Henrique e Isabela, que seguem sua determinação e espírito empreendedor. A homenagem de hoje é um reflexo da grande admiração que a cidade de Pato Branco tem por ele e sua família, não apenas como empresários, mas como cidadãos comprometidos com o bem-estar da comunidade”, afirmou ele.
A esposa de Paulo, Elizeti Sartor, falou pela família e disse sentir alegria e orgulho da conquista. “Para mim, como esposa e sócia, esta é uma ocasião especial, porque eu não sou apenas uma testemunha, mas, também, uma parte do caminho que ele trilhou até chegar a este reconhecimento. Paulo, você é uma pessoa excepcional, não só pelas conquistas, mas pela sua ética, generosidade e dedicação diária. Tenho o privilégio de conviver de perto com sua incansável busca por fazer a diferença na vida de todos, especialmente com seu amor pelos nossos filhos e sua família. Sua integridade, respeito e compromisso com seus valores me enchem de orgulho. Ao receber a Medalha de Honra ao Mérito, você é reconhecido não apenas pelo seu impacto, mas também pela forma admirável com que enfrenta desafios. Você me ensinou a importância de servir e de fazer o bem. Sou sua fã e companheira em todas as fases da vida, celebrando não só a medalha, mas o homem incrível que você é. Te amo e estamos muito orgulhosos de você!”, comemorou Elizeti.
O homenageado, Paulo José Sartor, agradeceu a presença dos amigos, colegas, autoridades, familiares e todos presentes. “É com grande alegria que recebo esta Medalha de Honra ao Mérito, um reconhecimento que compartilho com minha família, amigos e colaboradores, que sempre estiveram ao meu lado. Agradeço imensamente à Câmara Municipal de Pato Branco, aos vereadores e, em especial, à vereadora Maria Cristina, pela proposta desta homenagem. A todos que contribuíram para minha trajetória, como o Rotary, meus mentores e a equipe da Imprepel, sou eternamente grato. Este reconhecimento é fruto de um trabalho coletivo, e o sucesso só é possível quando compartilhado com quem está ao nosso lado”.
“Agradeço também à minha família, que é meu maior alicerce e fonte de inspiração, em especial à minha esposa Elizeti e aos meus filhos. A jornada que comecei com humildade em Pato Branco se consolidou com esforço, honestidade e respeito pelas pessoas. Ao longo dos anos, busquei sempre retribuir à comunidade e àqueles que me apoiaram. Este prêmio reflete a nossa dedicação, e sou grato a Deus por nos guiar. Hoje, mais do que uma conquista pessoal, este momento é uma celebração coletiva, pois as melhores conquistas são aquelas que compartilhamos com quem caminha ao nosso lado. Muito obrigado a todos”, agradeceu Paulo.
Biografia de Paulo José Sartor
Paulo José Sartor nasceu em 17 de agosto de 1967, na cidade de Erechim, no Rio Grande do Sul. Em 1969, sua família se mudou para Verê, no Paraná, e, em 1973, estabeleceu-se em Pato Branco, na comunidade de São Pedro de Alcântara. Filho de Luduvino Sartor (in memoriam) e Leonilda Sartor, é o mais novo de três irmãos, Silvia Regina e Sandra Maria. Casado com Elizeti, desde 23 de dezembro de 1989, com quem tem dois filhos, Paulo Henrique e Isabela.
Muito tímido e vindo da agricultura, enfrentou muitas dificuldades de adaptação pessoal junto a colegas de trabalho, passando pelo que hoje se conhece como bullying. Ele menciona, inclusive, que na época não tinha nada disso e o “cabra” tinha que ser forte e encarar os desafios com força. Os números sempre foram seu forte, o que lhe ajudou a vencer desafios.
Desde cedo, Paulo começou a trilhar seus caminhos na cidade do Verê, onde teve a oportunidade de conviver com seus avós e tios, recebendo ensinamentos valiosos. Em 1982, mudou-se para Pato Branco, onde estudou no Colégio Agostinho Pereira e no Premem. Em 1989, ingressou na Funesp, onde cursou Ciências, com habilitação em Matemática. Posteriormente, ampliou sua formação com especializações em “Marketing, Propaganda e Administração”, pela Fundação Getúlio Vargas, e um MBA em “Gestão de Vendas”.
Sua trajetória profissional começou aos 15 anos, quando ingressou na Gráfica Xingu, onde trabalhou por oito anos. Em 1990, Paulo e seu pai, Luduvino, juntamente, a Mario Domingues Farias, fundaram a UNIGRAF. Após alguns anos de trabalho árduo, ao lado de seu pai, a empresa evoluiu para a conhecida Imprepel.
Inicialmente, com recursos limitados, a família Sartor investiu tudo o que tinha, enfrentando um cenário econômico desafiador. Graças à persistência e dedicação de Paulo e de sua esposa Elizeti, a empresa conseguiu superar as dificuldades e se manter no mercado.
A família está profundamente envolvida na empresa, que é gerida de forma familiar. Paulo acredita, que a honestidade e o respeito são valores fundamentais que herdou de seus pais, e procura transmitir esses valores em seu ambiente de trabalho. Entre os desafios atuais enfrentados por Paulo, estão a sucessão familiar, a expansão das vendas a nível nacional, a compra de novos equipamentos e a ampliação da estrutura fabril.
Em 1994, ingressou no Rotary Club de Pato Branco Sul, onde construiu amizades valiosas e encontrou uma forma de contribuir com a sociedade. Paulo valoriza a oportunidade de lidar com pessoas, enfrentar as adversidades da profissão e contribuir para o desenvolvimento e felicidade de seus colaboradores. Para ele, o principal desafio é enxergar além do óbvio e continuar evoluindo em todos os aspectos da vida e dos negócios.
A honestidade, herdada de seus pais, e o respeito às pessoas, são os pilares que sustentam a vida de Paulo. Com sua esposa, ele criou seus filhos, a partir dos princípios da Lei de Deus, promovendo a caridade e o respeito ao próximo. Paulo acredita que sempre há espaço para melhorar, fazendo mais do que o combinado e lidando com as adversidades, com resiliência e otimismo.