Legislativo entregou Medalha de Honra ao Mérito Esportivo e Moção de Aplauso para o piloto Gabriel Casagrande

por Laiane Carniel publicado 16/05/2024 14h40, última modificação 16/05/2024 14h40
Solenidade foi realizada na terça-feira (14), no Plenário da Câmara Municipal

Em Sessão Solene, realizada na terça-feira (14), no Plenário da Câmara Municipal, o Legislativo homenageou o piloto Gabriel Casagrande com duas honrarias. De autoria dos vereadores Eduardo Dala Costa (Republicanos) e Maria Cristina Hamera (União Brasil), foi entregue Medalha de Honra ao Mérito Esportivo e, de autoria do vereador Claudemir Zanco (PL), foi entregue Moção de Aplauso. As homenagens foram aprovadas por todos os vereadores, como uma forma de reconhecer as conquistas que o homenageado - que iniciou sua carreira automobilística no Kartódromo Municipal Ayrton Senna, quando sua família residia em Pato Branco - alcançou nos últimos anos, levando o nome de Pato Branco para disputas nacionais e internacionais. Além disso, as honrarias são uma forma de incentivar que as novas gerações acreditem no esporte, independente da modalidade, como uma opção de futuro.

 

A abertura da Sessão Solene foi realizada pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Eduardo Dala Costa (Republicanos). Após a entrega das homenagens, Eduardo, que também foi proponete da Medalha de Honra ao Mérito Esportivo, destacou que Gabriel Casagrande leva o nome do Sudoeste do Paraná por onde corre, ao mesmo tempo que fica para a sociedade de Pato Branco o orgulho de ter sido o município que o piloto iniciou sua trajetória. “Também não podemos esquecer o engajamento de Casagrande para que a pista do Kartódromo Municipal Ayrton Senna não fosse fechada. Pista esta que ele conhece muito bem e que, agora, tem assegurada o uso pelos kartistas.”


Representando o Executivo de Pato Branco, o secretário municipal de Esporte e Lazer, Flávio Krassota, destacou que ser atleta em alto rendimento é muito difícil, sendo necessário abrir mão de muitas coisas. Assim, enalteceu a dedicação e comprometimento do piloto para chegar nas conquistas obtidas.

 

 

Claudemir Zanco, proponente da Moção de Aplauso pelo primeiro título da Stock Car, em 2021, descreveu a satisfação de ouvir o nome de Pato Branco sendo lembrado por destaques positivos. “Nos enchemos de alegria aqui, e ficamos torcendo”. O vereador também lembrou que o piloto “representa hoje, o que queremos para o futuro da região Sudoeste. Nascido em Francisco Beltrão, viveu em Pato Branco e viveu em Dois Vizinhos, o triângulo do sudoeste do Paraná. Seria interessante ter essa interação não só no esporte, mas na economia.”

 

Também proponente da Medalha de Honra ao Mérito Esportivo, Maria Cristina de Oliveira Rodrigues Hamera, enfatizou que Casagrande além de ter sido uma jovem promessa, é hoje um importante nome do esporte automotor brasileiro. “Seus ótimos resultados são méritos de trabalho duro, dos intensivos treinamentos e do apoio incondicional da família, da equipe e da torcida que o incentiva a cada volta nas pistas.”

 

O presidente do Kart Clube de Pato Branco, Lucian Brandalize, fez uma homenagem ao piloto e comparou o kart como a categoria de base de modalidades como o futebol, ao se referir do aprendizado que a categoria proporciona aos pilotos. Ao fim, ele presentou Gabriel Casagrande com uma camisa do Kart Clube.

Em vídeo, o amigo Álvaro Zanella Junior - contemporâneo de Casagrande nas pistas de kart - lembrou de diversas histórias juntos e descreveu como justa a homenagem concedida a quem ele descreveu como “um profissional de altíssimo nível, que hoje em dia, dá trabalho para vice-campeão mundial de Fórmula 1, entre outros nomes do automobilismo de outras categorias”.

Ao fim, Gabriel Casagrande agradeceu as homenagens. “Sou muito grato por ter sido escolhido. É uma honra estar aqui com vocês”, afirmou Casagrande, ao lembrar que foi em Pato Branco que começou no automobilismo no kartódromo, que recentemente teve o licenciamento ambiental. “Fiquei muito feliz de ter essa notícia que o kartódromo agora está em boas mãos, e que vai funcionar, espero que para sempre, para que possamos ter cada vez mais histórias de pilotos que começam por aqui e que conseguem atingir o sucesso.”

O piloto também disse acreditar que muito ainda pode ser conquistado no automobilismo, contando que em seu início “o pai não queria que começasse, porque era muito caro, e a mãe não queria, porque era muito perigoso. Os dois tinham razão, mas fomos teimosos e começamos”, ele também fez referência a vários amigos dele e da família presentes na solenidade, agradecendo a todos que, assim como seus pais e irmãs, o apoiaram desde o início do sonho até o momento atual.  

 

 

Biografia

Filho de Edson Luiz Casagrande e Angélica Meimberg Casagrande, Gabriel Meimberg Casagrande tem duas irmãs, Luisa e Cristiane. Nasceu em 20 de fevereiro de 1995 e residiu em Pato Branco entre 2001 e 2013. Em 2007, com apenas 12 anos de idade, deu seus primeiros passos no esporte de velocidade, através do Kart, conquistando os títulos de campeão brasileiro, campeão sul-brasileiro, campeão paranaense, campeão catarinense, campeão gaúcho e campeão da Copa São Paulo. Depois de passar por categorias como Fórmula Renault Euro e Fórmula3 Sul-Americana, o paranaense Gabriel Casagrande fez sua estreia na Stock Car, em 2014, destacando-se rapidamente como uma jovem promessa. Com mais de 200 corridas na principal categoria do automobilismo nacional, Casagrande já subiu mais de 30 vezes ao pódio e vem conquistando inúmeros títulos ao longo dos anos.

Gabriel, como toda criança que ama corridas, sonhava em correr na F1 e, aos 16 anos, chegou a tentar a carreira em monopostos na Europa. Ao retornar para o Brasil, terminou os estudos e trabalhou com o pai, para depois seguir seu sonho. Hoje, o piloto acelera a 250km/h na maior categoria de automobilismo do país, a Stock Car, da qual se tornou um grande vencedor. Mas, para muitos jovens pilotos brasileiros, o sonho não é nada menos do que se tornar campeão em Interlagos, independentemente de sua categoria. Na vida de Gabriel, este sonho se transformou em realidade não apenas uma, mas duas vezes. Atingindo o ápice do automobilismo do país, sagrou-se como um dos campeões da Stock Car pela primeira vez, em 12 de dezembro de 2021, o que motivou a Moção de Aplauso e, pela segunda vez, no dia 17 de dezembro de 2023, no autódromo de Interlagos, em São Paulo. Para isso, contou com o apoio incondicional de seus pais, dos patrocinadores e da equipe, tornando-se bicampeão da Stock Car, campeão da Porsche Cup Endurance Series e também campeão da Nascar Brasil.

Atuando no automobilismo profissional desde 2012 e iniciando na StockCar dois anos depois, consolidou-se como um dos nomes mais importantes do esporte a motor do Brasil. Hoje, contabilizando mais de 200 corridas e 37 pódios, Gabriel vem se tornando, a cada nova disputa, uma figura de referência ainda maior na Stock Car. Para o ano de 2024, a meta é estar mais uma vez na briga pelo título de campeão da Stock Car, embora buscar a oportunidade fora do país ainda esteja nos planos. Sobre a rotina como piloto, Gabriel garante que, ainda que possa parecer chata para alguns, é uma rotina muito boa de se viver. Aos jovens que desejam seguir seus passos e buscar uma carreira nas pistas automobilísticas, Gabriel aconselha que tenham paciência e sejam resilientes. Segundo o profissional, o automobilismo é um esporte em que, inevitavelmente, se perde muito mais vezes do que ganha, por isso o segredo é não desanimar e manter o foco e a dedicação.