Legislativo entrega Moções de Aplauso homenageando conquistas na área do empreendedorismo e da educação e pesquisa
Os vereadores entregaram, na Sessão Ordinária realizada nesta segunda-feira (27), Moção de Aplauso para a empresária Flávia Gnoatto e Moção de Aplauso para o biólogo, professor e pesquisador Mário Sérgio Muniz Tagliari. Em primeiras votações, foram aprovados dois projetos, entre eles, a instalação de botão de pânico, nas escolas públicas municipais. Ainda, foram apresentadas oito indicações e 30 requerimentos.
Primeira votação
Botão de pânico nas escolas
Em primeira votação, foi aprovado o Projeto de Lei nº 37, de 2023, de autoria da vereadora Thania Caminski (PP), que dispõe sobre a instalação de dispositivo eletrônico de segurança do tipo botão de pânico nas escolas da rede municipal de ensino. De acordo com o Projeto, “o botão de pânico é um equipamento formado por um receptor e um botão de acionamento, que será usado para o envio de sinal de alerta para uma central de monitoramento, que deverá ser instalada no Batalhão de Polícia Militar. Ainda, deverá ser instalado dispositivo que acione sirene de alto volume no lado externo da escola pública”.
Pela justificativa, “o sistema visa permitir uma ação rápida das forças de segurança, que será acionada imediatamente para o socorro à escola onde ocorra a violência, podendo interceptar as ações criminosas em andamento e, ainda, a simples divulgação da existência do "botão de pânico" poderá fazer com que diminua a possibilidade de ocorrência de ataques de violência nas escolas”.
Grafite e muralismo
Também em primeira votação e de autoria da vereadora Thania Caminski (PP), foi aprovado o Projeto de Lei nº 134, de 2023, que dispõe sobre o reconhecimento do grafite e muralismo como forma de expressão artística e cultural, realizadas com o objetivo de democratizar o acesso à arte, revitalizar a paisagem urbana e o patrimônio público ou privado.
Pelo Projeto, “os espaços públicos destinados à arte serão definidos pela Administração Pública municipal; a manifestação por meio do grafite e muralismo não poderá fazer referência a marcas ou produtos comerciais, nem conter mensagem de violação aos direitos humanos ou conteúdo de cunho pornográfico, político, racista, preconceituoso, ilegal, ofensivo a grupos religiosos, étnicos ou culturais; ainda, os artistas deverão ser cadastrados no Departamento Municipal de Cultura ou órgão equivalente que venha a ser criado”.
Moção de Aplauso à empresária Flávia Gnoatto
De autoria da vereadora Maria Cristina Hamera (PV) e do vereador Romulo Faggion (União Brasil), foi entregue a Moção de Aplauso nº 39, de 2023, para Flávia Gnoatto, empresária do ramo alimentício, pelo recebimento do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2023 do Paraná.
De acordo com o Projeto, “o legítimo espírito empreendedor, faz parte dos dias de Flávia desde cedo. Filha de uma cabeleireira e de um chapeador, com eles aprendeu a unir forças e trabalhar. Pelo Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz (FAG), cursou Nutrição e, ao formar-se, começou a atuar com consultoria para pequenas empresas e atendendo pacientes em sua própria casa. Em 2010, passou a ser professora no Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) e logo tornou-se coordenadora de Nutrição e Gastronomia, colocando os cursos em outro patamar. Criou jornadas acadêmicas e conseguiu, através de parcerias, a criação e estruturação dos Laboratórios de Estudos e Cozinha Industrial e, um dos projetos mais incríveis, foi o da Feira Orgânica, onde produtores de toda região dirigiam-se, semanalmente, à Universidade e vendiam os seus produtos orgânicos. Projeto que segue sendo realizado”.
Em 2017, Flávia e seu marido compraram uma padaria, o que foi um desafio, pois ainda atuava na Universidade. “Algo que sempre foi muito convicta, foi a de que não gostaria que fosse apenas mais uma padaria, queria gerar experiências marcantes, trazer sabores novos e criar momentos especiais. Partindo deste princípio, começaram a trabalhar muito e, assim, nasceu a Empório do Pão. Em janeiro de 2018, passou a ser sócia de uma nova padaria, a Cravo & Canela, que, além de uma panificadora, também servia almoços. Começou então, uma jornada tripla, duas padarias e mais a universidade. Com a ideia de fazer diferente, criou na Cravo & Canela um buffet de café colonial diário, o que chamou ainda mais atenção dos clientes. Com a qualidade dos produtos, começaram também a atender aniversários, casamentos, velórios e, ainda, festas e eventos empresariais. Com o aumento da demanda, decidiu abrir mão da gestão universitária, para dedicar-se 100% aos negócios nas padarias”.
Com a pandemia, lançaram as marmitas e passaram a fazer delivery na hora do almoço, o que se tornou um sucesso absoluto. Atualmente, já são mais de 300 unidades vendidas todos os dias. Foi na pandemia, também, que inspirados no filme A Fantástica Fábrica de Chocolates, lançaram as barras de chocolate artesanal Wonka, que permanecem sendo vendidas, e que, principalmente na época do lançamento, foi um forte impulso para fazer com que o faturamento aumentasse. Quando voltaram a receber pessoas na loja, em outubro de 2020, também fizeram algo inédito: trouxeram toda a decoração dos filmes de Harry Potter, além de todos os artefatos, as comidas do filme, os doces e salgados e as bebidas que as pessoas veem nos filmes, e sempre desejaram experimentar, foram colocadas a venda”.
Junto a isso, beneficiam muitas entidades do município, com doações de pães, doces e salgados para comemorações especiais. Além disso, atuam no descarte correto do óleo e, também, na separação do lixo, que é de 100% de aproveitamento. Ainda, possuem uma pequena fábrica de salgados, que abastece as lojas e alguns comércios locais e da região. Também, criaram uma linha de bolachas caseiras, que está presente em mais de 19 supermercados e, por meio de licitações, atendem Pato Branco e mais duas cidades da região. Atualmente, conta com 70 colaboradores em suas lojas. Com isso, a Câmara Municipal de Pato Branco concede Moção de Aplauso à Flávia Gnoatto, em reconhecimento ao seu “espírito empreendedor que muito contribuí para o desenvolvimento da nossa cidade”.
Moção de Aplauso ao biólogo, professor e pesquisador Mário Sérgio Muniz Tagliari
De autoria do vereador Romulo Faggion (União Brasil), foi entregue a Moção de Aplauso nº 45, de 2023, ao biólogo, professor e pesquisador Mário Sérgio Muniz Tagliari, pelos importantes projetos de conscientização e preservação do meio ambiente no Estado.
Mário Sérgio Muniz Tagliari é natural de Pato Branco, nasceu em 1° de dezembro de 1989, filho de Mário José Tagliari (Palito) e Maristela Burmester Muniz Tagliari, irmão de Marcus Vinícius Muniz Tagliari e casado com Angela Hoppen. É biólogo, bacharel e licenciado, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 2008.
Desde a graduação vem participando de projetos, programas e intercâmbios, que resultaram em sua aprovação para o Mestrado, em Biodiversidade Vegetal Tropical – Ecologia, na Université de Montpellier, na França. Sua pesquisa ocorreu em Madagascar, na África, onde trabalhou com a vulnerabilidade das espécies de baobás às mudanças climáticas. Um de seus principais eixos de pesquisa são as influências das mudanças climáticas na perda da biodiversidade. O aprendizado no mestrado na França, oportunizou seu ingresso no Doutorado da Universidade Federal de Santa Catarina, onde combinou a influência das mudanças climáticas com a teoria de resiliência em ambientes socioecológicos. Usou como pano de fundo tanto Madagascar quanto a Floresta de Araucárias. Em 2019, realizou o Doutorado Sanduíche em Montpellier – AMAP – CIRAD, na França. Ainda, em paralelo, publicou diversos artigos, para revistas nacionais e internacionais.
Desde 2021, Mário é professor na Faculdade Municipal de Educação e Meio Ambiente (FAMA) e vem realizando pesquisas sobre a influência de mecanismos de Pagamentos por Serviços Ambientais na manutenção e preservação da biodiversidade. Além disso, atua como orientador de alunos de mestrado. “Com isso, a Câmara Municipal de Pato Branco concede Moção de Aplauso para Mário Muniz Tagliari, biólogo, professor e pesquisador, pelo brilhante trabalho que vem realizando na região, seja como educador ou idealizador de importantes projetos de conscientização e preservação do meio ambiente, principalmente, com as Araucárias, árvore símbolo do nosso Estado.”
A pauta da sessão - com os projetos completos, bem como, as correspondências, ofícios e projetos, lidos em Plenário, e os requerimentos e indicações apresentados - está disponível em: https://sapl.patobranco.pr.leg.br/sessao/pauta-sessao/2335/