Legislativo entrega Moção de Aplauso para a imprensa de Pato Branco, pelo trabalho de cobertura e divulgação jornalística durante a COVID-19

por Laiane Carniel publicado 17/11/2021 18h44, última modificação 17/11/2021 18h44
Aprovado em segunda votação, projeto para concessão de auxílio aluguel às mulheres vítimas de violência doméstica

Foi entregue, na Sessão Ordinária desta quarta-feira (17), a Moção de Aplauso para a imprensa de Pato Branco, pelo trabalho de cobertura e divulgação jornalística durante a COVID-19. Em segunda votação, foi aprovado, o projeto concedendo auxílio aluguel às mulheres vítimas de violência doméstica. Na Participação dos Convidados, esteve presente o cirurgião dentista Adriano Ruaro, falando sobre “Saúde Bucal, Câncer de Boca e o uso do Narguilé”.

Segunda Votação

Em segunda votação, foi aprovado o Projeto de Lei nº 76, de 2021, de autoria da vereadora Maria Cristina de Oliveira Rodrigues Hamera (PV), concedendo o auxílio aluguel às mulheres vítimas de violência doméstica e extrema vulnerabilidade, que não podem retornar às suas casas. O Projeto, aprovado com a Emenda nº 136, de 2021, dispõe sobre todos os critérios para receber o benefício, que tem como principal objetivo “recompor e salvaguardar as vítimas, buscando a superação do contexto frente ao fato violento, garantindo a minimização dos impactos das situações de violência, inclusive por meio de suporte social, jurídico e de saúde.”

Participação dos Convidados

Convidado pela vereadora e Procuradora da Mulher, Maria Cristina de Oliveira Rodrigues Hamera (PV), esteve presente o cirurgião dentista Adriano Ruaro, falando sobre “Saúde Bucal, Câncer de Boca e o uso do Narguilé”. O profissional explicou sobre a importância de exames e de ações de prevenção para evitar o câncer de boca, ressaltando a importância de hábitos saudáveis. Adriano também falou sobre a Campanha que está sendo realizada, em virtude do Novembro Vermelho, mês de prevenção ao câncer bucal, que está com o tema “Sorria para a vida”. A Campanha está sendo realizada pela Fundação Hospital do Câncer Pato Branco e um flyer, com diversas informações, está sendo distribuído para a população.

No material criado para a campanha, estão apresentados os principais fatores de risco, que podem causar o câncer bucal, entre eles, o tabagismo, com os produtos derivados, inclusive o narquilé; a má higiene bucal; o consumo de bebidas alcoólicas; a exposição excessiva ao sol; e infecções pelo vírus HPV. Os sintomas, de acordo com ele, são feridas, caroços e manchas na boca ou lábios, que não cicatrizam em 15 dias; dificuldade de mastigar; dentes amolecidos; feridas associadas a prótese dentária; ínguas ou inchaço no pescoço; e assimetria facial.

Adriano também ressaltou que o câncer bucal possui um tratamento difícil, pois são cirurgias e tratamentos oncológicos que causam diversos efeitos colaterais na boca. “Pela minha experiência, é  um dos tipos de câncer que mais coloca o paciente à prova, pois além de comprometer toda a alimentação e nutrição, há situações em que o paciente precisa, até mesmo, retirar a língua ou parte dela, por isso a importância de evitarmos o fatores de risco e focarmos nos cuidados”, ressaltou Adriano.

Para se prevenir, não fume; evite o consumo de bebidas alcoólica; cuide da higiene bucal, escovando os dentes e usando o fio dental; realize a limpeza de próteses dentárias; consulte um dentista, pelo menos duas vezes ao ano; use preservativos, inclusive no sexo oral; e utilize o protetor labial, ao ter contato excessivo com o sol. Em qualquer dúvida, procure um profissional para mais orientações.

Moção de Aplauso

De autoria da vereadora Thania Caminski (DEM), foi entregue a Moção de Aplauso nº 17, de 2021, para a imprensa de Pato Branco, pela cobertura e divulgação referentes à pandemia da COVID-19. De acordo com o projeto, a Moção é uma forma de externamos os agradecimento pelo brilhante trabalho e empenho em prol da comunidade de Pato Branco, passando informações, alertas e orientações de maneira esclarecedora e verdadeira, referente à pandemia da COVID-19, em nossa cidade.

Ainda pelo projeto, “a Moção se justifica pois, como temos visto, desde que a pandemia foi decretada, a imprensa tem sido essencial. Nossa imprensa, que sempre esteve nas ruas, arregaçou as mangas e não se furtou à missão de compor a linha de frente no combate ao coronavírus. Em momentos onde mais precisamos ter acesso aos dados corretos e em ritmo acelerado o papel do jornalismo foi e é crucial, já que cada dia temos um novo cenário. Sabemos que a desinformação corre solta, sobretudo no meio on-line, catapultada pelas redes sociais e aplicativos de conversas e, com reflexo dessa distinção, a população confiou e tem confiado nas TVs, jornais e rádios para se informarem sobre a pandemia, seguidos por programas jornalísticos de site de notícia, também à frente das redes sociais”.

A Moção foi entregue para representantes da Tv Sudoeste, Rádio Celinauta, Movimento FM, Ativa FM, Rádio ltapuã, Pato Branco Alerta, Olho Vivo Paraná, PB Urgente, Elite FM, Liberdade FM, Rádio Cidade, Jornal Diário do Sudoeste, Site Diário do Sudoeste, Jornal BR-1010, TV Humaitá e Jornal Atlanta.

A pauta da sessão, com os projetos completos, bem como, as correspondências, ofícios e projetos lidos em Plenário, e os requerimentos e indicações apresentados, estão disponíveis em: https://sapl.patobranco.pr.leg.br/sessao/pauta-sessao/2129/