Legislativo entrega Moção de Aplauso para o cidadão Edenilson dos Santos

por Laiane Carniel publicado 27/11/2024 17h33, última modificação 27/11/2024 17h33
Diversas honrarias foram aprovadas durante a Sessão Ordinária

O Legislativo reuniu-se para Sessão Ordinária, nesta quarta-feira (27), para aprovar, em votações únicas, duas Moções de Aplauso. Em primeiras votações, foi aprovado Projeto de Lei para autorizar o atendimento de Plantão de Urgência Odontológica, dois projetos para denominar ruas, um Título de Cidadão Honorário, um Título de Cidadão Benemérito, uma Medalha de Honra ao Mérito Esportivo e uma alteração de Resolução. Durante a Sessão, também foi realizada a entrega de Moção de Aplauso para o cidadão Edenilson dos Santos. Também foram apresentados dez requerimentos.

Votação única

Moção de Aplauso para o Movimento Legendários

De autoria do vereador Lindomar Brandão (PP), foi aprovada, em votação única, a Moção de Aplauso nº 35, de 2024, a ser concedida ao Movimento Legendários, diante das contribuições para a sociedade pato-branquense, instigados pela fé, caridade e fraternidade.

“O Movimento Legendários, iniciado na Guatemala, em 2015, tem como objetivo transformar famílias e comunidades através de experiências que ajudam os homens a encontrar sua melhor versão e potencial. Com foco em valores como “Amor, Honra e Unidade”, o movimento organiza encontros chamados TOP (Track Outdoor de Potencial), nos quais os participantes, desafiados a superar as expectativas sociais e a fortalecer seus relacionamentos com Deus e a família, buscam um recomeço e transformação. Desde sua expansão para o Brasil em 2018, o movimento tem crescido significativamente, alcançando 15 países e mais de 85 mil homens, com mais de 820 TOPs realizados no Brasil.”

“Além dos encontros de transformação, os Legendários também se destacam por suas ações humanitárias. Em 2024, participaram de esforços de ajuda durante as enchentes no Rio Grande do Sul e no bairro Novo Horizonte, em Pato Branco, realizando atendimentos às famílias afetadas. O impacto do Movimento é reconhecido pela comunidade, destacando tanto os eventos realizados quanto a solidariedade nas situações de adversidade.”

Moção de Aplauso para o Major QOPM Luiz Antonio Ferreira Junior

Também de autoria do vereador Lindomar Brandão (PP) e aprovada em votação única, foi aprovada a Moção de Aplauso nº 36, de 2024, para o Major QOPM Luiz Antonio Ferreira Junior, por sua trajetória de liderança, no 6º Colégio da Polícia Militar.

“O Major QOPM Luiz Antonio Ferreira Junior, atual comandante do 6º Colégio da Polícia Militar, tem uma trajetória marcada pela dedicação à segurança pública e à educação. Nascido em Curitiba e radicado em Pato Branco desde 1990, ele se inspirou no exemplo de seu pai, também policial, para ingressar na carreira militar. Com uma sólida formação acadêmica, incluindo um curso de Direito e diversas especializações, o Major Ferreira comandou a transição e implantação do 6º CPM, em 2020, enfrentando desafios como a pandemia e um efetivo reduzido. Sob sua liderança, o colégio passou por melhorias significativas nas instalações e ampliou a carga horária, o que refletiu em ótimos resultados acadêmicos, conquistando o 8º lugar estadual no IDEB.”

“Além das melhorias físicas, o Major Ferreira inovou com a implementação de projetos culturais e esportivos, buscando proporcionar uma educação de qualidade e o bem-estar dos alunos. Em 2024, ele enfrentou o desafio de garantir a continuidade do colégio, após a desocupação do espaço do Colégio La Salle, conseguindo uma nova locação para as atividades. Seu legado inclui a doação de um terreno, pela Prefeitura de Pato Branco, para a construção de novas instalações, consolidando seu impacto na comunidade. A Moção de Aplauso reconhece a sua liderança e contribuição para a formação de jovens cidadãos disciplinados e preparados para os desafios futuros.”

Primeira votação

Plantão de Urgência Odontológica

De autoria do vereador Rodrigo Correia (União Brasil), foi aprovado, em primeira votação, o Projeto de Lei nº 92, de 2023, autorizando o Poder Executivo Municipal a criar o Plantão de Urgência Odontológica, com horário de atendimento aos sábados, domingos, feriados e períodos de recesso. “O Plantão funcionará no regime de sobreaviso, deverá acontecer em local determinado pela Secretaria Municipal de Saúde, de fácil acesso, adequado ao cumprimento do atendimento odontológico e tratará apenas dos casos que caracterizam urgência”.

Rua “Amélia Bortot Picolo”

De autoria do vereador Claudemir Zanco (PL), foi aprovado, em primeira votação, o Projeto de Lei nº 155, de 2024, denominando de “Amélia Bortot Picolo”, a via pública localizada no Loteamento Amélia Picolo, bairro São Francisco.

“Filha de Pedro Bortot e Carmela Dalla Corte Bortot, Amélia nasceu em Paim Filho (RS), em 1928, aos 12 anos de idade, mudou-se com sua família para Bom Retiro, atual Pato Branco. Ainda na juventude, começou a trabalhar na loja de secos e molhados de seu pai, situada no bairro Bortot. Florista por vocação, Amélia se especializou na criação de grinaldas, enfeites para vestidos e coroas funerárias.”

“Sua veia empreendedora se manifestou na fundação da Funerária São Pedro, ao lado de seu esposo Recieri, que era responsável pela fabricação das urnas funerárias. Ativa nos movimentos religiosos, especialmente, no Apostolado da Oração, Amélia era uma mulher de fé e dedicação à comunidade. Faleceu, precocemente, aos 50 anos, em 14 de maio de 1972, deixando um legado de trabalho, ética e amor à família. Seus quatro filhos – Dilson, Pedro, Hélio e Alceu – foram prioridade em sua vida, especialmente, no que tange à educação, que ela sempre valorizou profundamente.”

Rua “Balduino Carlos Spanholi”

Também de autoria do vereador Claudemir Zanco (PL) e em primeira votação, foi aprovado o Projeto de Lei nº 157, de 2024, denominando de “Balduino Carlos Spanholi”, a via pública localizada no Loteamento Amélia Picolo, bairro São Francisco.

“Em busca de novos sonhos e oportunidades, em janeiro de 1960, Balduino Carlos Spanholi, agricultor - nascido em 2 de julho 1923, na cidade de Cacique Doble (RS) - juntamente, com sua esposa Luigina Faggion e filhos mudaram-se para Pato Branco. Balduino instalou-se na Rua Guarani, como proprietário da Churrascaria Dalmoro. A churrascaria, na área central da cidade, possuía grande clientela, recepcionava famílias, celebridades, políticos e governantes.”

“A promessa da terra rica e fértil começava a se concretizar, com trabalho árduo e muita luta, buscaram sempre o melhor para sua família. Balduíno e Luigina tiveram oito filhos, Sidney, Silmar, Sauli, Cirlei, Sueli, Soleni, Sony e Estela Mari. Convictos dos seus ideais de paz, harmonia, união e muito trabalho, formaram seus filhos, que formaram suas famílias e que, atualmente, está em sua quarta geração de pato-branquenses.”

Título de Cidadão Honorário de Pato Branco para o comunicador Aldir Vendruscolo

De autoria do vereador Rodrigo Correia (União Brasil), foi aprovado o Projeto de Decreto Legislativo nº 23, de 2024, concedendo o Título de Cidadão Honorário de Pato Branco para o comunicador Aldir Vendruscolo.

“Aldir Vendruscolo nasceu em 10 de abril de 1960, em Erechim (RS), e se mudou para o Paraná ainda jovem. Após ingressar no Seminário Santa Maria dos Freis Capuchinhos, em 1978, e concluir seus estudos em Filosofia e Teologia, Aldir decidiu renunciar à vida religiosa, em 1992, casando-se com Marzi Maria Molinette e tendo dois filhos. Em 1987, chegou a Pato Branco, onde iniciou sua carreira como radialista e fez importantes contribuições à cidade, como a organização da 1ª escolha da Rainha dos Bairros de Pato Branco e eventos como o Papai Noel de helicóptero e o bolo de 44 metros, além de se envolver em ações comunitárias de segurança.”

“Aldir foi, também, um político dedicado, sendo eleito vereador, em 1996, e liderando a construção da Fundação Sudoestina de Combate ao Câncer, onde foi presidente e contribuiu para a edificação do hospital com doações. Em 2004, retornou à política, sendo o vereador mais votado da história de Pato Branco. Além disso, desempenhou um papel importante no Instituto Prosdócimo Guerra, presidido por ele desde 2008. Paralelamente, Aldir tem se destacado no rádio e em ações voluntárias, como na fundação do "Grupo Círculo Amore Pela Itália" e da Associação dos Deficientes, sempre com um forte compromisso com a comunidade pato-branquense.”

Título de Cidadão Benemérito de Pato Branco para o delegado da Polícia Civil Anderson Andrei Grosso

De autoria do vereador Rodrigo Correia (União Brasil), foi aprovado o Projeto de Decreto Legislativo nº 24, de 2024, concedendo o Título de Cidadão Benemérito de Pato Branco para o delegado da Polícia Civil Anderson Andrei Grosso.

“Anderson Andrei Grosso nasceu em 3 de setembro de 1987, em Pato Branco (PR). É casado com Alessandra Barcelos e pai de Valentin. Ele estudou em escolas públicas locais e, durante sua adolescência, trabalhou como garçom e recepcionista. Em 2004, iniciou o curso de Bacharelado em Administração, concluindo-o em 2010, pela Faculdade Mater Dei. Em 2008, ingressou na Polícia Militar do Paraná, mas, após ser exonerado por uma determinação judicial, retornou à instituição em 2010, quando passou novamente no concurso. No mesmo ano, passou em concurso para Investigador da Polícia Civil, cargo que assumiu em 2011, iniciando sua carreira na Delegacia de Pato Branco e Coronel Vivida e, posteriormente no DENARC, até 2022.”

“Em paralelo à sua carreira policial, Anderson completou sua graduação em Direito, em 2018, e foi aprovado no concurso para Delegado da Polícia Civil do Paraná, em 2021, assumindo o cargo em 2022. Desde janeiro de 2023, ocupa o cargo de delegado adjunto, na 19ª Subdivisão Policial de Francisco Beltrão. Com duas pós-graduações, em Ciências Criminais e em Gestão e Cenários Contemporâneos da Segurança Pública, Anderson tem se destacado no combate ao crime organizado, participando de operações importantes na região, como as Operações Trilha, Patalvo e Perdigueiro. Ele é reconhecido pela sua atuação em prol da segurança pública, no Sudoeste do estado.”

Medalha de Honra ao Mérito Esportivo para o atleta Edison Machado Coelho

De autoria do vereador Dirceu Boaretto (PRD), foi aprovado em primeira votação, o Projeto de Decreto Legislativo nº 25, de 2024, concedendo Medalha de Honra ao Mérito Esportivo ao atleta, de Futsal, Edison Machado Coelho.

“Edison Machado Coelho, carinhosamente conhecido como "Neguinho", é um exemplo de dedicação ao futsal. Natural de São Miguel do Oeste (SC), Edison se estabeleceu em Pato Branco, em 2017, com a missão de representar o Pato Futsal e consolidar seu nome no cenário esportivo nacional e internacional. Com passagens por clubes renomados, como Jaraguá Futsal, Corinthians, Magnus Futsal, Kuwait Club, e equipes na Indonésia e China, Edison acumulou títulos significativos, como Campeão Paulista, Taça Brasil, Liga Nacional, Liga da Indonésia e AFF Futsal Cup. Ele também foi campeão, pela Seleção Brasileira, em competições como o Sul-Americano e o Desafio das Américas.”

“Além de suas conquistas no futsal, Edison tem uma história pessoal marcada pela construção de uma linda família com Caroline Tamagno, com quem tem uma filha, Yasmin, sua maior fonte de inspiração. Seu sucesso é fruto de incansáveis treinos, compromisso e o apoio incondicional de sua família. Atualmente, Edison é reconhecido como um verdadeiro embaixador de Pato Branco, levando o nome da cidade com orgulho ao redor do mundo. Sua trajetória inspira novas gerações de atletas e demonstra o poder do esporte como símbolo de superação, união e conquistas, tanto pessoais quanto coletivas.”

Projeto de Resolução

De autoria da Mesa Diretora - presidente, Eduardo Dala Costa (Republicanos); vice-presidente, Rodrigo Correia (União Brasil); primeira-secretária, Maria Cristina Hamera; e segundo-secretário, Romulo Faggion (União Brasil) - foi aprovado, em primeira votação, o Projeto de Resolução nº 6, de 2024, alterando dispositivos da Resolução nº 6, de 24 de abril de 2023, que estabeleceu procedimentos para a aplicação da Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021, no âmbito do Poder Legislativo do Município de Pato Branco. O Projeto foi aprovado, juntamente, com as Emendas n° 64 e n° 65, de 2024, aprovadas em votações únicas.

Moção de Aplauso para Edenilson dos Santos

De autoria da vereadora Thania Caminski (PP), foi entregue a Moção de Aplauso nº 33, de 2024, para Edenilson dos Santos, em reconhecimento à sua coragem e empatia, ao realizar o resgate de uma cachorrinha, que estava presa há quatro dias, em uma tubulação subterrânea.

De acordo com o Projeto, “comovido com a situação e determinado a salvar o animal, Edenilson operou uma máquina para escavar cuidadosamente o local, criando acesso para entrar pessoalmente no buraco e, assim, retirar a cachorrinha em segurança. Essa atitude demonstrou não apenas a competência técnica do Sr. Edenilson no uso da máquina, mas, sobretudo, a sua compaixão e compromisso com o bem-estar animal.”

“Sua ação, que não envolveu apenas a utilização de equipamentos, mas também coragem e altruísmo, merece o mais sincero reconhecimento desta Casa Legislativa, servindo como exemplo de cidadania, amor aos animais e respeito à vida. Desta forma, a aprovação desta Moção de Aplauso é uma forma de gratidão e respeito pela nobre atitude de Edenilson.”



 

A pauta da sessão - com os projetos completos, bem como, as correspondências, ofícios e projetos, lidos em Plenário, e os requerimentos e indicações apresentados - está disponível em: https://sapl.patobranco.pr.leg.br/sessao/pauta-sessao/2447/