Legislativo aprovada moção que homenageia o trabalho voluntário

por ubiracy.tesseroli — publicado 11/05/2020 14h40, última modificação 11/05/2020 14h40
O documento destaca as principais ações realizadas pela homenageada

Na sessão plenária de segunda-feira (11), os vereadores aprovaram moção de aplauso a ser concedida Rosa Maria Pelegrini, de autoria do vereador Claudemir Zanco, Biruba (PL), e subscrita por todos os parlamentares.

A homenagem reconhece o trabalho voluntário, a atividade não remunerada prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza, ou a instituição privada de fins não lucrativos, que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social, inclusive mutualidade.

Reside em Pato Branco desde 12 de outubro de 1994. Atuou na área de saúde. Trabalhou no Centro Regional de Especialidades, na Secretaria Municipal de Saúde e foi funcionária pública estadual, lotada na 7ª Regional de Saúde, ocupante do cargo de Chefe Auditoria, Controle e Avaliação e Coordenadora do Comitê Regional da Prevenção da Mortalidade Materno Infantil. Rosa é formada em História e Assistente Social.

É pós-graduada em Administração Pública, Administração em Saúde Pública. Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Nacional de La Plata - Argentina e Educação em Tempo Integral. Foi docente da Faculdade Unilagos de Mangueirinha.

Também é  integra a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados, a qual  presidiu, na gestão 2015-2019. O objetivo da entidade é promover a humanização das prisões, sem perder de vista a finalidade punitiva da pena.

Seu propósito, conforme o documento,  é de  evitar a reincidência no crime e oferecer alternativas para o condenado se recuperar. Durante sua gestão na Apac, viabilizou os seguintes projetos: Aquecer um Anjo, onde os recuperandos confeccionaram mantas de lã em crochê, que foram doadas ao Instituto de Saúde São Lucas (ISSAL) para crianças que nasceram pelo Sistema Único de Saúde, e o Projeto Fortalecendo Vínculos com os familiares dos recuperando. Presta serviços voluntários em várias entidades sociais desde 1980.

Atuou  nos Conselhos Municipais de Saúde, da  Mulher, dos Direitos da Criança e Adolescente, Assistência Social e atualmente preside o Conselho Deliberativo da Apac de Pato Branco e do Conselho da Comunidade.