Legislativo cria Comissão Especial para solucionar constante quedas de energia elétrica no município
A Câmara de Vereadores de Pato Branco irá publicar nesta terça-feira (05), a Portaria Nº 37, de 04 de abril de 2022, autorizando a criação de uma Comissão Especial, a fim de mobilizar as entidades locais para dar encaminhamento às ações do Comitê de Crise em Energia do Sudoeste. A Comissão do município, formada voluntariamente durante a Sessão Ordinária do último dia 30 de março, é composta pelos vereadores Lindomar Brandão (PP), Marcos Junior Marini (Podemos), Maria Cristina de Oliveira Rodrigues Hamera (PV), Romulo Faggion (União), e o presidente, Claudemir Zanco - Biruba (PL).
Cabe à Comissão Especial de cada município, analisar as proposições de melhoria da Companhia Paranaense de Energia (Copel), visando fiscalizar, obter diagnóstico e propor medidas em relação aos frequentes problemas causados por falta de energia elétrica em sua região, fazendo um levantamento de dados junto aos produtores de leite, avicultores, indústrias, comércios, entre outros.
De acordo com Biruba, após reunião entre a Comissão realizada nesta segunda-feira (04), será disponibilizado o formulário através de um link, para que se possa obter essas informações, que devem ser enviadas para o Comitê de Crise até o dia 15 de abril. “Nossa Comissão irá se dividir a fim de mobilizar as entidades de Pato Branco, para que orientem o maior número possível de pessoas que sofrem com o problema da falta de energia, a buscarem esse link, que está no site da Câmara de Vereadores.”
O presidente da Câmara afirmou ainda, que durante o debate do Comitê de Crise com a Copel, foi criada a possibilidade de a Companhia vir até a região para estudar cada caso isoladamente. “Sabemos que esses picos de energia vem acontecendo com frequência em Pato Branco, então este é o momento que a cidade tem para rever essa situação que pode gerar prejuízos tanto para empresas da zona urbana, quanto para os produtores rurais.”
Comitê de Crise
O Comitê de Crise foi criado durante audiência pública realizada pela Copel, que aconteceu no dia 11 de março, na Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop), em Francisco Beltrão. Os trabalhos são liderados pela Amsop, pela Associação das Câmaras Municipais do Sudoeste do Paraná (Acamsop), e composto por servidores da Copel, representantes da Assembleia Legislativa, de entidades, produtores rurais e cooperativas.
Cada um dos 42 municípios da região, por meio dos Poderes Legislativos e Executivos, deverá fazer um relatório de dados dos problemas da falta de energia, que, há cerca de três anos, comprometem a produção agropecuária e industrial da região.
Após o preenchimento do formulário, o Comitê fará a tabulação dos dados, com o objetivo de avaliar e estabelecer um canal de comunicação direta com a Copel. E, ainda, encontrar soluções para as frequentes quedas de energia elétrica no sudoeste e evidenciar o que foi feito pela companhia nos últimos anos.
Segundo o presidente da Acamsop, Claudio Alain Guterres do Carmo, será feito um levantamento in loco por unidade consumidora, seja urbana ou rural, para identificar o problema enfrentado, seja oscilação ou queda de energia. “O intuito é nós termos dados concretos para que possamos entregá-los à Copel e também acompanharmos, enquanto entidade, se os problemas apresentados nesse levantamento e os trabalhos de melhoria, serão resolvidos à curto, médio ou longo prazo.”
Formulário
O formulário pode ser acessado através do link a seguir (que também está disponível no site da Câmara Municipal de Pato Branco), disponível até o dia 15/04/2022:
https://forms.gle/gMo9A9D146aDPqiq9