Legislativo entrega Prêmio Mulher Destaque para Graziela Romani
O Legislativo de Pato Branco realizou na terça-feira (15), a Sessão Solene de entrega do Prêmio Mulher Destaque para Graziela Romani. A honraria tem a atribuição de “homenagear mulheres que tenham se destacado profissionalmente ou prestado relevantes trabalhos na área social, com o objetivo de valorizar a mulher no contexto da cidadania”. Familiares, amigos e colegas de trabalho participaram da solenidade, realizada no Plenário da Câmara Municipal.
A entrega da honraria, proposta pelo vereador, Rodrigo José Correia (União Brasil), foi aprovada pelo Decreto Legislativo nº 15, de 7 de agosto de 2024, com o apoio dos demais vereadores da Casa. A vereadora Maria Cristina Hamera (União Brasil), também participou da solenidade.
Quem conduziu os trabalhos da Sessão Solene foi o vice-presidente do Legislativo, vereador Rodrigo José Correia. Em mensagem que justificou sua ausência, o presidente da Casa, vereador Eduardo Albani Dala Costa (Republicanos) enalteceu os trabalhos prestados por Graziela ao longo de sua carreira profissional “contribuindo em diversos momentos, e, de formas distintas, para assegurar o direito de saúde pública de qualidade à população, seja na implementação da primeira equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF), no projeto piloto do Cartão SUS, ou, de forma atuante nos conselhos municipais de Saúde, Idoso e da Criança e Adolescente”. Ele também destacou a atuação voluntária da homenageada e seu empreendedorismo.
Proponente da láurea, Rodrigo Correia lembrou que a homenageada “tem sua trajetória na terapia sistêmica marcada por uma paixão incansável pela compreensão das dinâmicas humanas e pela busca por soluções inovadoras para os desafios que a vida nos apresenta.”
O vereador afirmou ainda que além da atuação clínica, Graziela “tem se destacado como uma incansável defensora da saúde mental e do bem-estar emocional. Seus trabalhos de pesquisa, suas publicações e suas palestras têm contribuído para a disseminação do conhecimento sobre a terapia sistêmica e para a promoção de uma cultura de cuidado com a saúde mental.”
Na sequência, os presentes acompanharam vídeos com homenagem do deputado Estadual, Luiz Fernando Guerra Filho (União Brasil) e depoimentos de familiares. Na sequência, familiares e amigos entregaram flores para a homenageada.
“Não cheguei aqui sozinha”, disse Graziela ao dar início a seu discurso. Ela ainda afirmou “sou filha do SUS e abençoada por Pato Branco. Busquei na filosofia da prevenção à saúde e espiritualidade cuidar dos sintomas físicos emocionais, das desordens nos relacionamentos entendendo que era necessário ir além da técnica e cuidar da alma, cuidar do espírito, trazer sentido e esperança, amor, autoestima, presença, toque, olho no olho, calor humano.”
A homenageada lembrou ainda que presenciou com “muita intimidade as políticas de saúde no âmbito público e privado, acompanhei o processo de formação de inúmeros profissionais e encontrei no empreendedorismo na área da saúde a alegria de empreender, resgatar famílias e trazer força para que cada pessoa em seu sofrimento pudesse ir de encontro à Deus e ao seu propósito de vida, se reconectando consigo mesmo através das meditações conduzidas com objetivo de cura pessoal e então devolver a dignidade merecida com a prosperidade em suas vidas.”
Graziela dedicou o prêmio recebido “a você [mulher], é sobre você, que acreditou como eu, que é capaz de recomeçar, que você consegue.”
Biografia de Graziela Romani
Graziela Romani, é filha de Paulo Nicanor Romani e Terezinha Piana Romani, nasceu em Pato Branco, em 25 de fevereiro de 1973. É irmã de Carlos Alberto Romani, Flávio Antônio Romani e Paulo César Romani e residiu na cidade de Dois Vizinhos, até os 17 anos de idade. Grazzi Romani, como hoje é conhecida, é casada há 25 anos com Cleder Todorovski, desta união nasceram os filhos Victor André e Ricardo.
Grazzi formou-se na Universidade do Oeste do Paraná na área de Enfermagem e retornou para Pato Branco, em 1996, assumindo a função de Enfermeira Assistencial, na Secretaria Municipal de Saúde, onde atuou na primeira equipe de Estratégia de Saúde da Família. Grazzi contribuiu na implementação do projeto piloto do Cartão SUS, desenvolveu ações de descentralização dos serviços de saúde, facilitando o acesso da população aos serviços de saúde, e gerenciamento das Unidades Básicas de Saúde.
No período de 2001 a 2007 esteve à frete da Coordenação Municipal de Programas Coletivos e Estratégia Saúde da Família, sendo responsável pela capacitação multiprofissional das equipes de saúde e pela promoção de educação permanente aos usuários do SUS. Atuou e contribuiu nos Conselhos Municipais da Saúde, Conselho Municipal do Idoso e Conselho Municipal da Criança e Adolescente e representou o município de Pato Branco em eventos de destaque, junto à Secretaria Estadual de Saúde e em Brasília, no Ministério da Saúde.
Além da formação em enfermagem, é especialista em acupuntura, com extensão da prática na Universidade de Beijing Traditional Medicine Center, da China; é especialista na Formação de Professores em Educação à Distância, pela Universidade Federal do Paraná; Especialista em Enfermagem do Trabalho - pela UNC, de Concórdia; tem formação em Constelação, há 10 anos, pelo Instituto Marusa, de Curitiba; em Pedagogia Sistêmica - pelo Olinda Guedes, de Curitiba; Formação em Constelação Internacional em Estruturas e Empresas, pela Guillermo Echegueray, de Montevideo; em Direito Sistêmico, pelo Instituto Raízes, de Florianópolis; e Formada no Método Hilário Trigo, de Curitiba.
onduziu a articulação dos acadêmicos das áreas de Enfermagem, Psicologia e Nutrição, da Fadep, atual Unidep - Centro Universitário de Pato Branco - para extensão comunitária dos atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde, das comunidades rurais e no Município de Pato Branco; extensão dos serviços de saúde para mulheres empreendedoras, na região do Sudoeste do Paraná; e extensão dos serviços de saúde nas empresas. Além disso, contribuiu significativamente, como Catequista na Paróquia São Pedro Apostolo.
Atua brilhantemente na área de Formação de Pessoas - Contribuiu no período de 1996 a 2009, formando profissionais na área de Agentes Comunitários de Saúde e na área da Enfermagem no nível básico: Auxiliar de Enfermagem; médio: Técnico de Enfermagem ao universitário: Profissional Enfermeiro, deixando sua marca, também, no empreendedorismo.
Membro integrante do Clube de Mães e Amigos Cruz de Malta II, da Ordem Demolay, de Pato Branco, onde presta cuidados e apoio aos jovens em ações de filantropia e acolhimento. Pioneira em sua categoria profissional como Enfermeira Empreendedora, desde 2007. Sócia proprietária da Clínica Grazzi & Cleder Terapias Integradas, juntamente com seu esposo. Recentemente foi premiada na Eduzz em Sorocaba, São Paulo, com Honra da Jornada do Guerreiro - Qualidade nos serviços e relacionamento com o publico no digital.
Mulher atuante, de energia contagiante, dedica-se a curar as relações na família, principal fator de adoecimento. Desenvolve atividades voltadas ao cuidado e ao atendimento de pessoas que buscam por compreensão sobre o adoecimento do corpo e da mente. Pessoas que estão cientes de que na origem das doenças se escondem conflitos e desencontros do próprio destino.
Grazzi conduz eventos, palestras e workshops na área da saúde, presencial e on-line, lidera o movimento Medita & Ação, há 7 anos, em sua clínica, onde presta serviço social, arrecadando donativos - alimentos, roupas, material de higiene, material escolar e fraldas - para ajuda comunitária ao SOS Vida, APAE, Maternidade Hospital São Lucas e Lar dos Idosos São Vicente de Paula, hoje Lar dos Idosos São Francisco de Assis.
Mulher geradora/formadora de empregabilidade, com foco na formação de pessoas engajadas em transformar vidas e ter a sua própria transformação lucrativa, atuando no mercado como terapeuta. Idealizadora do Método GR - Grandes Resultados, que compreende a criação de um método para formação e carreira de pessoas, é destinado a quem está em busca de autoconhecimento, como promotor do seu processo de crescimento pessoal e profissional na área da saúde, tornando-se terapeuta empreendedor e para profissionais da saúde em nível avançado, possibilitando o posicionamento autônomo como prestador de serviços em terapias, nos atendimentos presencial e on-line.