Legislativo entrega Moções de Aplauso

por Laiane Carniel publicado 03/12/2020 17h31, última modificação 03/12/2020 17h31
Também foram aprovados dois projetos em primeira votação e oito em segunda votação

Nesta quarta-feira (02), o Legislativo fez a entrega de cinco Moções de Aplauso: Fundação Pato-Branquense do Bem Estar (Fundabem); participantes da torcida organizada Camisa 6 do Pato Futsal; Luiz Sérgio Lavarda; Sérgio Lacerda Livramento; e equipe do Pato Futsal. A sessão também contou com a aprovação de dois projetos em primeira votação e oito em segunda votação.   

Fundação Pato-Branquense do Bem Estar (Fundabem)

De autoria do vereador Rodrigo José Correia (Podemos) foi entregue a Moção de Aplauso nº 17, de 2020, para a Fundação Pato-Branquense do Bem Estar (Fundabem), representada pela sua presidente Marlene Frizon Dalla Valle e demais membros da Diretoria, pelos 50 anos de história em nosso Município. A Fundabem é uma entidade beneficente, sem fins lucrativos, criada em 21 de dezembro de 1970, por um grupo de pessoas sensibilizadas com as crianças e adolescentes carentes do município de Pato Branco/PR.

A é mantida totalmente por doações de pessoa física ou jurídica, promoção de eventos e doação de Nota Paraná. Atualmente, são atendidas mais de 100 crianças e adolescentes, de 6 a 15 anos, encaminhadas pelas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e órgãos de defesa dos direitos como Conselho Tutelar, Ministério Público e Poder Judiciário. Existe também, uma busca espontânea por parte dos pais e responsáveis. As atividades são desenvolvidas de forma gratuita, em período de contraturno escolar.

Torcida organizada Camisa 6 do Pato Futsal 

A Moção de Aplauso nº 1, de 2020, de autoria do vereador Amilton Maranoski (PV), foi entregue aos participantes da torcida organizada Camisa 6 do Pato Futsal, por meio de seu presidente Hamilton Roberto Pontes Maciel. A Camisa 6 do Pato Futsal, fundada em 20 de janeiro de 2007, tem como objetivo apoiar, torcer e jogar junto com o Pato Futsal, sempre divulgando o esporte em nosso município e de engrandecer o nome da cidade de Pato Branco, através da formação, preparação e manutenção de uma torcida de futsal de alto nível.

Luiz Sérgio Lavarda

De autoria do vereador Carlinho Antonio Polazzo (DEM), foi entregue a Moção de Aplauso n° 21, de 2020, para Luiz Sérgio Lavarda, pelas conquistas obtidas e pela história de sucesso construída, por meio do esporte. De uma família ligada aos esportes, Luiz Sérgio Lavarda, ou Lavardinha como é mais conhecido, foi jogador de futsal durante 20 anos. Depois que começou a jogar futsal, no time adulto do Grêmio, os títulos vieram. Foi campeão duas vezes da Taça Tarobá e artilheiro. No ano seguinte, foi contratado pelo Bordon (SP). Passou ainda pelo Sadia (SC), SER ltaqui (RS), Sumov (CE), Atlético (Pato Branco) e Unoesc (SC).

Sua carreira enquanto atleta de futsal o tornou ídolo em Pato Branco e no país, o levando a muitas conquistas por onde passou. Jogou pelas Seleções Paranaense, Catarinense, Paulista e pela Seleção Brasileira, um dos maiores orgulhos. Como atleta, foi escolhido como melhor jogador do Paraná em 1990 e de São Paulo, em 1993. Foi Campeão Paranaense em 1990; Campeão Paulista em 1991; Campeão Catarinense em 1992; Campeão da Copa São Paulo em 1993; Campeão da Copa Zaragoza, na Espanha, em 1996; Campeão Brasileiro de Seleções em 2001; Campeão Paranaense, em 2002 e 2006, entre outras conquistas.  

Atualmente fora das quadras, Lavardinha é presidente do Pato Futsal e idealizador deste projeto, que ajudou a transformar em uma das maiores equipes de futsal do mundo. Como dirigente ajudou a equipe a conquistar vários títulos, entrando para a história do esporte local e nacional.

Sérgio Lacerda Livramento

Também foi entregue a Moção de Aplauso n° 23, de autoria do vereador Carlinho Antonio Polazzo (DEM), para Sérgio Lacerda Livramento, “pelas conquistas obtidas e pelo respeito e carinho com que leva o nome da nossa cidade a todos os cantos do Brasil”. Sua história com o futsal começou em 1976, quando jogou no Besc (Florianópolis), e seu estilo marcou as equipes por onde passou, como o Tigre (Joinville), Perdigão (Videira}, Sadia (Concórdia}, Enxuta (Caxias do Sul), Criciúma, Cascavel, Joaçaba e Rio do Sul. Foi líder dentro de quadra em conquistas importantes, como o Campeonato Catarinense e nos Jogos Abertos de Santa Catarina. Encerrou sua carreira de atleta em Seara (Santa Catarina), lugar aonde deu início a sua carreira como treinador.

De acordo com o projeto, “seus conceitos e valores como atleta, lhe permitiram aplicá-los dentro das quadras como treinador. Sua relação com o Pato Futsal começou a se consolidar em 2006, quando levou o time ao título paranaense da série ouro. Em 2017, no comando da equipe, veio mais um conquista estadual. Em 2018, levou o Pato Futsal e o nome da nossa cidade, ao Brasil inteiro, com a conquista da Liga Nacional. Repetiu o feito com maestria, em 2019”. Por dois anos consecutivos, foi eleito o melhor treinador da Liga Nacional de Futsal. Figurou, ainda, por dois anos seguidos, entre os 10 melhores treinadores de futsal do mundo pelo Futsal Planet.

Equipe do Pato Futsal

Foram entregues duas Moções para a equipe do Pato Futsal. A Moção de Aplauso nº 30, de 2018, de autoria dos onze vereadores da Casa, pela conquista da primeira colocação na Liga Nacional de Futsal, e a Moção de Aplauso nº 62, de 2019, de autoria Carlinho Antonio Polazzo (DEM), Rodrigo José Correia (Podemos) e Ronalce Moacir Dalchiavan (PSD), pela conquista do título de Bicampeão da Liga Nacional de Futsal, em 2019.

O Pato Futsal foi fundado em 2010, após a extinção do Clube Atlético Pato Branquense. Nos primeiros anos de atividade, a equipe conquistou e Chave Prata e, também, os Jogos Abertos do Paraná. Em 2012 já disputava a Chave Ouro, principal competição do estado, terminando em nono lugar na classificação geral do campeonato.

Em 2013, repetiu à campanha. Em 2016 voltou ao cenário do futsal paranaense, outra vez no Campeonato Paranaense de Futsal Chave Prata, onde sagrou-se campeão. Em 2017, conquistou o segundo título paranaense da Chave Ouro, contra o maior rival, o Cresol/Marreco Futsal no "Clássico das Penas", e conquistou uma vaga na maior competição nacional de futsal, a Liga Nacional de Futsal (LNF).

Em 2018, a equipe conquistou a Taça Brasil de Futsal, em disputa com o Clube Esportivo e Recreativo Atlântico, partida realizada no Caldeirão do Galo, em Erechim. Ainda em 2018, conquistou também a Liga Sul e consagrou-se campeão nacional de futsal, ao conquistar a Liga Nacional de Futsal pela primeira vez em sua história.

Em 2019, a equipe do Pato Futsal conquistou o título de Bicampeão da Liga Nacional de Futsal, vencendo o Magnus Sorocaba. Segundo o presidente, Luiz Sérgio Lavarda, "o futsal está no sangue do povo pato-branquense e vai muito além da competição dentro das quatro-linhas. Em Pato Branco, o futsal é sinônimo de integração, saúde, lazer, formação e educação". 

A pauta completa da sessão está disponível em: https://sapl.patobranco.pr.leg.br/sessao/pauta-sessao/2030.